Qual a melhor superfície para desenhar: plana ou inclinada?

Todos nós aprendemos a desenhar em uma superfície plana, como as mesas tradicionais. Mas quem gosta de desenho e estuda algumas técnicas, sabe que dá para realizar grandes obras também em uma superfície inclinada.

Afinal, o universo das artes oferece diversas possibilidades e ferramentas para os desenhistas realizarem os mais diferentes trabalhos.

Além das mesas de superfície plana, com opções de iluminação em LED, existem cavaletes para desenho com ângulos reguláveis, que se adaptam às necessidades e preferências de cada artista.

Mas com tantas possibilidades, como saber qual é a melhor superfície para desenhar?

Como escolher a superfície para desenho

Como comentamos acima, quando se trata de superfícies para desenho, o mercado possui diversas opções, das mais simples até as mais tecnológicas.

Contudo, na hora de escolher a mesa ideal é importante que o desenhista teste as diferentes superfícies considerando uma questão principal: o conforto.

Estar confortável enquanto desenha é fundamental para o bom andamento e o resultado da obra. Afinal, todos nós sabemos como uma postura desconfortável pode interromper um trabalho com frequência, causando distrações e irritabilidade. 

Quando o artista precisa parar o tempo todo para arrumar sua posição e “descansar” a coluna, a concentração no ato de desenhar é prejudicada, resultando em falhas de linhas e formas, além da alteração na perspectiva do desenho.

Dessa forma, na hora de escolher uma superfície para desenho, o conforto deve ser sempre o grande priorizado.

Superfície plana para desenho

Forma mais tradicional para apoiar os desenhos, a superfície plana também é a mais acessível. Pois basta uma mesa plana ou qualquer outra superfície dura e sem irregularidades para iniciar os traços.

Por questão de preferência ou até costume, muitas pessoas preferem desenhar sobre uma superfície plana, apresentando obras surpreendentes ao final do trabalho.

Mas como qualquer ferramenta artística, as mesas planas possuem suas vantagens e desvantagens.

Confira agora: 

  • Vantagem: a maior vantagem da superfície plana para desenho é a praticidade e comodidade que ela oferece. Não é necessário delimitar um espaço próprio da casa para a “instalação” dessa mesa, basta limpar a superfície e começar a desenhar. Afinal, quem aqui não possui uma mesa de jantar ou escrivaninha em casa, não é mesmo? 
  • Desvantagem: a grande desvantagem em utilizar as mesas planas para desenho é a angulação e o ponto de vista, particularidades que afetam principalmente quem costuma desenhar cenários e objetos reais em vez de utilizar fotografias como referência. Quando o artista observa o que pretende desenhar, ele enxerga a cena em um ângulo de 90º. Já durante o desenho em uma superfície plana, o ângulo de visão muda, alterando também a perspectiva da obra. Essa diferença no ponto de vista influencia a maneira como o artista observa a imagem, resultando em distorções no traçado e desenhos mais alongados. Essa diferença, contudo, só é percebida quando a obra é observada em 90º e a uma certa distância.

Superfície inclinada para desenho

Utilizar um cavalete ou mesa de desenho possibilita que o artista incline a superfície na angulação que achar mais cômoda.

Essas ferramentas oferecem, portanto, diversas opções de inclinações para que o artista possa experimentar as posições que mais trazem conforto ao seu traçado.

Confira as vantagens e desvantagens de utilizar a superfície inclinada para desenho: 

  • Vantagem: as mesas inclinadas eliminam grande parte das distorções de traço causadas pelas superfícies planas, pois elas fornecem uma angulação mais aproximada do 90º, ângulo correspondente à imagem real observada pelo artista. Além disso, os cavaletes e mesas inclinadas facilitam a observação do desenho como um todo, basta se afastar um pouco para verificar o andamento da obra e procurar por possíveis erros que precisam ser arrumados.
  • Desvantagem: a utilização da superfície plana pode causar uma certa estranheza nos artistas iniciantes que estão acostumados a desenhar no plano. Para se adaptar ao modelo inclinado é preciso algum tempo de treino até vencer o desconforto inicial e adquirir uma melhor familiarização com os traçados.

Se você deseja melhorar a qualidade dos seus desenhos, eliminando distorções e alongamentos, invista em um cavalete de superfície inclinada.

Na Grafitti Artes você encontra os mais diversos modelos de cavalete para desenho, dos mais simples e compactos, até mesas inclinadas com tampo de vidro e porta-objetos.

Acesse o site da Grafitti e confira além das superfícies inclinadas, diversas pranchetas, canetas para desenho, papéis específicos e muito mais! 

Você pode gostar de...