O surgimento e as principais correntes que deram origem ao Dia Nacional do Artista Plástico

As artes plásticas são formas de representar o mundo por meio de pinturas, esculturas e desenhos. O artista plástico contemporâneo enfrenta o desafio da desvalorização artística tornando a ideia de viver exclusivamente de arte difícil, mas não impossível. Para homenagear a data trouxemos um post completo no qual você aprenderá sobre o surgimento, os principais conceitos, estilos e conhecerá os maiores artistas nacionais e internacionais.

O surgimento das artes plásticas

O conhecimento sobre arte melhora a capacidade de expressão, amplia a compreensão do mundo e atua tornando o artista capaz de transformar objetos e cenas do cotidiano em obras únicas.

Toda arte tem uma função, conceitos e informações específicas. O principal destaque das artes plásticas é exercer uma função social, que reflete e questiona os padrões estéticos da sociedade vigente.

As artes plásticas apresentam aspectos que desafiam a invenção humana e melhoram a qualidade de vida. Os desenhos e idéias que originam quadros e esculturas surgem da necessidade humana de modificar a natureza.

Os principais conceitos das artes plásticas:

  • Cumpre um papel social: Atua informando os comportamentos de pessoas que viveram antes de nós, ou até mesmo como se sentiam perante a sociedade;
  • Moda: A moda está muito ligada ao conhecimento das artes plásticas, por meio dela podemos notar o que era tendência tanto no campo artístico vigente quanto no comportamental;
  • Crítica: Levanta os questionamentos vividos pelo autor, seja pelo tempo no qual está inserido ou sobre a forma como lida com o sentimentos internos;
  • Urbanismo: Por meio de estudos interdisciplinares e sistematizados da cidade, o ideal artístico cria por meio das artes plásticas composições para o mobiliário urbano, processo fundamental para o desenvolvimento racional e humano dos cidadãos;

Os estilos vanguardistas mais conhecidos

Surrealismo: Originado nos anos 20, em Paris, esse movimento artístico enfatiza o papel do inconsciente. Está inserido no contexto das vanguardas focadas em combater o racionalismo, foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e pelo Marxismo.

O principal líder e mentor foi André Breton (1896-1966), seus representantes estão divididos em diversas áreas. Os mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

Abstracionismo: Desenvolvido no início do século XX, na Alemanha, foi originado a partir das experiências de vanguardas européias, as quais visavam combater a herança acadêmica renascentista. Representam o rompimento com a obrigação de reproduzir apenas a realidade.

Recebeu fortes influências do cubismo e expressionismo e atuou retratando idéias que não reproduzem figuras, nem visam retratar temas, focando em cores, formas, texturas, e tridimensão.

Dentro deste estilo há dois tipos de abstração: a informal, que vale-se do lirismo e privilegia formas livres e a geométrica, técnica rigorosa que não visa expressar sentimentos. Os principais artistas foram Kandinsky, Malevich e Mondrian.

Futurismo: Movimento artístico-literário urdido após o Manifesto Futurista de Filippo Marinetti, em 1909, seus colaboradores rejeitavam o obsoleto moralismo e embasaram suas obras no desenvolvimento tecnológico do final do século XIX.

Seus vanguardistas exaltavam a violência, balbúrdia e batalhas. O futurismo foi uma corrente que recebeu desdobramentos em todas as artes, influenciando artistas que posteriormente fundaram o movimento modernista. Os artistas mais consagrados nessa senda são Boccioni, Russolo, Carrá e Soffici.

futurismo

Cubismo: Com apenas sete anos de duração, teve início em 1907 e durou até 1914. O marco inicial foi a obra Les demoiselles d’Avignon, de Picasso. O quadro se tornou pioneiro, pois nele ficam evidentes referências a cultura negra, representada por máscaras africanas que quebram o padrão eurocentrista.

Seus artistas usavam figuras geométricas acopladas em um mesmo plano para tratar as formas da natureza, rompendo o compromisso com a aparência fidedigna da realidade. Seus fundadores plásticos foram Picasso e Braque, posteriormente o conceito se expandiu para a literatura e poesia, áreas nas quais também cabe destacar Maiakovski, Apollinaire, Cézanne e John Passos.

Expressionismo: Originada nos primórdios do século XX, na Alemanha atuava projetando nas obras reflexões individuais e subjectiva de seus criadores. Seus ideais reverberam na arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia.

Esta é uma vanguarda histórica que primazia à expressão dos sentimentos à descrição objetiva da realidade, promovendo uma interiorização da criação artística que reverbera em sua exteriorização.

Diferentemente dos estilos consagrados, posteriormente citados, esse movimento trouxe características heterogêneas apresentando hibridações entre tendências variadas graças aos diferentes níveis de formação intelectual e social de seus criadores. Os principais artistas foram, Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee.

expressionismo

 

Dadaísmo: O pai do non-sense, foi originado por um grupo de escritores e artistas plásticos em 1916, na Suíça. Há uma série de curiosidades sobre o significado do nome desta vanguarda. Em francês a palavra significa “cavalo de brinquedo”.

Todavia, há quem acredite que a sua utilização não está ligada ao sentido literal, mas sim a falta de sentido que a linguagem pode ter, , por exemplo quando um bebê começa a balbuciar. Assim como há aqueles que crêem que o nome fora escolhido aleatoriamente e um dicionário.

Seu foco era simbolizar o caráter anti-racional do movimento, tendo como crítica central a Primeira Guerra Mundial. Seus principais artistas foram Marcel Duchamp, Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.

dadaismo

 

Três artistas plásticos brasileiros

  • José Ferraz de Almeida Júnior: Frequentemente aclamado pela biografia como precursor da abordagem de temática regionalista no Brasil. A presente data é comemorada neste dia em sua homenagem;

almeida junior

  • Cândido Portinari: Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional;

  • Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa mais conhecido como Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

aleijadinho

Você pode gostar de...