Os melhores lápis de cor para desenho realista

Os desenhos realistas estão sendo cada vez mais popularizados em diferentes meios.

Nas redes sociais, além de serem postados em formato de imagem, diversos vídeos do processo de criação são compartilhados por artistas de todo o mundo em suas contas.

O aumento de interesse das pessoas por esse tipo de desenho também interfere no desejo de começar a criar ilustrações que tenham essas características realistas.

Além de técnicas voltadas para os desenhos realistas, alguns materiais são necessários, como lápis de cor específicos que auxiliam no processo de criação.

Neste artigo, vamos apresentar os melhores lápis de cor para desenhos realistas.

Continue a leitura!

O que são lápis de cor para desenho realista?

Lápis de cor para desenho realista são uma das ferramentas mais utilizadas por artistas e desenhistas para criar obras de arte com grande precisão e realismo.

Estes lápis são projetados para oferecer uma ampla variedade de cores e tonalidades, o que permite a mistura de cores para alcançar tons e sombras extremamente detalhistas.

Eles são ideais para trabalhos de desenho que exigem detalhes e realismo em retratos, paisagens, natureza morta e muito mais.

Se comparados com os lápis comuns, os lápis de cor para desenho realista são formulados com pigmentos de alta qualidade e concentração, o que os torna mais vibrantes e duráveis.

É mais fácil encontrar esses lápis de cor para desenho realista também em diferentes tipos de materiais, como cera, óleo ou aquarela, que podem ser usados em uma variedade de superfícies, incluindo papel, tela e madeira.

Quais são os efeitos criados por lápis de cor para desenho realista

Como já mencionamos, os desenhos realistas possuem detalhes extremamente marcantes e que muitas vezes, dependendo do artista, se parecem com fotografias.

É justamente por conta dessa necessidade de detalhes, que oscilam em traços marcantes e sutis, que a escolha de lápis de cor para essas ilustrações precisa ser específica.

Os lápis, para esse tipo de desenho, precisam ser versáteis para serem aplicados pelo artista.

As suas possibilidades são muitas, permitindo a criação de uma grande variedade de efeitos, desde as cores vivas até os gradientes suaves.

Até mesmo texturas e sombras podem ser feitas com lápis de cor para desenho realista, assim como camadas que dão uma maior riqueza ao desenho em si.

O uso de técnicas específicas também pode simular a textura de pele, tecidos, pedras e madeira, por exemplo, isso tudo criando profundidade e dimensão ao desenho, que aumenta a sensação de que ele tem vida própria.

A intensidade da luz pode estar presente no desenho e isso faz com objetos brilhantes e reflexivos, como vidro, metal e água sejam retratados de maneira fiel.

Principais técnicas e aplicações de lápis de cor em desenhos realistas

O uso de lápis de cor proporciona muitos efeitos incríveis no desenho realista.

Para esse objetivo, a primeira dica é seguir uma técnica similar aos desenhos feitos com lápis grafite, começando pelo esboço do desenho e depois fazendo o preenchimento das cores.
Nessa etapa, a mesa de luz é uma ferramenta valiosa, por possibilitar uma reprodução fiel da imagem. A técnica do decalque também é uma alternativa econômica que produz resultados similares aos da mesa de luz.

Depois disso, é necessário observar o foco da luz na imagem, percebendo as áreas do desenho onde haverá sombra e luminosidade.

É a combinação desses dois elementos que pode gerar o efeito de profundidade, dando ao desenho uma aparência mais realista.

Outro ponto importante é a percepção das cores, que devem ser utilizadas de maneira adequada para reproduzir com precisão a imagem original.

Com muita prática e dedicação, é possível desenvolver os conceitos básicos, como esboçar e utilizar os materiais corretamente.

Lápis para desenho realista: quais são os mais indicados

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os efeitos criados pelos lápis de cor e mencionamos algumas dicas relacionadas com as técnicas, listamos as melhores possibilidades de lápis para criar desenhos realistas.

  • Faber-Castell Polychromos

Os lápis de cor Polychromos são os escolhidos de muitos artistas por conta da sua alta qualidade.

Esses lápis combinam materiais de alta qualidade e a experiência da Faber-Castell, que está constantemente inovando seus produtos.

Resistência extrema à quebra, leveza e cores vibrantes são algumas das características dos lápis da Faber-Castell Polychromos.

  • Lápis de cor Caran d’Ache

Com fabricação na Suíça desde 1915, os lápis de cor Caran d’Ache são muito utilizados em desenhos realistas.

Eles são produzidos com pigmentos de alta qualidade e são conhecidos por terem uma excelente capacidade de cobertura, apresentam maciez e são fáceis de misturar.

  • Lápis Aquarela Supracolor Soft

O lápis aquarela Supracolor Soft é extremamente versátil e isso permite criar efeitos de aquarela nos desenhos, com uniformidade e maciez.

Com este lápis podem ser criados desenhos simples até arte complexas.

  • Lápis de cor Derwent Drawing

O lápis de cor Derwent Drawing é utilizado principalmente para desenhos com tons terrosos, pastéis e suaves.

As suas cores incluem uma ampla gama de tonalidades suaves e naturais para texturas e sombreados.

Lápis de cor Koh-i-Noor Polycolor

O lápis de cor Koh-i-Noor Polycolor é macio e resistente com alta pigmentação, proporcionando cores vibrantes e intensas que resistem à luz e ao tempo.

Esse lápis é perfeito para criar camadas de cor, misturando e sobrepondo tons para produzir uma ampla variedade de efeitos e texturas.

Acesse o site da Grafitti para comprar lápis de cor e continue acompanhando o nosso blog para acessar dicas e novidades do universo das artes.

Você pode gostar de...