Os melhores pincéis para pintura a óleo

No universo da pintura, os pincéis representam a extensão das mãos do artista e auxiliam na criação de traços e cores que darão forma aos mais diversos trabalhos. Por isso, estas ferramentas devem ser adequadas para o tipo de tinta e técnica utilizados. Mas você já se perguntou quais são os melhores pincéis para tinta a óleo?

Por ser uma técnica bastante versátil, a pintura com tinta a óleo oferece diferentes possibilidades de criação e pode ser realizada com diversos materiais, desde pincéis e espátulas até solventes e diluentes.

Contar com os materiais corretos durante o trabalho é fundamental para criar os mais diferentes efeitos, como transparências, pequenos detalhes, esfumados, grandes coberturas e finalizações. Mas com tantas opções disponíveis no mercado, escolher os pincéis ideais para tinta a óleo pode se tornar um desafio.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as melhores indicações de pincéis para pinturas a óleo. Continue a leitura!

Pincéis para tinta a óleo: quais escolher?

A tinta a óleo possui características próprias, como secagem lenta, maior brilho, entre outras. Nas pinturas artísticas com este tipo de tinta, geralmente são utilizados os pincéis fabricados com pelos de origem animal — desde os mais tradicionais pelos de porco até os mais raros pelos de marta.

E diante da grande variedade de pelos, como os de marta vermelha, marta russa, porco, cavalo, boi, cabra, entre outros, é preciso ter em mente as diferentes características e qualidades de cada um. Afinal, são estas diferenças que dão a cada pincel uma finalidade própria.

Confira a seguir os tipos mais comuns de pincéis para pintar com tinta a óleo:

1. Pincéis de cerda

Os pincéis de cerda são fabricados com pelo de porco, fibras bastante resistentes e indicadas para principiantes devido o custo-benefício, a longa vida útil e a boa capacidade de absorver a tinta.

Mas como estes pincéis possuem as cerdas mais duras, é preciso ter mais leveza nos movimentos para evitar que as pinceladas fiquem marcadas na tela.

2. Pincéis sintéticos

Fabricados com fibras de poliéster, os pincéis sintéticos surgiram como uma alternativa aos pincéis de pelos de marta.

Apesar de terem boa qualidade, estes pincéis são menos macios e acabam perdendo a vida útil ao longo do uso com solventes.

3. Pincéis de marta (vermelha e Kolinsky)

As principais características dos pelos de marta são a suavidade e a maciez extrema.

Os pincéis produzidos com este tipo de pelo possuem uma excelente capacidade de absorção de água, óleo e tintas, fazendo desses materiais a opção ideal para pintar grandes superfícies. Afinal, não é necessário umedecer o pincel várias vezes na tinta para continuar o trabalho.

Já a diferença na espessura dos pelos (mais finos na ponta e grossos no meio) permite coletar uma quantidade significativa de tinta e pintar acabamentos e detalhes — com a ajuda da extremidade fina e macia.

4. Pincéis de orelha de boi

Os pincéis feitos de pelos de orelha de boi são uma alternativa mais econômica para os pincéis de pelo de marta, e podem ser encontrados em várias cores, como preto, castanho claro ou escuro.

Além de serem bem macios, estes pincéis possuem boa capacidade de absorção de água, uma longa vida útil e elasticidade adequada.

É importante ressaltar ainda que os pincéis de cabo longo costumam ser os mais indicados para a pintura com tintas a óleo e acrílica. Já os modelos de cabo curto são normalmente usados para tintas aquarela, guache e nanquim.

Os pincéis que mostramos hoje possuem diferentes qualidades e valores. Por isso, para acertar na escolha do melhor pincel para tinta a óleo, é preciso ter em mente que o mais importante é o conforto na hora do uso e não o valor investido.

O pincel ideal será aquele que mais agrada durante o uso, tanto em termos de textura e formato quanto de encaixe e fluidez na mão. Somente com a prática é possível identificar quais materiais e marcas são os mais adequados.

Por isso, lembre-se de sempre praticar para treinar suas habilidades na pintura a óleo!

Onde encontrar pincéis para tinta a óleo?

Se você está procurando materiais artísticos de alta qualidade para os seus próximos trabalhos com tinta a óleo, conheça a Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais artísticos para pintura, artesanato e desenho, e trabalha com uma ampla variedade de marcas nacionais e importadas.

Em nossa loja, você encontra tudo o que precisa para suas pinturas com tinta a óleo, como pincéis, telas, tintas e muito mais!

Confira uma seleção de produtos disponíveis na loja da Grafitti:

Quer ver mais?

Acesse nossa loja virtual para conferir toda a variedade de artigos e boas compras! A Grafitti Artes entrega para todo o Brasil.

Você pode gostar de...