6 dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo

Para quem organiza eventos, saber identificar tendências é necessário. Mas, além disso, é importante alinhar o que está em alta com custo, praticidade e o visual completo, garantindo um resultado que agrade a todos.

Pintar telas com tinta a óleo talvez pareça algo distante, que pertence à arte clássica, algo típico de séculos passados e artistas como Monet e Van Gogh. Essa é, porém, uma maneira que foge do clichê na hora de presentear, seja uma lembrancinha em um evento ou alguém próximo, ou ainda montar uma decoração que ganha um toque ainda mais autoral.

A tinta a óleo tem uma graciosidade que poucas técnicas têm. É como se o tempo parasse enquanto a mão passeia pela tela.

Se você quer saber algumas dicas de como pintar telas com tinta a óleo, continue lendo!

1. Escolha bem os materiais

Saber comprar os materiais certos, de melhor qualidade, refletirá no produto final. Para começar, você pode optar por um kit básico, com as cores essenciais, como vermelho, azul, siena queimado e branco.

Outros materiais importantes são solvente e o óleo, sendo o de linhaça o mais usado. Além disso, invista em um verniz artístico, uma espátula para misturar as tintas, carvão ou lápis para desenhar o esboço na tela, potes para óleo e solvente e pincéis de diferentes tamanhos para conseguir cobrir várias áreas e fazer detalhes.

2. Faça um negativo da pintura

É melhor se arriscar em um caderno de desenho em vez da própria tela. Faça o desenho como se fosse em miniatura para começar a localizar em sua mente os diferentes tons e traços. Depois, parta para o esboço na tela.

3. Preparando a tinta

Vá formando montinhos com cada cor (com o tamanho equivalente a uma pequena moeda) em volta da paleta e comece pelo branco. Como é a cor mais utilizada, você pode dobrar a quantidade. Já o centro da paleta é reservado as misturas. Lembre-se sempre de limpar os pincéis entre uma mistura e outra.

A tinta a óleo absorve oxigênio quando exposta, o que a torna seca caso não se tenha cuidado. Por esse motivo, dose o quanto de tinta você usará a cada vez e cubra a paleta com um plástico para guardá-la, acrescentando uma gotinha de óleo nas tintas para ajudá-las a manter a umidade.

Quando for usar novamente a paleta, não esqueça de dispor as tintas sempre na mesma ordem.

4. Conheça as técnicas para pintar telas com tinta a óleo

Tudo bem querer deixar a pintura mais intuitiva, brincando com a criatividade e testando aos poucos. Entretanto, existem uma série de técnicas que podem te ajudar a compor a tela.

Há técnicas para dar textura, como o impasto, que consiste em aplicar quantidades generosas de tinta, ou a técnica indireta, onde várias camadas são realizadas ao longo de várias sessões. Vale a pena pesquisar caso sua veia artística se interesse pelo tema.

5. Comece pelo escuro e pelo fundo

Se você não deseja se aventurar pelas técnicas, uma dica básica é começar pelo fundo e pelos tons escuros que você definiu no negativo. As regiões mais escuras são mais fáceis de identificar e servem, depois, como referência para os outros tons. Começar pelo fundo, por sua vez, aumenta a noção de volume e profundidade.

6. Tenha paciência para secar

Você pode começar em um dia, voltar à rotina e somente no dia seguinte terminar sua tela. Esse tempo grande de secagem tem um ponto positivo ao permitir mudanças antes de decidir definitivamente se a tela está pronta. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com poeira ou a luz solar direta na hora de guardá-la.

Quando acabar, deixe sua tela secando em um lugar bem seguro e só aplique o verniz depois de, no mínimo, um mês para que as tintas não amarelem ou percam a transparência.

Pintar telas com tinta a óleo é um exercício de observação, calma e criatividade. Use e abuse dessa técnica como um diferencial na sua casa ou em um evento.

Você conhecia essa técnica? Já testou pintar telas com tinta a óleo? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Você pode gostar de...

3 Respostas

  1. quadros design disse:

    Incrível, nossos clientes amam trabalhar com pintura à óleo. É uma técnica super delicada!
    Att,
    http://www.quadrosdesign.com.br

  2. Cristina Duarte da Silva disse:

    Bem pode obter cores a moda antiga e remota
    Usar barro,pó de telha, tinta em pó
    ,Óleo de rícino,café etc e etc
    Podemos misturar tintas de tecido e outras sem ser a óleo.
    Podemos voltar no tempo e descobrir coisas inacreditáveis sobre como obter cor ora pintar uma arco ou tela.
    Fazer experiência em tela velha eu indico.
    Se vc ama arte irá descobrir as cores e jeito próprio para fazer e refazer suas artes
    Eu raramente consigo terminar completamente uma tela.
    A perfeição e terrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *