Cores que serão tendência em 2020

Todos os anos a Pantone, empresa referência mundial em consultoria de cores, realiza amplas pesquisas de mercado para eleger a cor que será tendência pelos próximos 12 meses.

Para 2020, além da Pantone diversas outras empresas e especialistas elegeram as cores que serão destaque na decoração, na arte e no design ao longo do ano.

A influência das cores

Engana-se quem pensa que as cores não exercem influência sobre nossa maneira de agir e pensar.

Os diferentes tons que nos cercam no dia a dia, seja nas roupas ou no ambiente, interferem nas sensações de bem-estar e aconchego. Por isso, a utilização das cores deve combinar com a proposta do espaço ou da situação.

Na arquitetura as cores não são apenas meros elementos decorativos, mas sim componentes arquitetônicos que afetam a maneira como os frequentadores dos ambientes interagem.

Logo, as tonalidades podem alterar ações, emoções, humor, dentre outros aspectos. As cores quentes, por exemplo, são associadas ao fogo e trazem energia positiva, despertando sensações de calor, alegria, descontração, excitação e acolhimento.

Já as cores frias estão relacionadas a componentes da natureza como água, vento e gelo. E evidenciam sensações de relaxamento, calma, paz, equilíbrio, solidão, distanciamento e até tristeza.

As cores de 2020

Apesar dos tons eleitos como tendência para este ano apresentarem variações sutis entre as empresas, uma questão foi unânime: as cores de 2020 trazem referências da natureza,  refletem a busca pela introspecção, a necessidade de conexão com as emoções e a valorização de sensações de tranquilidade e relaxamento.

As pesquisas para selecionar as cores do ano mostraram que as tendências comportamentais para 2020 contrastam com o estilo de vida atual, destacando a importância das pessoas buscarem o autoconhecimento em uma realidade imprevisível e repleta de inseguranças.

Além disso, também foram destaque nas análises a necessidade da reconexão com a natureza e a busca comum pelo afeto.

Confira algumas das cores eleitas tendência para 2020 pelas principais marcas de tinta:

Suvinil: Mantra, tom verde azulado;

suvinil

Coral: Praça no Inverno, tom verde sutilmente mesclado com o cinza;

coral

Eucatex: Modernismo, tom de rosa claro, levemente acinzentado e com uma sutil tonalidade de azul;

eucatex

Sherwin-Williams: Naval, tom suavizado e mais sereno do clássico azul-marinho;

sherwin

Tintas Renner by PPG: Porcelana Chinesa, tom de azul cobalto com variantes mais escuras.
renner

A tendência Pantone

A Pantone, principal empresa de consultoria de cores do mundo, apresentou a Classic Blue (Azul Clássico) como a cor do ano de 2020.

pantone
A marca, que é especialista em lançar as tendências em cores para o universo da moda, do design, da decoração e das artes, define a Pantone 19-4052 Classic Blue como uma tonalidade instigante, simples e elegante.

De nuance tranquila, a cor do ano 2020 é inspirada no céu do entardecer e na comunicação e introspecção, refletindo paz e serenidade, e proporcionando sensações de resiliência e proteção.  

A Classic Blue, portanto, é uma cor refletiva, que impacta na concentração e traz à tona a claridade e o equilíbrio de pensamentos.

Se você quer continuar por dentro das notícias do mundo das artes e do design, não deixe de acompanhar o Blog da Grafitti Artes. 

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato para artistas de diversos níveis profissionais e estudantes.

Acesse nosso site e conheça a variedade de produtos que a Grafitti Artes tem para você iniciar sua próxima obra de arte.  

Você pode gostar de...