A arte de desenhar o que se vê: entenda o que é desenho de observação

Capturar a emoção e a essência de um momento específico por meio da arte é uma possibilidade que pode ser alcançada com o desenho de observação.

Essa é uma técnica que consiste em desenhar o que se vê, sem recorrer à memória ou à imaginação, na qual o artista retrata uma paisagem, uma pessoa, ou um ponto turístico.

Dessa forma, o desenho de observação é uma forma de desenvolver a percepção visual, a coordenação motora e a expressão artística de diferentes maneiras, já que é possível desenhar uma infinidade de opções.

Neste texto, vamos nos aprofundar na técnica de desenho de observação e explicar sobre os materiais necessários.

O que é desenho de observação

Ao navegar pelas redes sociais, ou visitar uma exposição, você se deparou com um desenho de um lugar específico, de uma pessoa ou animal, que retrata muito bem aquelas figuras que existem na vida real?

Este desenho, é um desenho de observação, que como já mencionamos, se baseia em uma referência, seja um objeto ou uma fotografia, para fazer uma ilustração.

Nesse sentido, a ideia é desenhar de forma realista, criando uma espécie de fotografia do objeto ou referência que está sendo observado.

E, por não permitir criações e interpretações fora do objeto que está sendo retratado, a técnica de desenho de observação torna-se muito desafiadora. No processo de criação, os conceitos básicos de desenho como proporção, iluminação e textura são revisitados.

Dicas para praticar o desenho de observação

Agora que já contextualizamos o que é desenho de observação, chegou o momento de exercitar a técnica.

Separe os materiais que vai usar

O primeiro passo para a prática de desenhos de observação é reunir os materiais para desenhar.

Essa técnica pode ser feita com diferentes materiais, incluindo lápis, tintas, aquarela, carvão, caneta esferográfica, nanquim ou lapiseira.

A escolha pelo material vai depender das preferências do artista.

Separamos algumas sugestões:

Para começar a esboçar o desenho de observação, você pode usar uma folha A4 que é maior e permite explorar uma grande área de desenho.

Procure inspirações

Com os materiais em mãos, chegou o momento de buscar inspirações e decidir o que você irá desenhar.

Essa parte pode ser muito enriquecedora e divertida, já que existem muitas possibilidades de figuras que podem ser observadas para então se tornar um desenho.

Se você é um artista que está começando a se aventurar nessa técnica, a dica principal é optar por objetos mais simples, como frutas, flores ou paisagens. Dentre as opções, comece pelas que mais gosta, para que o processo de desenhar seja ainda mais prazeroso.

Depois de decidir o que desenhar, inicie a observação

Se você escolheu desenhar uma fruta, por exemplo, é importante estar em uma posição confortável para visualização, que facilita enxergar os detalhes.

Ficar entre um a dois braços de distância é o indicado para objetos menores, mas quando for ilustrar uma paisagem, essa distância muda para 5 a 10 metros.

Observe as sombras, ângulos, formas e luzes que estão sob o objeto e reproduza no desenho, utilizando o seu repertório de criações artísticas e experiências para isso.

Enquanto observa, posicione outros objetos perto daquele que está desenhando para ter uma noção maior e melhor do tamanho, o que também auxilia na ilustração, para não criar formas irreais.

Pratique muito antes de se desafiar

Muitos artistas decidem começar pelo mais difícil e por isso, podem se frustrar por não alcançarem o resultado desejado.

Contudo, o desenho de observação é uma técnica que demanda paciência e muita prática.
O ideal é iniciar projetos com desenhos mais “simples” e ir buscando formas mais complexas com o passar do tempo, quando a técnica já está mais consolidada e aperfeiçoada.

Busque cursos online para se desenvolver

Ao buscar cursos online, você terá acesso a uma diversidade de temas e estilos de desenho de observação que abrangem uma ampla gama de possibilidades.

Além disso, na presença de instrutores especializados, os alunos recebem feedback para aprimorar o traço, sombreamento e percepção visual, garantindo o desenvolvimento de habilidades ao longo do curso.

No nosso blog você encontra outros artigos com dicas para explorar as suas habilidades artísticas! Estamos nas redes sociais também: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...