Como criar ilustrações criativas com carvão e grafite

O desenho a carvão e grafite é uma forma de arte que existe há séculos: grandes nomes da arte como Leonardo da Vinci e Michelangelo exploraram essa técnica para criar suas invenções que inspiraram diversas gerações.

Tanto o grafite quanto o carvão permitem criar ilustrações com diferentes tons, texturas e contrastes, que conseguem expressar a personalidade e o estilo do artista com versatilidade.

Neste texto vamos apresentar alguns materiais para desenhar com carvão e grafite e dicas essenciais para começar as suas ilustrações.

Vamos lá?

A origem da pintura com carvão

Explicar sobre a origem da pintura com carvão nos leva a uma história de cerca de 28 mil anos atrás, período onde surgiram as primeiras pinturas rupestres. Um dos exemplos mais emblemáticos é o desenho de uma zebra, encontrada na caverna de Apolo na Namíbia.

Já no Renascimento, muitos anos depois, o carvão continuou sendo utilizado para ilustrações, mas muitos desenhos se perderam por conta da má conservação. As partículas de carvão acabavam não aderindo à tela e desapareceram.

Esse problema foi finalmente resolvido no processo de submergir os desenhos em um banho de goma para proteger o carvão, desenvolvido no final do século XV.

Na história da arte com carvão e grafite, alguns nomes de artistas lembrados são o de Auguste Allongé, Katia Oloy, Douglas McDougall e Leonardo da Vinci, como já citamos.

Uendell Rocha, um artista plástico maranhense, é outro nome muito conhecido no meio. Ele já expôs sua arte em várias cidades e países, como Portugal, Itália, França, Suíça e Estados Unidos e sua trajetória artística começou recentemente, a partir dos anos 90.

Dicas para desenhar com carvão e grafite

Criar sombras e diferentes texturas são as principais possibilidades com o carvão e o grafite e essas duas características conseguem trazer personalidade para os desenhos.

Em relação às sombras, o carvão pode ser pressionado de formas diferentes para oscilar entre tons mais claros e escuros e na transição entre do sombreado, um esfuminho ou o próprio dedo pode ser usado para suavizar.

Com o sombreado, crie sombras nas partes que a luz não ilumina e claridades nas partes que a luz brilha mais. Isso vai ajudar a dar volume e forma ao que você escolher desenhar.

Já nas texturas, dependendo do objetivo retratado, podem ser criadas linhas, círculos e pontos em detalhes estratégicos da ilustração, o que confere ao desenho características mais realistas.

Como não borrar o desenho utilizando carvão e grafite

Os artistas que ainda não exploraram o universo de pintura com carvão e grafite podem se sentir inseguros pelas chances de manchar o papel no momento de criação dos desenhos.

Para evitar essa insegurança, siga as dicas abaixo que podem auxiliar:

  • Aplique um fixador em spray: passe um spray fixador na sua obra pronta para proteger o carvão e impedir que ele se desprenda ou borre;
  • Comece de cima para baixo: faça o seu desenho do topo para a parte de baixo, sem encostar a mão no carvão já passado, isso evita manchas no papel;
  • Coloque uma folha de papel apoiada abaixo da mão: com essa folha de papel entre a sua mão e o papel de desenho, isso vai evitar que a gordura natural da pele manche o carvão;
  • Tire o carvão sobrando: use uma borracha suave para tirar o excesso de carvão e evitar que ele se espalhe pela obra.

Materiais para pintar a carvão e grafite

Agora que você já sabe como explorar a técnica de pintura a carvão e grafite, confira a lista de materiais essenciais para desvendar esse fazer artístico.

Lápis de grafite

Lápis de grafite têm diferentes graduações, que indicam a dureza e a cor da mina. A mina é feita de argila e grafite, e a proporção entre eles define a graduação.

Existem 20 tipos de lápis de grafite, divididos em quatro categorias: H, B, F e HB. Essas letras vêm do inglês e significam: dureza (H), preto (B), fino (F) e mistura (HB).

Em uma escola de rigidez e tonalidade, os lápis H são mais duros e mais claros, os B são mais macios e mais escuros, os F são intermediários e têm traço fino, e os HB são os mais comuns e equilibrados.

Dentro de cada categoria, há variações de 1 a 9, sendo 9 o mais extremo.

Algumas marcas e modelos incluem:

Carvão comprimido

O carvão prensado comprimido permite criar efeitos de luz e sombra, textura e volume e é feito de carvão vegetal moído e misturado com goma ou cera, formando barras ou bastões de diferentes espessuras e durezas.

Ele é mais e durável do que o carvão natural, e pode ser apagado ou esfumado com facilidade.

São eles:

Esfuminhos

Os esfuminhos são usados para fazer a transição em sombras e também entre as diferentes texturas presentes em uma ilustração com precisão e menos chances de borrar o papel.

Os diâmetros existentes podem ser aplicados em detalhes e em grandes extensões de desenho, portanto, a escolha por eles vai depender da necessidade do artista.

Indicamos as seguintes marcas e modelos:

Se você deseja se aventurar em outras técnicas, não deixe de acessar o blog da Grafitti Artes para ler outros conteúdos relevantes com dicas e acesse a nossa loja virtual para comprar os materiais necessários.

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Você pode gostar de...