Como montar um kit de desenho completo?

Muitas pessoas pensam que o ato de desenhar se resume apenas a reunir alguns materiais, decidir o que irá ilustrar, e transmitir, então, alguma paisagem ou figura para um papel.

É claro que quem pensa dessa forma desconhece todo o processo criativo de artistas, além de ignorar o quanto de comprometimento e dedicação existem no ato de desenhar e pintar, independentemente do quão simples seja o desenho.

Desenhar é uma das formas existentes de expressar a criatividade, personalidade e sentimentos.

Mas para fazer desenhos de qualidade, é preciso ter disponível um kit de desenho completo, que ofereça ferramentas adequadas e mais possibilidades para o artista criar.

Neste artigo, vamos te ensinar como montar um kit de desenho perfeito para o seu estilo, o seu nível e o seu objetivo.
Você vai aprender quais são os itens indispensáveis de um kit de desenho, como escolher os mais adequados e como armazená-los de forma correta. Confira!

O que é preciso ter em um kit de desenho?

Tanto para artistas iniciantes quanto aqueles que já começaram as suas trajetórias no universo das artes, o resultado dos seus desenhos, além da criatividade, imaginação e uso de técnicas específicas, vai depender dos materiais escolhidos.

É por esse motivo que é preciso ter em mãos tudo que é necessário para produzir desenhos únicos.

Criamos uma lista que pode guiar a compra de materiais para montar um kit de desenho completo:

  • Lapiseiras;
  • Borracha;
  • Canetas;
  • Apontador,
  • Prancheta;
  • Luminária de mesa.

Como escolher a lapiseira ideal para desenho

A escolha da lapiseira é extremamente importante para montar um kit de desenho, já que esse material será muito utilizado no processo de criação de um desenho.

O primeiro ponto a ser observado em uma lapiseira é o diâmetro do grafite, pois existem algumas opções disponíveis que criam efeitos diferentes.

Os grafites considerados finos e intermediários, vão variar o diâmetro da lapiseira, que pode ser de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm a 0.9 mm.

A dimensão de até 0,5mm é indicado para desenhos técnicos com linhas e pequenos traços delicados.

Caso o objetivo do artista seja traço mais grosso e marcante, por exemplo, ou, até mesmo, a realização de sombras, a lapiseira técnica também pode ser combinada com grafite de diâmetros de 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm ou 5.6 mm.

Algumas indicações interessantes são:

Apagar também fazer parte do processo de desenhar

Um desenho envolve muitas etapas e na maioria das vezes é necessário apagar e refazer algum detalhe para que o resultado atinja as expectativas do artista.

É por esse motivo que as borrachas são itens essenciais em um kit de desenho completo e é preciso também muita atenção ao comprar as borrachas, visto que muitas mancham o papel e podem rasgá-lo também.

Existem alguns tipos de borrachas que podem ser escolhidas, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Borracha limpa-tipo

Esse modelo de borracha é bastante maleável e lembra muito uma massa de modelar.

O seu uso é frequente para apagar lápis macios, acima de 3B, já que consegue absorver o grafite sem criar manchas no papel.

A remoção que essa borracha proporciona pode auxiliar na criação de áreas de luz, retirando pequenos detalhes indesejados, por exemplo.

Por causa da maleabilidade, a limpa-tipo pode ficar grudenta com o passar do tempo, por isso, é importante evitar apagar grandes áreas de uma só vez.

Lápis borracha

O lápis borracha é mais abrasivo que os demais modelos, sendo utilizado para corrigir pequenas áreas de escrita à tinta ou grafite e para trabalhar tonalidades e destaques de lápis de cor.

Em desenhos, os lápis borracha são ideais para apagar pequenas áreas e criar finalizações delicadas ou com mais detalhes.

Caneta borracha

A caneta borracha é de baixa abrasividade, ideal para apagar detalhes e concluir desenhos.

O seu formato possibilita regular a quantidade de borracha que vai entrar em contato com o papel, o que faz com que o usuário controle a dimensão da ponta apagável da caneta.

Algumas opções são:

A seleção das canetas

Canetas também são materiais extremamente versáteis que podem ser usados para criar desenhos realistas e com uma variedade de técnicas diferentes, com cores e texturas.

O primeiro ponto para se prestar atenção em relação às canetas são as pontas e além disso, se elas serão utilizadas apenas para pequenos detalhes ou para todo o desenho.

As canetas com traços mais finos, por exemplo, são indicadas para contornos, aquelas de 0,09 mm.

Há outras que são mais finas, Arty Stabilo, com ponta 0,4 mm.

Escolher uma ao invés de outra, depende da preferência e estilo do artista.

Para preenchimentos, o tipo utilizado é a chanfrada e elas podem variar de 1 a 6 mm.

A caneta Nankin Pigmentum Ponta Chanfrada Artools é um exemplo desse modelo, além da caneta Pigma Graphic Sakura.

Prancheta: mais firmeza e maior proporção para os desenhos

A prancheta é outra ferramenta essencial em um kit de desenho completo.

Com o uso da prancheta o artista consegue ter uma visão muito mais ampla e abrangente do que está criando, o que faz com que o desenho dique menos desproporcional.

A prancheta também faz com que os detalhes sejam criados com mais precisão e cuidado.

A Pranchetinha Portátil Fórmica A-3 é uma ótima opção para artistas iniciantes, já a Prancheta Portátil A-2 com Mini Tecnígrafo é uma possibilidade interessante para desenhistas mais experientes.

Não perca nenhum detalhe com o uso de uma luminária de mesa

Enxergar os detalhes de um desenho faz toda diferença para o resultado final, e, para isso, uma luminária pode ajudar muito.

Os modelos que podem ser acoplados à mesa são os favoritos de artistas que escolhem desenhar em pranchetas, como é o caso da Luminária Retangular até 20 w, Luminária Redonda Profissional Cromada até 100 w e Luminária de Coluna Retangular para 1 Lâmpada Até 15W.

Agora que você já sabe todos os itens indispensáveis para um kit de desenho completo, encontre todos eles na loja virtual da Grafitti Artes!

Aproveite também para acessar artigos com dicas e temas relevantes sobre o universo das artes no nosso blog.

Você pode gostar de...