Conheça as principais marcas de lápis de cor

Os lápis de cor são materiais versáteis e, apesar de os associarmos à escola e à infância, podem ser utilizados por pessoas de diferentes idades que desejem expressar a criatividade.

Existem diversos tipos de lápis de cor que proporcionam resultados diferentes nos desenhos e permitem a experimentação de técnicas artísticas específicas.

Neste artigo, separamos algumas dicas para orientar na compra de lápis de cor e também quais são as principais marcas disponíveis.

Continue a leitura!

Quais aspectos prestar atenção ao comprar de lápis de cor

Como já mencionamos, existem muitas marcas e tipos de lápis de cor disponíveis, e é justamente essa variedade que pode causar dúvidas no momento da compra.

Por esse motivo, antes de comprar, você precisa entender qual tipo de desenho deseja criar, pois este ponto pode orientar na escolha do lápis ideal.

Cada tipo de desenho demanda graduações diferentes de grafite.

Essas graduações de grafite dos lápis de cor estão relacionadas com a dureza do núcleo do lápis, indicando a proporção de grafite e argila na composição.

Graduações mais baixas, como 2B, por exemplo, são mais macias e indicadas para tons escuros.

Já as graduações mais altas, como 4H, são mais duras e, por isso, são escolhidas para traços finos.

A escala total de grafite de lápis de cor pode variar de 8B a 2H.

Entenda melhor sobre as graduações abaixo:

  • Lápis H: quanto maior o número, seja 10H, 9H, 8H, entre outros, mais evidente será a dureza do grafite e, por consequência, a aderência do lápis no papel. Essas graduações são finas e são usadas principalmente em ilustrações com detalhes evidentes;
  • Lápis B: os lápis B, que podem ser 8B, 7B, 6B e assim por diante, diferentemente dos lápis H, apresentam mais maciez de acordo com a ordem numérica deles, sendo o 8B o mais macio;
  • Lápis HB: como o próprio nome sugere, esse tipo de lápis é uma mistura dos dois apresentados acima. São flexíveis e, por conta disso, são escolhidos por artistas que exploram tanto desenhos mais detalhistas quanto aqueles com a presença de sombras;
  • Lápis F: este último tipo conta com uma ponta mais fina, menos dura e mais pigmentada do que os lápis grafite do tipo H. Por causa dessas características, ele é o escolhido para ilustrações específicas, como formas geométricas, por exemplo.

Outra característica do lápis de cor é o seu formato, que influencia no conforto durante o processo de preenchimento dos desenhos.

O formato mais comum é o lápis cilíndrico, mas também existe o lápis triangular, que conta com arestas arredondadas para uma pegada mais ergonômica e, por isso, é indicado para aqueles que irão desenhar por longos períodos.

Os hexagonais também são um tipo de lápis de cor fabricado por inúmeras marcas.

Esse tipo possui uma aderência firme, evitando que rolem facilmente em superfícies inclinadas.

A preferência por cada um dos tipos é muito subjetiva, por isso o indicado é experimentar cada um deles para escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

Principais marcas de lápis de cor

Após compreender o que é importante verificar nos lápis de cor antes de decidir comprá-los, vamos apresentar algumas das principais marcas disponíveis.

Faber-Castell

A Faber-Castell é uma das principais marcas de lápis de cor e possui diversos kits de cores e tipos de lápis disponíveis, como o Estojo com 48 Cores
GoldFaber, Estojo com 24 Lápis Bicolor e o Estojo com 72 Cores Sextavado.

A história da marca começou em uma pequena oficina alemã fundada no ano de 1761 por Kaspar Faber e a partir disso se popularizou pelo mundo inteiro.

Para entender melhor sobre todas as etapas pelas quais a empresa passou desde o seu surgimento, leia este artigo.

Staedtler

Outra marca de lápis de cor extremamente renomada e conhecida no universo das artes é a Staedtler.

Em 1662, um carpinteiro chamado Friedrich Staedtler fundou a empresa, revolucionando a produção de lápis ao combinar minas de grafite e revestimento de madeira.

Mas foi apenas anos depois, em 1834, que seu tataraneto, Johann Sebastian Staedtler desenvolveu lápis de cor apontáveis para traços finos e melhor performance.

Algumas opções disponíveis da marca são o Estojo com 72 Cores da linha 175, o Estojo com 24 Cores Super Soft e o Estojo com 12 Tons Pastéis.

Koh-i-noor

A Koh-i-noor é outra marca muito conhecida quando o assunto são lápis de cor.

Sua tradição se consolidou ao longo dos seus 233 anos de história, no momento em que Joseph Hardtmuth, um arquiteto austríaco, abriu uma empresa de barro em Viena que, anos depois, seria a base para a criação da marca.

Nós explicamos mais sobre esta história neste artigo.

O Estojo com 48 Cores Polycolor, o Estojo com 36 Cores Aquarela Mondeluz e o Estojo com 24 Unidades Multicolor Tri-Tone são opções interessantes da Koh-i-noor.

Conté

Nicolas Jacques Conté foi o fundador da marca Conté, que surgiu em 1794, quando ele criou o grafite moderno usando argila e grafite misturados.

Essa mistura inusitada possibilitou criar lápis com diferentes níveis de dureza e já no ano seguinte, em 1795, Conté montou uma fábrica de lápis.

Tanto o Estojo com 24 Cores Pastel Seco quanto o Esboço Sketching Box Estojo com 21 Unidades são ótimas opções para conhecer melhor a marca.

Ficou curioso para explorar tudo que essas marcas renomadas de lápis de cor podem oferecer?

Então acesse a nossa loja virtual!

Aqui na Grafitti Artes você encontra todos os materiais que precisa para deixar a sua imaginação e cria fluírem livremente.

Você pode gostar de...