Conheça a KOH-I-NOOR, referência em materiais artísticos

Se você trabalha com arte, certamente já ouviu falar da KOH-I-NOOR, não é mesmo? A mundialmente famosa marca de artigos para arte e escritório possui quatro séculos de história e segue conquistando gerações com sua qualidade e paixão pela criação.

Os mais de 200 anos de tradição da KOH-I-NOOR são cercados de fatos interessantes e curiosos. E se você é fã da marca e dos produtos, conheça hoje a história do surgimento da KOH-I-NOOR HARDTMUTH.

A KOH-I-NOOR

A trajetória da KOH-I-NOOR começou no ano de 1790, quando Joseph Hardtmuth, arquiteto austríaco da corte de Liechtenstein, iniciou uma empresa de barro em Viena, que, mais tarde, serviria como base para a criação da marca.

A partir dos negócios de Hardtmuth, seu filho Carl e neto Franz deram início a KOH-I-NOOR, uma das maiores empresas do mundo no ramo de materiais de arte e artigos para papelaria, escolas e escritórios.

Em 1802, a marca patenteou seu exclusivo método de produção de grafite e chumbo para lápis de argila. Algumas décadas mais tarde, em 1888, a empresa iniciou a produção do que seria sua criação mais icônica, o lápis de grafite amarelo KOH-I-NOOR 1500 (exterior pintado).

Além do lançamento de um lápis pintado por fora, a marca também se destacou por outras inovações, como a divisão do lápis de grafite em escalas, de acordo com a dureza do chumbo — gradações do mais resistente 10H ao mais macio 8B.

As notas individuais dos lápis da KOH-I-NOOR mais tarde se tornaram um padrão global, sendo utilizadas por diversos outros fabricantes. 

O lápis KOH-I-NOOR 1500 fez tanto sucesso, que em 1894 a empresa utilizou pela primeira vez o KOH-I-NOOR como registro de sua marca.

E em 1900, alguns anos após seu lançamento, o lápis amarelo KOH-I-NOOR 1500 conquistou o Grand Prix Award em Paris, se tornando o mais famoso do mundo, e um arquétipo do lápis moderno.

Antes do início da Primeira Guerra Mundial a empresa já possuía a maior fábrica de lápis do mundo, instalada na cidade tcheca de Ceske Budejovice desde o ano de 1848.

Em 2020 a KOH-I-NOOR HARDTMUTH completará 230 anos de história, sendo considerada uma das marcas mais antigas do mundo no ramo de artigos de papelaria e artes. Com mais de 4.500 itens, a empresa comercializa lápis, canetas, papéis, borrachas, tintas, argilas e diversos outros produtos.  

O famoso lápis amarelo

Como falamos acima, o KOH-I-NOOR 1500 é o produto mais famoso e conhecido da marca, se tornando até mesmo referência para outras empresas, que também adotaram a coloração amarelada na produção de lápis. 

Mas o que poucos sabem, é que a KOH-I-NOOR HARDTMUTH escolheu o amarelo como forma de comunicar tanto a origem geográfica da matéria prima, extraída de regiões próximas à China, como a qualidade e a superioridade do produto, já que a cor amarela era utilizada pelo imperador da China.

Outra ligação do produto e da marca com a realeza é a origem do nome do lápis amarelo. Já que KOH-I-NOOR é o termo que dá nome a um dos diamantes mais famosos do mundo, pertencente à coroa britânica.

A KOH-I-NOOR HARDTMUTH é uma empresa tradicional e de sucesso, que exporta seus artigos para mais de 90 países. E se você quer adquirir os produtos da marca, acesse a loja da Grafitti Artes.

Especializada em produtos para desenho, artesanato e pintura, a Grafitti possui desde o famoso lápis amarelo 1500, até giz de pintura, tinta nankin, lapiseira, lápis aquarela e muito mais.

Acesse o site da Grafitti Artes e adquira seus produtos KOH-I-NOOR HARDTMUTH.

Você pode gostar de...