Conheça algumas técnicas com a caneta aquarelável

Quando o assunto é pintura aquarelável, a grande maioria das pessoas logo pensa nas tradicionais pastilhas e no pincel. Mas você sabia que existem canetas aquareláveis próprias para a realização de trabalhos artísticos com água?

Estas canetas são feitas com tinta à base de água, possuem uma ponta maleável que lembra um pincel e contam com pigmentos intensos e vivos que interagem entre si e criam um efeito único de degradê de cores.

Quer conhecer mais sobre a aplicação das canetas aquareláveis e aprender diferentes técnicas de pintura com esses materiais? Então continue acompanhando o artigo que preparamos.

Caneta aquarelável: qual papel usar?

Para garantir os melhores resultados nos desenhos com canetas aquareláveis, é preciso utilizar papéis adequados para esse tipo de trabalho. Afinal, os papéis específicos para aquarela suportam bem a solubilidade da água da tinta sem rasgar ou danificar o trabalho.

Vale ressaltar que quanto mais alta a gramatura do papel, melhor será a planicidade para a pintura com as técnicas de aquarela. Além disso, a alta gramatura impede vazamentos através da folha, permitindo que ambos os lados sejam utilizados.

Os papéis mais indicados para trabalhos com canetas aquareláveis são:

E para facilitar o uso, as folhas podem ser fixadas individualmente em uma base, tornando a superfície mais estável e permitindo movimentos mais firmes.

Canetas aquareláveis: técnicas de pintura

A aquarela é um método de pintura bastante versátil, que pode ser combinado com diversas técnicas para criar novos efeitos.

Confira algumas dicas que separamos para você aprender a misturar cores, criar degradês e muito mais!

  • Misturar cores

Dependendo da ordem em que são utilizadas sobrepostas no papel, as canetas aquareláveis podem criar novas misturas e cores nítidas, com bordas e linhas bem definidas.

Para suavizar os traços e deixar a mistura mais uniforme, um pincel com água pode ser utilizado sobre a pintura.

Atenção: caso a ponta da caneta fique suja com resíduos de outras cores durante a mistura de tonalidades, basta limpar a extremidade com uma toalha de papel.

  • Intensificar tonalidades

Ao pintar com aquarela, é possível que a cor não fique da intensidade ou tonalidade desejada. Neste caso, a dica é dissolver uma cor extra em um pedaço de papel separado e adicionar ao desenho enquanto a superfície ainda estiver úmida.

  • Utilizar água

As melhores marcas de canetas aquareláveis possuem pigmentos que se dissolvem com facilidade em contato com a água e se misturam com outras tonalidades, dando origem a efeitos únicos.

Para obter estes resultados, basta aplicar duas cores lado a lado e misturar a região central com um pincel umedecido. O uso do pincel e da água também vale para dissolver e suavizar cores que já secaram no papel.

Outra dica é pulverizar água no desenho com o auxílio de um borrifador. Esta técnica dissolve as cores, criando uma mistura de tonalidades ainda mais espontânea, única e suave.

  • Aplicar sal grosso

A aplicação de sal grosso sobre uma pintura com aquarela ainda molhada produz um efeito de textura único, pois o sal absorve grande parte da água e da cor e pode ser facilmente removido após a secagem, sem danificar o papel, deixar resíduos ou estragar o desenho.

  • Criar gradações

Quem deseja criar desenhos mais abstratos ou geométricos pode utilizar a técnica da gradação.

Para isso, basta intercalar as tonalidades — sem sobrepor claro e escuro — começando a pintura com os tons mais claros e evoluir aos poucos para os tons mais escuros.

Onde encontrar canetas aquareláveis

Agora que você já conferiu como utilizar as canetas aquareláveis em diferentes técnicas, que tal aumentar a sua coleção com materiais artísticos de alta qualidade?

A Grafitti Artes é especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato e possui as melhores marcas de canetas aquareláveis para você criar trabalhos ainda mais criativos e profissionais.

Confira algumas opções de canetas aquareláveis que você encontra na Grafitti:

  • Caneta aquarelável Albrecht Dürer

As canetas aquareláveis Albrecht Dürer da Faber-Castell são uma alternativa mais moderna de pintura aquarelada, pois oferecem alta qualidade, alta pigmentação e alta luminosidade para trabalhos que vão de esboços a pinturas em aquarelas.

Estas canetas possuem duas pontas: um bico de pincel (brush) flexível, ideal para pinturas planas ou em multicamadas; e uma ponta de fibra resistente indicada para contornos, desenhos detalhados e linhas precisas.

A tinta à base de água das canetas Albrecht Dürer é altamente pigmentada e solúvel em água, realçando o efeito aquarelável e entregando ótimos resultados nos trabalhos artísticos sem vazar no verso do papel. E as duas pontas possibilitam ao artista trabalhar com maior flexibilidade e versatilidade.

Compre aqui!

  • Caneta pincel brush Cis

As canetas pincel Cis são aquareláveis e possuem uma ponta pincel (brush) maleável, sendo ideais para trabalhos artísticos com traços finos ou grossos.

Com tinta à base de água e corante, estas canetas contam com mais de 45 cores vivas e intensas, e podem ser utilizadas em diversos tipos de trabalhos, como lettering, caligrafia e ilustração, conferindo uma grande liberdade criativa ao artista.

Compre aqui!

Além de canetas aquareláveis, a Grafitti possui diversos outros tipos de materiais artísticos, como papéis, pincéis, lápis de cor e muito mais!

Acesse nossa loja virtual e boas compras.

Você pode gostar de...