O que são os doodles?

Se você utiliza o Google, certamente já notou que o logotipo do site costuma aparecer de formas diferentes na página inicial de busca. Isso acontece por causa dos chamados desenhos doodles.

Mas você sabe o que são os doodles e como eles surgiram?

Confira no artigo de hoje a história por trás dos desenhos do Google!

O que são os doodles?

Antes de apresentar os doodles do Google, vamos esclarecer o conceito dessa palavra. Na língua inglesa, o termo doodle é utilizado para se referir a um tipo de esboço ou desenho feito de forma simples e despretensiosa.

Já no português, a palavra doodle pode ser traduzida como “rabisco”. Os doodles podem representar algo concreto ou apenas formas abstratas.

Normalmente, esses desenhos são feitos em sketchbooks — cadernos específicos para criar esboços.

Os doodles do Google

Os desenhos doodles do Google são versões divertidas e, muitas vezes, espontâneas do logotipo da empresa e têm por objetivo celebrar feriados, aniversários e datas especiais, ou homenagear artistas famosos, cientistas e pioneiros.

Os doodles do Google são considerados os mais famosos da atualidade e estão sempre relacionados a algum acontecimento ou data importante.

Ao longo dos anos, a equipe do Google já criou mais de quatro mil doodles para a página inicial do buscador em todo o mundo.

Mas qual é a história por trás dos desenhos do Google?

Tudo começou em 1998, quando os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, decidiram colocar um desenho de um boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google para indicar que eles participariam do festival Burning Man, em Nevada. 

Fonte: Google


A ideia surgiu como uma brincadeira para avisar aos usuários que Page e Brin estariam “fora do escritório” naquele momento. E apesar do primeiro doodle ter sido algo simples, foi o início do projeto de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes.Dois anos mais tarde, em 2000, os executivos solicitaram ao então estagiário Dennis Hwang,  a criação de um doodle para o Dia da Bastilha.

O sucesso do desenho foi tanto, que os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do buscador.

No início, a maioria dos doodles celebrava feriados importantes. Mas atualmente, os desenhos abordam uma grande variedade de eventos e datas especiais, desde o aniversário de uma personalidade importante até o aniversário do Sundae.

Nos últimos anos, a procura pelos doodles aumentou tanto ao redor do mundo que o Google criou uma equipe de ilustradores — chamados de doodlers — e engenheiros para se responsabilizar pelo desenvolvimento dos desenhos.

E hoje em dia, os próprios usuários podem enviar suas sugestões de doodles para a equipe do Google

Faça seu próprio doodle

Que tal treinar a criatividade e criar seus próprios doodles personalizados? Com os materiais necessários, você pode desenvolver uma infinidade de desenhos baseados nos doodles do Google.

Conheça os doodles já feitos para o buscador clicando aqui, e se inspire para realizar suas próprias criações.

Basta escolher o tema do seu desenho, como o aniversário de alguma personalidade ou algum acontecimento notável, e deixar a criatividade fluir!

Vale utilizar lápis de cor, canetas coloridas, grafite e o que mais for necessário para criar seu doodle personalizado.

Escolha os materiais na Grafitti Artes e mão na massa!

Confira uma seleção de produtos da Grafitti:

Para conhecer mais produtos, acesse nossa loja virtual. 

Você pode gostar de...