Como escolher um Sketchbook para Aquarela?

Você já pensou em investir em um sketchbook para seus desenhos em aquarela? Esses “cadernos de rascunhos” costumam ser pequenos e práticos, facilitando a utilização em diversas situações do dia a dia. 

No entanto, na hora de escolher o sketchbook ideal para aquarela é preciso considerar uma série de questões que vão muito além do preço. 

Afinal, a aquarela é uma técnica de pintura que demanda a utilização de materiais específicos e de maior qualidade, como lápis, tintas, papel, etc.
Para você não errar na hora de comprar seu sketchbook para aquarela, confira as dicas que separamos.

Como escolher um sketchbook para aquarela? 

Como já comentamos, a pintura em aquarela exige materiais próprios para garantir um trabalho final satisfatório. E assim como os lápis e as tintas precisam ser escolhidos com cuidado, o sketchbook também deve receber uma atenção redobrada. 

Então, o que considerar na hora de escolher um sketchbook?

A primeira dica é analisar a utilidade do material. Se for um caderno voltado para esboços e treinos, não vale a pena investir em um sketchbook tão caro. 

Agora, se o sketchbook for utilizado para trabalhos importantes e técnicas mais elaboradas, o ideal é escolher os modelos mais resistentes.

Confira outros aspectos importantes para se atentar ao escolher um sketchbook para aquarela: 

  • gramatura correta para a técnica desejada;
  • papel livre de ácido (não amarela);
  • textura adequada para não atrapalhar a pintura;
  • boa capacidade de absorção da água, fixação dos pigmentos, etc.

Marcas de sketchbooks para aquarela

Existem diversas opções de cadernos e folhas para trabalhar as técnicas de aquarela, desde modelos mais caros e de maior qualidade, indicados para artistas profissionais, até opções de menor valor para iniciantes ou indicados para treino.

Para te auxiliar na escolha do sketchbook ideal, confira os modelos que separamos para diferentes propostas de trabalhos artísticos com aquarela:

Moleskine

Mundialmente reconhecida por suas famosas cadernetas de capa dura e fecho com elástico, a Moleskine conta com um amplo portfólio de produtos para escrita, pintura e desenho. 

A linha de sketchbooks para aquarela da marca conta com papel de alta gramatura (200g/m²), sem ácido, PH neutro e prensado a frio.

Além disso, as folhas dos sketchbooks Moleskine são idênticas dos dois lados e possuem 25% de fibra de algodão em sua composição — os papéis de algodão são considerados os melhores para trabalhos com aquarela.

Hahnemühle

Marca de origem alemã, a Hahnemühle foi a primeira do mercado a desenvolver um livro especialmente para a pintura com aquarela, o “Watercolour Book”. 

Apresentando melhor custo-benefício do que os sketchbooks da Moleskine, a Hahnemühle oferece opções de cadernos com folhas nas cores branca, cinza, preta e kraft.

O modelo Watercolour Book está disponível em A4, A5 e A6, nos formatos paisagem e retrato, possibilitando a criação de desenhos em diferentes configurações e em toda a largura do livro.

Este sketchbook possui 30 folhas (60 páginas) de papel para aquarela com textura fina em ambos os lados, livre de ácido e resistente ao envelhecimento. A gramatura de 200g/m² resiste à aplicação de múltiplas camadas de aquarela, sem deixar o sketchbook pesado e difícil de ser manuseado.  

Já a capa do Watercolour Book é dura e possui propriedades hidrofóbicas, ou seja, repelentes à água. 

Canson

Marca que desenvolve produtos específicos para desenho, a Canson oferece algumas opções interessantes de sketchbooks para trabalhos com aquarela. 

A linha Canson “Art Book One” é ideal para quem busca uma opção mais em conta para esboços, anotações de cores e outros testes antes de desenvolver o trabalho final.

Apesar de serem finas, as folhas de 100g/m² possuem uma textura leve e de boa qualidade, desde que não sejam aplicadas grandes quantidades de água ou tinta

Para este sketchbook, indica-se o uso de uma aquarela mais seca, já que usar muita água pode enrugar e até mesmo rasgar o papel.

Já o álbum XL Aquarela da Canson possui folhas mais grossas, de 300g/m², sendo ideal para diversas formas de pintura com aquarela. 

Seu papel livre de ácido, possui uma textura prensada a frio e apresenta uma superfície segura para apagar em técnicas com água.  

Agora que você já aprendeu como escolher o melhor sketchbook para os seus trabalhos com aquarela, que tal renovar seus materiais artísticos na Grafitti Artes? 

Especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, a Grafitti possui diversos sketchbooks para trabalhos aquareláveis, além de outros materiais como pincéis, lápis, tintas e pastilhas.

Acesse nossa loja virtual e confira as opções de sketchbooks para aquarela. 

Você pode gostar de...