Como aprender a desenhar com livros?

Aprender a desenhar tem relação direta com o talento? Talvez sim, mas não é a única resposta possível para quem deseja se arriscar nessa arte democrática e que nos inspira desde a infância. Como quase tudo na vida, a técnica é favorecida por estudo e prática, uma combinação que pode ser impulsionada pelos livros de desenho.

Isso porque, além de lápis, papel e criatividade, aprender a desenhar envolve treino e muita dedicação. Entre rabiscos e esboços, é possível descobrir truques e aperfeiçoar muitas técnicas ensinadas nos livros, que nos convidam a mergulhar em um universo repleto de possibilidades artísticas.

Por que os livros podem te ajudar a aprender a desenhar?

Assim como a fala e a escrita, o desenho se encaixa como uma ferramenta de altíssimo poder de comunicação. Isso porque é um estilo de arte capaz de transmitir sentimentos e disseminar mensagens, agregando um valor único às obras.

Entretanto, a faceta mais interessante do desenho é o quão democrático ele pode ser. Apenas com lápis e papel, pessoas de qualquer faixa etária podem se aventurar nos esboços e aprender a desenhar. Basta se dedicar, treinar MUITO e buscar estar sempre atualizado com as novidades da área.

Mas, mesmo que você possa encontrar muitas dicas sobre desenhos na internet, os livros são uma unanimidade quando se busca a percepção e o olhar único de artistas renomados mundialmente. Além disso, os livros de desenho também podem se tornar manuais de cabeceira, o que facilita para o desenhista testar novas técnicas e acompanhar sua evolução.

Vamos conhecer alguns livros de desenhos que vão te ajudar a desenhar melhor com abordagens completamente distintas? Confira a seguir!

3 livros para aprender a desenhar

1) Oficina de Desenho

Oficina de Desenho” é um livro de desenho da editora Ambientes & Costumes com autoria de Lucy Watson. Suas 128 páginas trazem 12 projetos que mostram o passo a passo de desenhos realistas e que vão encantar quem deseja aprender a técnica.

Entre as habilidades que você pode desenvolver estão como usar a perspectiva, a luz e o contraste no desenho, de forma a criar impacto e aproximar o trabalho à mais fiel representação da realidade.

2) Ser Ilustrador

Outro título interessante para quem busca um livro de desenho para desbravar esse estilo de arte é “Ser Ilustrador”, da editora G Gili e autoria de Felix Scheinberger. A obra é um verdadeiro guia para quem deseja se tornar um profissional da ilustração, com dicas, conselhos e, claro, fundamentos essenciais para desenhar com a técnica.

O mais interessante do livro é a abordagem central que mostra mais de 100 maneiras de desenhar um pássaro de acordo com as dicas de grandes nomes da ilustração atual, como Ralph Steadman, Christine Rösch, Tomi Ungerer, Dorothea Huber, Wolf Erlbruch e vários outros.

Além de aprender a observar e apreciar as diferenças dos traços e estilos de cada artista, “Ser Ilustrador” também traz o delicioso desafio de encontrar o próprio olhar ao levar a teoria para a prática.

3) Os Segredos de Ouro do Lettering

Estudar uma das especialidades mais antigas das artes gráficas também é de grande valor para quem deseja aprender a desenhar melhor. Esse é o ponto de partida de “Os Segredos de Ouro do Lettering”, da editora G Gili e autoria de Martina Flor.

O manual resgata os princípios e técnicas do desenho artesanal de letras, incluindo sua diferença para tipografia e caligrafia e os segredos para a prática desse estilo de arte. É uma recomendação bastante interessante para quem busca abrir seus horizontes na habilidade de desenhar.

Curtiu as dicas de livros de desenho?

Todos os livros de desenho citados neste artigo podem ser encontrados na Grafitti Artes, loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato.

A Grafitti Artes ainda conta com uma infinidade de artigos para desenho, como lápis, papéis, canetas, entre outros.

Clique aqui e conheça o portfólio completo de produtos.

Você pode gostar de...