Quais as melhores canetas para Lettering?

O hand lettering, técnica utilizada para se desenhar letras de forma criativa e simétrica, está conquistando cada vez mais adeptos no universo artístico.

União de design e caligrafia, o lettering utiliza mais processos de desenho e pintura do que a caligrafia tradicional propriamente dita. 

Nesta técnica o artista desenha cada letra a partir de diferentes formas repetidas, necessitando, portanto, de muito treino, precisão de traços e paciência. 

Canetas para lettering

Junto com o papel, as canetas fazem parte do material básico para a prática de hand lettering. 

A técnica pode ser realizada com os mais variados tipos de canetas, como esferográfica, de giz líquido, tinteiro e ponta agulha. 

Porém, a caneta brush, ou pincel, é a mais popular — e preferida — entre os adeptos do hand lettering. Afinal, como o nome já sugere, ela possui uma ponta em formato de pincel que possibilita o efeito de lettering em que o traço “sobe fino e desce mais grosso”.

As melhores canetas para lettering

As canetas pincel são as mais práticas para conquistar a tão desejada simetria nas letras. Contudo, é necessário escolher os modelos certos para obter o melhor resultado durante os traçados.

Se você vai comprar o seu material para praticar hand lettering, mas está em dúvida de quais canetas são as mais indicadas, não se preocupe! Nós preparamos uma lista com as melhores canetas para você deixar o seu lettering ainda mais bonito e profissional.

Confira as canetas ideias para o hand lettering: 

Tombow

Uma das canetas mais conhecidas pelos praticantes de lettering, a Tombow possui uma ponta longa, caracterizada por ser grossa na base e fina na ponta, facilitando a criação de traços finos e grossos.

Esse contraste entre traços é o que faz dessa caneta uma das preferidas entre os praticantes de lettering.  

Além da ponta pincel, a Tombow também possui a bullet nib na outra extremidade. Para quem usa as duas pontas, essa caneta se torna um ótimo investimento. A Tombow é a base de água e está disponível em 100 opções de cores. 

BIC

Considerada a caneta para lettering com o melhor custo-benefício, a caneta BIC é mais indicada para iniciantes que não desejam investir muito em material profissional em um primeiro momento.

Com boa pigmentação e cores vibrantes, as canetas BIC possuem uma ponta não tão fina como a da Tombow, mas nem muito grossa.

Se você está iniciando na prática de hand lettering e quer descobrir algumas dicas úteis para aperfeiçoar cada vez mais a sua técnica, confira nosso artigo “Dicas para iniciantes sobre como fazer hand lettering”!

Sakura Pigma Brush

A caneta Sakura Pigma Brush é ideal para quem busca efeitos delicados, pois sua ponta é fina e pequena, sendo capaz de realizar traços menores e suaves na composição das letras.

Por ser a prova d’água, a Sakura Pigma Brush pode ser utilizada tanto para criar sobreposição de cores quanto na mistura com aquarela.

Faber Castell Metallic 

Bastante utilizada para criar efeitos em papéis escuros, a caneta Faber Castell Metallic possui uma ponta curta e fina que vai alargando na base. 

Essa caneta realiza bons traços finos, mas por soltar bastante tinta e ser bem pigmentada, ela deixa o traço grosso muito marcado. É necessário aguardar alguns segundos para a tinta secar e não borrar com os movimentos da mão.  

Faber Castell Pitt – B

Apresentando uma ponta fina e comprida, a Faber Castell Pitt – B proporciona um efeito de fino e grosso mínimo em comparação com as demais canetas para lettering. 

Sua ponta sem variação de espessura dificulta um pouco a criação de traços finos e grossos, portanto, ela é ideal para criar efeitos mais sutis nas letras. 

A Faber Castell Pitt – B é uma caneta nanquim e a prova d’água, que apresenta outra variação de ponta, a SB.

Copic

A Copic é uma caneta recarregável e com duas pontas, a brush e a chanfrada. A ponta pincel (brush) é esponjosa, comprida, fina e mole, possibilitando a realização de traços finos e fluidos, além de curvas mais suaves. 

Esse modelo oferece 350 opções de cores, contudo, grande parte delas não podem ser devidamente utilizadas no hand lettering, pois são tons de pele e outras cores muito claras. 

A ponta chanfrada da Copic pode ser usada para a criação de letras itálicas, ainda que esta caneta não seja a mais indicada para isso.
 

Estas foram as nossas indicações de hoje. Se você deseja renovar os seus materiais de hand lettering e investir nas melhores canetas para aperfeiçoar sua técnica, confira a variedade da Grafitti Artes. 

Na Grafitti você encontra as mais diversas marcas de canetas para lettering, além de papéis de qualidade, lápis, pincéis e muito mais!

Antes de adquirir seus materiais de arte, acesse o site da Grafitti Artes e faça seu pedido conosco.  

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *