Quais as melhores canetas para Lettering?

Quem pratica ou estuda o lettering sabe o quanto é importante utilizar os materiais adequados na hora de desenhar e praticar diferentes técnicas. As canetas para lettering, por exemplo, possuem características únicas que facilitam o desenho das letras, tornando o processo mais fácil e divertido.

Mas você já se perguntou quais são as melhores canetas para lettering?

Consideradas umas das ferramentas mais importantes para a prática de lettering, as canetas devem ser escolhidas com atenção, levando em conta o grau de familiaridade do artista com as características do material, além de sua preferência pessoal.

Se você ainda não sabe qual é a melhor caneta para utilizar na hora de fazer os seus trabalhos artísticos, não se preocupe! Neste artigo, você vai conferir as melhores opções de canetas para lettering que selecionamos. Continue acompanhando!

O que é lettering?

Técnica utilizada para se desenhar letras de forma criativa e simétrica, o lettering está conquistando cada vez mais adeptos no universo artístico.

União de design e caligrafia, esta técnica utiliza mais processos de desenho e pintura do que a caligrafia tradicional propriamente dita.

No lettering, o artista desenha cada letra a partir de diferentes formas repetidas, necessitando, portanto, de muito treino, precisão de traços e paciência.

Considerando que existem diversos estilos de letras e diferentes técnicas avançadas de lettering, como faux calligraphy, brush lettering ou bounce lettering, a prática de desenhar as letras de modo criativo apresenta infinitas combinações.

É possível misturar diferentes estilos de lettering em um único trabalho, complementando as letras com elementos decorativos, enfeites e detalhes diversos.

No universo do lettering, a criatividade sem limites é uma grande aliada, desde que o artista saiba seguir alguns princípios e regras básicos.

O que é preciso para começar?

Para iniciar no lettering é fundamental contar com os materiais corretos, pois além de facilitar o trabalho, papéis e canetas adequadas entregam resultados mais satisfatórios.

Confira as ferramentas básicas necessárias para que os iniciantes em lettering possam praticar as primeiras técnicas e realizar os estudos:

1. Papel revestido: os papéis revestidos possuem uma superfície lisa que facilita o deslize do lápis e das canetas, permitindo criação de traços retos e precisos.
Para quem pretende imprimir desenhos e praticar por cima, a dica é utilizar os papéis revestidos também nessa etapa.

2. Lápis HB: os lápis com graduação HB são a opção mais indicada para realizar os esboços no lettering.
Mas atenção: lembre-se de não pressionar muito o lápis no papel na hora de fazer os traços para não marcar a superfície da folha e estragar o trabalho.


Compre Lápis Grafite graduado HB na Grafitti Artes!


3. Esquadro e régua: materiais como esquadro geométrico e/ou régua facilitam na hora de desenhar linhas auxiliares e grades quadriculadas que ajudam a manter a simetria das palavras e frases no lettering.

4. Borracha: borrachas como a Mars Plastic da Staedtler são bastante eficazes na hora de remover as linhas e traçados feitos durante o esboço.

Mas lembre-se de fazer isso somente quando as tintas das canetas estiverem completamente secas, para evitar borrões no trabalho final.


Compre a Borracha Plástica Mars Staedtler na Grafitti Artes!


5. Canetas: além de todos os materiais que mostramos, as canetas e marcadores também são fundamentais nos trabalhos de lettering, pois elas dão o acabamento final, trazendo as cores e os detalhes para as palavras.

No entanto, para garantir resultados satisfatórios, é essencial contar com as melhores canetas para lettering.

As canetas para lettering

Junto com o papel, lápis e réguas, as canetas fazem parte do material básico para a prática de lettering, como mencionamos anteriormente.

A técnica de desenho das letras pode ser realizada com os mais variados tipos de canetas, como esferográfica, de giz líquido, tinteiro e ponta agulha.

Porém, a caneta brush, ou pincel, é a mais popular — e preferida — entre os adeptos do lettering. Afinal, como o nome já sugere, ela possui uma ponta em formato de pincel que possibilita a realização da principal técnica de lettering em que o traço “sobe fino e desce grosso”.

Quais as melhores canetas para lettering?

Agora que você já sabe mais sobre o lettering e conferiu as principais dicas para começar neste universo, está na hora de conhecer as melhores canetas para colocar a mão na massa!

Como já mencionamos, as canetas pincel são as mais práticas e preferidas dos artistas, pois facilitam o desenho das letras com a tão desejada simetria. Contudo, é necessário escolher os modelos certos para obter o melhor resultado durante cada traço.

Se você deseja comprar o seu material para praticar lettering, mas não sabe quais canetas são as mais indicadas, confira agora uma lista com as melhores canetas para você deixar o seu lettering ainda mais bonito e profissional.

1. Tombow Dual Brush

Uma das canetas mais conhecidas pelos praticantes de lettering, a Tombow Dual Brush possui uma ponta longa, caracterizada por ser grossa na base e fina na extremidade, facilitando a criação de traços de diferentes espessuras.

Este contraste entre traços é o que faz desta caneta uma das preferidas entre os praticantes de lettering.

Além da ponta pincel (brush), a Tombow também possui uma ponta fina na outra extremidade. Para quem usa as duas pontas, esta caneta acaba se tornando um ótimo investimento.

A Tombow Dual Brush possui pigmento à base de água e está disponível em diversas opções de cores para agradar todos os gostos.

Compre a Caneta Dual Brush Tombow na Grafitti Artes!


2. BIC

Considerada a caneta para lettering com o melhor custo-benefício, a caneta BIC é mais indicada para iniciantes que não desejam investir muito em material profissional em um primeiro momento.

Com boa pigmentação e cores vibrantes, as canetas BIC possuem uma ponta não tão fina como a da Tombow, mas nem muito grossa.

Se você está iniciando na prática de hand lettering e quer descobrir algumas dicas úteis para aperfeiçoar cada vez mais a sua técnica, confira nosso artigo “Dicas para iniciantes sobre como fazer hand lettering”!

3. Sakura Pigma Brush

A caneta Sakura Pigma Brush é ideal para quem busca efeitos delicados, pois sua ponta é fina e pequena, sendo capaz de realizar traços menores e suaves na composição das letras.

Por ser a prova d’água, a Sakura Pigma Brush pode ser utilizada tanto para criar sobreposição de cores quanto na mistura com aquarela, o que permite a criação de efeitos únicos nos trabalhos de lettering.

Compre a Caneta Pincel Pigma Brush Sakura na Grafitti Artes!

4. Faber Castell Metallic

Bastante utilizada para criar efeitos em papéis escuros, a caneta Faber Castell Metallic possui uma ponta curta e fina, que vai se alargando na base.

Esta caneta realiza bons traços finos, mas por soltar bastante tinta e ser bem pigmentada, ela pode acabar deixando o traço grosso muito marcado.

Ao utilizar este tipo de caneta, é necessário aguardar alguns segundos para a tinta secar e não borrar com os movimentos da mão sobre o papel.

5. Faber Castell Pitt – B

Apresentando uma ponta fina e comprida, a Faber Castell Pitt – B proporciona um efeito de fino e grosso mínimo em comparação com as demais canetas para lettering.

Isso porque sua ponta sem variação de espessura dificulta um pouco a criação de traços finos e grossos. Por isso, este tipo de caneta é ideal para criar efeitos mais sutis nas letras.

Compre a Caneta Pincel Pitt Preta (B) Faber-Castell na Grafitti Artes!


A Faber Castell Pitt – B é uma caneta nanquim e a prova d’água, que apresenta outra variação de ponta, a SB.

Compre a Caneta Pincel Pitt Macio Preta (SB) Faber-Castell na Grafitti Artes!

 

6. Copic

A Copic é uma caneta recarregável e com duas pontas, a brush e a chanfrada. A ponta pincel (brush) é esponjosa, comprida, fina e mole, possibilitando a realização de traços finos e fluidos, além de curvas mais suaves.

Este modelo oferece 350 opções de cores, contudo, grande parte delas não pode ser devidamente utilizada no lettering, pois são tons de pele e outras cores muito claras.

A ponta chanfrada da Copic pode ser usada para a criação de letras itálicas, ainda que essa caneta não seja a mais indicada para isso.

Compre o marcador Sketch avulso Copic na Grafitti Artes!

 

7. Caneta Brush Tilibra Artline

Como o nome já indica, esta caneta é do tipo pincel (brush) e possui traço macio e ponta fácil para desenhar linhas finas e largas conforme a pressão realizada.

Modelo ideal para escrita artística, como o lettering, a caneta Brush Tilibra Artline possui um ótimo custo benefício, já que não é um material muito caro, e é uma opção bastante atrativa para artistas iniciantes ou estudantes.

8. Caneta Fibralo Brush

A caneta Fibralo da Caran D’Ache é o modelo perfeito para iniciantes, pois conta com um pincel médio, fino e bastante firme, que facilita o início da prática de lettering.

Esta caneta permite fazer traços precisos e linhas de diferentes espessuras, além de contar com uma tinta à base de água de alta qualidade que não escorre no papel e nem vaza para o verso da folha.

9. Brush Pen Newpen Ginza Pro

Considerada uma ótima opção de caneta pincel com ponta firme e resistente, a Newpen Ginza Pro é ideal para todos os tipos de público que trabalham com lettering.

O pincel de tamanho médio é firme e a ponta de nylon é super resistente, permitindo a realização de traços bastante finos e com maior precisão.

Já a tinta à base de água com alta pigmentação faz da Newpen uma caneta pincel aquarelável, o que amplia ainda mais as possibilidades de criação artística no lettering.

10. Marcador Artístico CIS Graf Duo Brush

As canetas Graf Duo Brush da CIS são sinônimo de versatilidade, pois unem a ponta pincel (brush) de um lado e a ponta porosa do outro.

Enquanto a ponta estilo pincel é perfeita para realizar desenhos curvos e lânguidos, a ponta porosa da outra extremidade é chanfrada e facilita a realização de traços firmes.

A ponta porosa pode ser uma grande aliada na hora de tentar diferentes técnicas no lettering, como desenhar letras sem o estilo brush.

Dica extra: quem busca maior versatilidade, pode apostar sem medo em canetas brush com ponta dupla.

Isso porque enquanto um lado possui uma ponta pincel grande ou média, a outra extremidade conta com uma ponta pincel pequena e mais firme ou uma ponta hidrográfica comum.

Este tipo de caneta é ótimo para fazer traços maiores e detalhes com uma única ferramenta. É muito mais praticidade e versatilidade nos trabalhos artísticos.

Compre seus materiais na Grafitti Artes!

Estas foram as nossas indicações de hoje. Se você deseja renovar os seus materiais de lettering e investir nas melhores canetas para aperfeiçoar as suas técnicas, conheça a Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, e trabalha com as melhores marcas de materiais para estudantes, iniciantes e profissionais.

Além das canetas que você conferiu hoje, na Grafitti, você encontra diversas outras marcas de canetas para lettering, além de papéis de qualidade, lápis, pincéis e muito mais!

Acesse nossa loja virtual e faça seu pedido! A Grafitti Artes entrega para todo o Brasil.

 

Você pode gostar de...