Lettering para iniciantes: como usar a técnica de falso lettering?

A caligrafia é uma técnica de escrita que produz traços elegantes, atraentes e padronizados. Mas devido à sua complexidade, a técnica pode representar um desafio e tanto para quem está iniciando no universo da caligrafia. Por isso, muitas pessoas optam pelo falso lettering. 

Mas você sabe o que é isso?

Também chamado de fake calligraphy, faux calligraphy ou falsa caligrafia, o falso lettering é uma técnica que imita o efeito da caligrafia tradicional e pode ser praticada de forma mais rápida e fácil.

Isso porque, enquanto a caligrafia tradicional demanda habilidade, materiais específicos e muita atenção à inclinação e espaçamento da letra e à pressão aplicada na pena, o falso lettering oferece maior liberdade de criação e não exige tanta técnica, sendo ideal para iniciantes ou para quem deseja praticar apenas por hobby.

Outra vantagem do falso lettering é que ele pode ser feito com qualquer caneta simples de ponta redonda, facilitando o treino mesmo para quem ainda não possui as famosas canetas brush.  

Como treinar o falso lettering

Agora que você já sabe o que é falso lettering, que tal aprender o passo a passo para praticar essa técnica?

Confira como fazer falso lettering: 

1.Separando o material necessário

Para iniciar o treino de falso lettering é necessário ter estes três materiais: uma folha de caderno; um lápis para rascunho; e uma caneta para finalizar. 

Caso haja dificuldades no alinhamento das letras durante a escrita, a dica é usar uma folha com grid (quadriculado ou pontilhado) para auxiliar na orientação. 

Apesar da caneta esferográfica simples servir para o treino, o modelo de caneta nanquim pode entregar um resultado ainda melhor, devido à sua precisão e acabamento.

2.Escrevendo a palavra

O próximo passo é bem simples: basta escolher uma palavra e escrevê-la normalmente no papel. 

Para evitar erros, vale escrever com o lápis e depois passar a caneta por cima. 

Se a letra ficar muito estreita, será necessário reescrever a palavra de forma mais espaçada e larga para facilitar os próximos passos. 

3.Simulando o traço da caligrafia

Na caligrafia tradicional feita com bico de pena, costuma-se trabalhar a espessura das letras através do controle da pressão da mão. 

Quando o traçado sobe durante a escrita, a mão tende a ficar mais leve e a espessura da letra fica mais fina. 

Já quando o traçado desce, a mão pesa mais e a espessura da letra fica mais grossa.

Com uma caneta comum não é possível controlar a pressão da mão ao escrever. Por isso, a variação da espessura das letras deve ser “desenhada”. 

Para fazer isso, a dica é adicionar um contorno — como se fosse uma sombra — em todas as partes das letras que foram escritas com o movimento para baixo 

4.Finalizando o trabalho

Após finalizar toda a “estrutura” da palavra, é hora de partir para o último passo do falso lettering

Nesta etapa, basta pintar o espaço criado pelo contorno, preenchendo toda a área. 

No início, a técnica pode parecer um pouco complicada. Mas com alguns treinos, é possível se familiarizar com as letras e perceber onde o traçado sobre e desce, e em quais partes o contorno deve ser criado. 

Outras dicas de lettering para iniciantes 

Como você conferiu, o falso lettering é uma técnica simples e fácil de ser praticada, ideal para iniciantes. 

Mas para evoluir cada vez mais no lettering, é preciso considerar algumas dicas importantes, como:

  • Buscar referências: procurar referências pode ajudar a treinar o olhar, facilitar o processo criativo e encontrar um estilo próprio de traço e desenho.
  • Praticar sempre: quanto mais o lettering for praticado, mais fácil será criar trabalhos diferentes e com níveis de complexidade cada vez maiores.  
  • Utilizar materiais adequados: apesar do falso lettering não exigir materiais específicos, contar com os materiais adequados para a técnica pode facilitar o trabalho e apresentar resultados mais satisfatórios. 

Onde comprar materiais para lettering 

Para quem está iniciando no universo do lettering, nada melhor do que praticar regularmente com materiais de alta qualidade, não é mesmo? 

Na Grafitti Artes, você encontra todos os materiais necessários para praticar lettering e treinar diferentes técnicas de escrita.

Confira alguns materiais indicados para lettering 

Está em busca de outros materiais, como lápis, borrachas, papéis e gizes? Encontre na Grafitti Artes! 

Acesse nossa loja virtual e confira a grande variedade de materiais para trabalhos artísticos.

Boas compras!

Você pode gostar de...