Dicas para desenhar pessoas

Para muitos artistas, principalmente os iniciantes, aprender como desenhar pessoas pode parecer uma tarefa quase que impossível. Afinal, existem diversas questões a serem consideradas na hora de desenhar o rosto humano. 

Cada rosto é único, por isso, ao desenhar pessoas é preciso estar atento às proporções, volume de luz e sombras, distância entre os olhos, formato do rosto, altura do nariz, etc.

Mas com tantas observações e marcações necessárias, como desenhar pessoas de forma simétrica e realista?  

Se você se identificou com essa dúvida e deseja melhorar os seus desenhos, acompanhe o artigo de hoje.

Como desenhar pessoas

O sonho de todo artista que desenha pessoas de forma realista é que seus trabalhos sejam tão profissionais a ponto de serem facilmente confundidos com uma fotografia.

Mas para alcançar estes resultados, é preciso se esforçar, praticar muito e utilizar as técnicas certas.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas e truques de como desenhar pessoas para te auxiliar a produzir obras simétricas e realistas. Confira abaixo:

Comece aos poucos

Aprender a desenhar uma pessoa não é um processo que acontece do dia para a noite. É preciso começar o desenho aos poucos e pelos processos mais básicos, já que optar por fazer tudo de uma vez pode trazer resultados não tão bons e acabar frustrando o artista. 

Por isso, a dica é aprender as linhas de contorno neste primeiro momento, treinando as técnicas de esboço que irão estruturar o desenho. Afinal, de nada adianta estudar técnicas de sombreamento, por exemplo, se as linhas do retrato estiverem desproporcionais. 

Somente após o domínio do desenho do rosto o artista pode partir para o desenho do corpo.

Entenda as proporções

Como já mencionamos, o rosto humano é repleto de detalhes e particularidades que devem ser compreendidos pelo artista no momento do desenho. E mesmo que não exista um rosto totalmente simétrico, o corpo humano possui proporções bem definidas que devem ser respeitadas. 

Para desenhar pessoas de forma realista, é fundamental conhecer e entender as proporções do rosto, como a distância entre os olhos e a boca, o tamanho e altura do nariz, a largura e formato da face, etc. 

Quanto mais proporcional estiver o desenho, mais realista e parecido com uma fotografia ele vai ser.

Desenhe partes separadas

Assim como é importante começar a treinar aos poucos, fazer o desenho do rosto por partes também é essencial. Isso porque a face é composta por características únicas que exigem muita técnica para serem desenhadas de maneira realista.

Dessa forma, antes de desenhar qualquer retrato, pratique diversas vezes cada parte do rosto individualmente. 

Em papéis separados, desenhe a boca, o nariz, os olhos e as orelhas, compreendendo formatos, tamanhos e proporções de cada característica. 

Elimine as linhas de contorno 

Segundo Carlos Damasceno, desenhista profissional, a presença de linhas e contornos demarcados nos desenhos impede que o desenho fique realista. Por isso, esses traços devem ser transformados em manchas suaves. 

A dica para fazer um desenho realista segundo Damasceno, é utilizar a técnica do esfumado, espalhando os traços de grafite no papel para que eles se transformem em manchas.

Utilize fotografias como referência

Uma das melhores dicas para desenhar pessoas é utilizar retratos fotográficos como referência e inspiração.

Copiar as proporções e simetrias do rosto ajuda a desenvolver a técnica, além de dar maior segurança para o artista explorar outros desenhos.

Treine a graduação de tons

Um desenho realista é composto por tons graduados que transitam entre o branco total e o preto total, conforme explica o desenhista Carlos Damasceno.

Segundo o artista, os melhores desenhos realistas são aqueles que apresentam uma graduação de tons bem definida. Afinal, este degradê confere profundidade ao desenho. 

Por isso que, para desenhar pessoas de forma realista, é preciso treinar a graduação de cores, evitando que o desenho fique muito cinza, ou apenas com uma única tonalidade.

Onde adquirir os materiais necessários

Para garantir a melhor experiência e resultados ainda mais realistas ao desenhar pessoas, conte com materiais artísticos adequados e de alta qualidade. 

Na Grafitti Artes você encontra uma grande variedade de artigos para desenho, pintura e artesanato.

São diversas opções de lápis e lapiseiras, borrachas, papéis de diferentes gramaturas, estojos e pranchetas de desenho para tornar o seu processo criativo muito mais prazeroso e eficiente. 

Para garantir os seus novos materiais artísticos para desenhar pessoas, acesse a loja virtual da Grafitti Artes e faça já o seu pedido!

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *