Qual a borracha ideal para cada tipo de desenho?

Seja profissional ou amador, todo desenhista sabe como as manchas no papel podem alterar o resultado final do desenho ou até mesmo inutilizar a obra. Por isso, na hora de apagar os traços é preciso utilizar a borracha ideal para o trabalho.

O mercado hoje oferece diversas opções de borrachas para as mais variadas finalidades, desde trabalhos escolares até desenhos profissionais. Mas com tantos modelos disponíveis, como escolher a borracha mais adequada para cada tipo de trabalho?

Tipos de borracha

Na hora de optar por uma borracha para apagar traços de desenhos, muitas perguntas podem surgir. Afinal, existem borrachas mais duras que outras, de consistência mais maleável, cores vibrantes, etc.

A seguir você confere os principais tipos de borracha e qual a melhor utilização para cada um.

Borracha natural

Macia e suave, a borracha natural ou de látex é a tradicional borracha escolar utilizada para apagar lápis e lapiseira em diversas superfícies, independente da graduação do grafite. Contudo, se a ideia é realizar efeitos de luz e sombra no desenho, recomenda-se evitar este tipo de borracha, já que ela dificulta a criação de tons claros.

A borracha escolar é mais indicada para apagar linhas e traços, além de esboços em telas de pintura.

Borracha plástica

A borracha plástica de vinil de boa qualidade é suave e menos abrasiva, não danificando tanto o papel ou a tela de pintura ao apagar. Ao entrar em contato com a borracha, o grafite é absorvido, ficando depositado nos farelos de vinil.

Esse modelo é bastante utilizado por engenheiros e desenhistas que desejam mais suavidade ao apagar e menos manchas no desenho.

Borracha branca

As borrachas brancas ou de plástico, são os modelos mais resistentes do mercado. Se não for utilizada com cuidado, a borracha branca pode amassar ou rasgar o papel com facilidade. Contudo, esse modelo é muito útil, pois pode apagar de grafites em geral até traços à caneta.

Borracha limpa-tipo

Esse modelo de borracha é maleável e pode ser moldado conforme a necessidade, como uma espécie de massa de modelar. A borracha limpa-tipo é mais indicada para apagar lápis macios (acima de 3B), pois absorve o grafite e não mancha o papel (os modelos sem cor).

Essa borracha pode ser utilizada para definir áreas de luz, apagar pequenos detalhes, remover traços e poeira de grafite, carvão ou pastel seco que se depositam na superfície durante o desenho.

É importante ressaltar que, devido à grande maleabilidade, a limpa-tipo pode ficar grudenta, por isso, é importante evitar apagar grandes áreas de uma vez.

Lápis borracha 

O lápis borracha é mais abrasivo que os demais modelos, sendo utilizado para corrigir pequenas áreas de escrita à tinta ou grafite e para trabalhar tonalidades e destaques de lápis de cor.

Em desenhos, os lápis borracha são ideais para apagar pequenas áreas e criar finalizações delicadas ou com mais detalhes.

Caneta borracha 

Este modelo possui uma borracha macia e de baixa abrasividade sobre superfícies, ideal para apagar detalhes, criar efeitos de luz e finalizar desenhos. A caneta borracha possui um sistema que permite ajustar a quantidade de borracha exposta, possibilitando que usuário controle o tamanho da ponta apagável da caneta.

A borracha deste modelo é plástica e branca, permitindo apagar os traços sem borrar o desenho e nem eliminar muitos farelos.

Borracha elétrica

A borracha elétrica é suave e oferece o mínimo de impacto com a superfície. Este modelo é mais indicado para uso profissional em desenhos técnicos e artísticos, pois possibilita uma maior precisão e facilidade ao apagar, oferecendo menos riscos de amassar ou rasgar o papel.

Se você não tem mais dúvidas de qual modelo é o ideal para o seu trabalho, então acesse a loja virtual da Grafitti Artes e adquira a borracha certa para as suas necessidades.

A Grafitti possui uma grande variedade de borrachas, dos mais diversos modelos, tamanhos e preços.

Confira as opções disponíveis e comece hoje mesmo a trabalhar nos seus desenhos artísticos e técnicos.

Mas se você ainda tem dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo! 

Você pode gostar de...