Conheça os materiais mais indicados para desenho técnico

Quando os alunos de desenho técnico recebem a lista de materiais é normal que surjam dúvidas na hora de adquirir os materiais mais indicados para as aulas. Afinal, muitas vezes devido ao preço elevado não é possível comprar tudo que foi solicitado logo no começo do curso.

Às vezes os iniciantes nem sequer sabem para o que cada item serve exatamente, por isso acabam gastando muito no primeiro mês e ficando com uma lista incompleta no meio do curso. Para te ajudar criamos esse post que te auxiliará a conhecer os materiais para desenho técnico e para o que cada um serve.

Papéis

As folhas de papéis são usadas para esboçar os desenhos. Você pode usar a transparência das folhas mais finas (com gramatura baixa) para captar melhor os traços abaixo de cada folha e um bom bloco de folha sulfite que oferecerá resistência o bastante para fazer os demais desenhos.

Além desta dica, aqui no blog temos outros conteúdos relacionados a papel que podem te ajudar a saber mais sobre este material. São eles:

Escalímetro

O escalímetro é uma ferramenta utilizada para converter os desenhos em dimensões reais. É uma espécie de régua que possui três faces e em cada uma de suas faces existem duas escalas diferentes, contando com seis escalas ao todo. Prático ele vai te auxiliar na hora de desenhar e se você não sabe como utilizá-lo, neste post nós mostramos como usar um escalímetro

Transferidor

O transferidor é um instrumento usado para medir os ângulos composto por escalas circulares. Seu uso pode ser feito na educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão. Confira alguns transferidores disponíveis em nossa loja virtual:

Esquadros

O esquadro possui forma de um triângulo retângulo, ou de um L que serve para traçar linhas perpendiculares e algumas linhas inclinadas, também pode ser usado para medir e verificar ângulos retos. É interessante adquirir pelo menos um kit com 45º-45º-90º e outro de 30º-60º-90º.

Existem modelos ajustáveis que permitem aberturas maiores de acordo com o desenho. Há também aqueles que possuem uma borda chanfrada, boa opção para evitar borrões com caneta nanquim.

Réguas

As réguas apresentam tamanhos e materiais diferentes, o mais comuns são plástico, madeira e metal. O tamanho usual é de 30 cm, mas há também réguas pequenas que podem caber em um bolso.

Compasso

O compasso é uma ferramenta de desenho muito útil de se ter por perto. Pode ser usado, por exemplo, para fazer círculos perfeitos, segmentos de reta iguais ou para achar o ponto médio de uma linha.

Prancheta

A prancheta é uma ferramenta formada por uma superfície simples que pode ser usada em diferentes inclinações permitindo o posicionamento ideal para os seus desenhos. Além disso, é possível transportá-las para onde você quiser sem ter que retirar as folhas da posição.  Existem vários tamanhos, você pode encontrá-las nos tamanhos A1, A2 e A3, o que aumenta o leque de opções para os estudantes.

Fita mágica

A fita mágica é a melhor fita para desenhos pois descola sem danificar a folha. É ideal para reparar documentos, identificar objetos, fazer emendas de rasgos do papel e até tirar decalques de chassis, pois fica invisível quando aplicada. Aceita escrita de lápis e caneta além de ter um desenrolamento suave e poder ser cortada sem o auxílio de tesouras.

Gabaritos

Os gabaritos são uma espécie de régua que contém o molde de diversas formas geométricas. Sua função é auxiliar no desenho técnico, facilitando a utilização de alguns símbolos previamente definidos. Há diversos tipos de gabaritos, cada um com suas simbologias, alguns exemplos são:

Gostou do artigo? Se você ainda sente dúvidas sobre qual comprar confira também o nosso guia e aprenda a escolher os materiais de desenho ideais para iniciantes, que apresenta diferentes modelos variando entre a opção mais barata, a opção com o melhor custo benefício e a melhor opção para quem pode investir.

Você pode gostar de...