Como fazer pintura em tecido com stencil

A pintura em tecido, seja com stencil ou à mão livre, é uma atividade artística relaxante, que além de funcionar como uma terapia para algumas pessoas, também pode representar uma importante fonte de renda.

Por ser uma arte acessível a todos e oferecer certa facilidade para os iniciantes, a pintura em tecido está entre as modalidades de artesanato mais populares do país. 

Afinal, quem nunca se deparou com um pano de prato ou toalha de mesa pintados com os mais variados desenhos e estampas? 

Se você quer conhecer mais sobre a pintura em tecido, e aprender algumas dicas para utilizar o stencil e tornar o trabalho ainda mais prático e com acabamento profissional, continue acompanhando o artigo de hoje. 

A pintura com stencil

A pintura em tecido com stencil, ou molde vazado, é uma técnica utilizada para facilitar o trabalho artístico e criar desenhos dos mais diversos tamanhos, desde imagens grandes e amplas até pequenos detalhes e finalizações. 

Mas mesmo se tratando de uma técnica sem grandes dificuldades, a utilização do stencil para pintar tecidos demanda certos cuidados e atenção. Já que sua aplicação incorreta pode resultar em uma pintura manchada, torta, ou com um aspecto chapado.  

Para evitar que o seu trabalho de pintura em tecido apresente falhas e resulte em um acabamento inadequado, anote as dicas que separamos de como utilizar o stencil nesta modalidade artística.

1.Escolha o tecido

O primeiro passo para pintar com stencil é escolher o tecido ideal para o trabalho. Os tecidos de algodão são os mais indicados para esta atividade, pois facilitam a aderência da tinta. 

Por outro lado, os materiais totalmente sintéticos não são recomendados para a pintura em tecido. 

O ideal é utilizar sempre um tecido liso, com os fios próximos e de fibra delicada, já que isso ajuda o pincel a deslizar sobre a superfície. 

2.Prenda o stencil no tecido

Após escolhido o tecido, é preciso prender o stencil para que ele não saia do lugar durante a pintura e estrague o desenho. 

Mas lembre-se de que a superfície do tecido deve estar lisa e sem nenhuma dobra. Se for necessário, utilize um ferro de passar roupas para eliminar todas as deformidades. 

O jeito mais simples de fixar o stencil é prender com fita crepe todas as extremidades do molde. 

Mas se preferir, aplique cola permanente no stencil, prenda no tecido, aguarde 20 minutos até a secagem e pronto! Seu molde já pode ser usado com segurança e firmeza. 

3.Utilize os pincéis adequados

Ao escolher os pincéis para a pintura com stencil, opte pelos modelos de cerdas arredondadas, como o pincel Pituá. 

Caso você não tenha esse tipo de pincel, utilize um modelo de cerdas curtas e firmes ou uma brocha para aplicar a tinta.

4.Transfira o desenho

Chegou a hora de iniciar a pintura e transferir o desenho para o tecido. O primeiro passo é molhar o pincel na tinta e retirar o excesso na própria bandeja ou com o auxílio de um pano.

Segurando o stencil com uma das mãos, comece a aplicar a tinta com leves batidas sobre as partes vazadas do molde. A cor pode ser trocada conforme a figura muda ou para criar contrastes, aplicando uma tonalidade sobre a outra.

A pintura em tecido deve ser realizada de maneira suave e nunca esfregando o pincel sobre o stencil. Com movimentos circulares e de fora para dentro é possível transferir o desenho para tecido sem manchar ou criar um aspecto estático. 

Já para obter efeitos de luz e sombra, a dica é preencher o molde com uma tinta mais clara e depois esfumar a figura com um tom mais escuro. A iluminação do desenho é feita com a aplicação de tinta branca. 

5.Limpe o stencil 

Após finalizar a pintura no tecido, remova o molde com cuidado para não borrar a tinta ainda úmida. 

Com uma esponja macia, limpe o stencil com água, ou utilize um pano macio e álcool em gel para remover a tinta grudada. 

Seque o molde e lembre-se de nunca dobrá-lo na hora de guardar, pois isso pode amassar o material e inutilizar o stencil. 

Viu só como é fácil fazer a pintura em tecido com o auxílio de um stencil? 

Basta seguir as nossas dicas e apostar nos materiais adequados para criar pinturas com acabamento profissional. 

Na Grafitti Artes você encontra os pincéis arredondados ideais para a pintura em tecido, diversos modelos de stencil, e uma grande variedade de tintas para dar vida aos seus próximos trabalhos artísticos. 

Acesse nossa loja virtual e adquira os materiais para aprimorar suas técnicas de pintura em tecido com stencil. 

Você pode gostar de...