5 formas divertidas de utilizar tinta guache

Quem tem crianças em casa, sabe que mantê-las entretidas nem sempre é tarefa fácil. Para estimular a criatividade, desenvolver habilidades manuais e afastar o tédio dos pequenos, vale investir em atividades artísticas como a pintura divertida com tinta guache.

Afinal, seja durante as férias ou neste período de quarentena, os pais precisam promover alternativas mais saudáveis de entretenimento do que os smartphones e videogames tão populares entre crianças de todas as idades.

Se você quer descobrir novas formas divertidas de utilizar a tinta guache com as crianças, acompanhe as dicas no post de hoje.

A tinta guache para crianças 

A tinta guache é um dos materiais artísticos mais básicos e populares nas escolas. Muito utilizada nas aulas de artes e nos trabalhos escolares dos pequenos, esta tinta é um tipo de aquarela opaca e fosca, porém com maior pigmentação e cores vibrantes.

Feita com base em uma mistura de pigmento e aglutinante, a tinta guache é solúvel em água, o que amplia ainda mais suas possibilidades de uso.

Para as atividades recreativas com as crianças, o mais indicado é comprar tintas escolares que além de serem atóxicas, saem com mais facilidade durante o banho.

Agora que você já conheceu um pouco sobre a tinta guache, é hora de chamar as crianças e colocar a mão na massa!

Formas divertidas de utilizar a tinta guache

Confira cinco atividades criativas para fazer arte com tinta guache junto com as crianças, e entreter toda a família.

1.Tinta guache e elásticos

A primeira atividade divertida da nossa lista é muito fácil de ser realizada. Você só precisa de elásticos tradicionais de borracha, uma caixa de sapatos e cores variadas de tinta guache. 

O primeiro passo é colocar uma folha de papel no fundo da caixa, cobrindo todo o espaço.

Em seguida, é preciso prender alguns elásticos em volta da caixa (sem a tampa), de maneira que eles “atravessem” a abertura. 

O próximo passo é colocar um pouco de tinta na parte do elástico que ficou na abertura da caixa. Você pode utilizar uma colher ou aplicar a tinta com o dedo.

Agora, é só puxar e soltar o elástico várias vezes para que a tinta respingue no papel colocado no fundo da caixa.

O resultado deste experimento são obras super criativas e diferentes umas das outras. 

2.Carimbos com objetos

A próxima atividade pode ser feita utilizando diversos objetos que você provavelmente tem em casa, como parafusos e roscas, utensílios de cozinha e formas de cupcake, blocos de montar e peças de lego, e o que mais a imaginação permitir.

Antes de começar a pintura, escolha os objetos que serão utilizados e limpe-os muito bem.

Depois, molhe a superfície do objeto na tinta guache e comece a carimbar no papel. Com certeza, os resultados serão bem diferentes de todas as pinturas já feitas com pincel.

Atenção para um detalhe: parafusos, roscas e demais objetos pequenos nunca devem ser utilizados pelas crianças sem a supervisão de um adulto. Por isso, fique de olho nos pequenos e realize as atividades de pintura junto com eles.

3.Tinta guache e plástico bolha

Nossa próxima atividade da lista é muito simples e divertida. E o melhor: reúne crianças de todas as idades.

Para esta brincadeira você só precisa de jornal ou um papel grande para forrar o chão, fita crepe, plástico bolha e tinta guache de diferentes cores.

A ideia é criar “sapatos” de plástico bolha para as crianças e deixar que elas utilizem os pés para pintar o papel preso no chão.

Após prender a folha de papel no chão, enrole o plástico bolha nos pés das crianças e fixe com mais fita crepe.

Depois, pinte a sola do sapato com diferentes cores de tinta guache e pronto! As crianças podem criar os mais variados desenhos e ainda se divertem juntas. 

4.Borrifador de tinta guache

Com um pouco de água e um borrifador de jardim, é possível entreter as crianças e criar experimentos bem criativos com a tinta guache.

Para isso, basta diluir a tinta em um pouco de água e aplicar a mistura em um spray borrifador. Quanto mais água na mistura, mais suave será o efeito da tinta.

Na hora da pintura, você pode utilizar uma folha de papel grande presa na parede com fita crepe ou placas de isopor com 1,5 cm de espessura. 

Para deixar o resultado ainda mais diferente, as crianças podem aplicar várias cores diluídas, misturando tonalidades e soltando a criatividade.

5.Pintura com bexigas

A última dica de hoje é a pintura com bexigas. Esse tipo de atividade cria resultados incríveis que despertam a imaginação de crianças e adultos.

Realizar a pintura com bexigas é muito fácil. Basta encher a bexiga com um pouco de água, para que ela fique pesada, e aplicar a tinta guache em apenas um lado da superfície do balão. 

Agora é só deixar a imaginação das crianças fazer todo o trabalho! Com a bexiga molhada de tinta, é hora de carimbar o papel e criar os mais diferentes desenhos.

O que achou das atividades com tinta guache? Todas são muito fáceis de fazer, já que não necessitam de pincéis, e podem ser realizadas por crianças de diversas idades, desde que com a supervisão de um adulto.

Se você quer aproveitar este tempo em casa para se divertir com os pequenos, adquira os materiais necessários e mão na massa! 

Na Grafitti Artes você encontra uma grande variedade de marcas e tonalidades de tinta guache escolares, além de papéis para desenho e pintura.

Acesse a loja virtual da Grafitti e escolha os produtos ideais para realizar a pintura com tinta guache com as crianças.

Você pode gostar de...