5 dicas para preparar o artesanato de Natal

Quando a gente menos percebe, o ano já está chegando ao fim e as festas de confraternização começam a ser organizadas, assim como os preparativos para as festas em família. Afinal, tem jeito melhor de comemorar o final do ano que rodeado de pessoas queridas?

Para ajudar na tarefa de organizar sua festa, preparamos algumas dicas de artesanato de Natal que você não pode perder!

1. Árvore de Natal diferente

Para começar, todo Natal que se preze precisa de uma árvore para colocar os presentes, não é? Se você ainda não tem a sua ou está precisando de uma nova, que tal inovar e fazer uma árvore fora do convencional?

Você pode montar a sua com tule branco, criando várias camadas de dobrinhas usando cola para tecido. É ideal para uma árvore de mesa pequena. Ou então, fazer o desenho da árvore na parede utilizando luzinhas de Natal. Basta colocar alguns preguinhos na parede e enrolar as luzinhas em volta.

2. Enfeites para a árvore

Para decorar a árvore, você pode optar pelas tradicionais bolas e lacinhos ou fazer algo diferente, como anjinhos de rolha de vinho. Basta colar uma minibola de isopor em cima de uma rolha e pintar os 2 de branco. Depois, decore com canetas coloridas, laços, glitter e o que mais quiser. Não esqueça da cordinha para depois pendurá-lo na árvore.

Outra opção de artesanato de Natal para a árvore é reaproveitar cápsulas usadas de café para criar sininhos. Os enfeites só precisam de uma agulha de costura, fita colorida e um pingente para finalizar.

3. Mesa preparada para a festa

Para receber os amigos e a família, a festa de Natal em geral envolve também uma bela comilança, não é? Então, que tal caprichar na decoração da mesa? Da toalha até os guardanapos natalinos, é possível encontrar itens baratos e que dão a cara do Natal para a festa.

Outra opção é você fazer enfeites simples, como velas envoltas em tubinhos de canela ou levar pinhas secas para o centro da mesa. Colocar taças de cabeça para baixo no meio da mesa e enchê-las de bolas natalinas também pode dar um up na decoração. Finalize com uma minivela em cima de cada taça.

4. Potes de vidro transformados

Usar potes de vidro na decoração é outra opção interessante de artesanato para o Natal. Você pode decorá-los com fitas e laços temáticos e encher com bolas ou pinhas. Também dá para criar uma espécie de terrário artificial, usando textura de neve no fundo e inserindo raminhos e enfeites variados, como um Papai-Noel, uma rena ou uma casinha vermelha e branca.

Com um pouco de glitter colorido e recortes de papel em forma de olhos, boca e nariz, os potes de vidro também podem se transformar em renas, bonecos de neve, pinguins, corujas e o que mais sua imaginação deixar.

5. Guirlandas para receber Papai-Noel

Por fim, a decoração de Natal não pode estar finalizada sem uma bela guirlanda natalina na porta de casa. Além do tradicional artesanato de balas de morango vermelhinhas, é possível criar guirlandas lindas usando jujubas coloridas, balões vazios ou lacinhos de fita.

Outra ideia criativa é a guirlanda de fotos, que pode ser criada usando pregadores de roupa. Basta pintar de verde ou vermelho cerca de 40 pregadores de madeira e juntá-los com um arame. Quando estiver bem firme, basta decorar com um grande laço em cima e colocar as fotos preferidas da família em volta.

Prontinho! Agora sua festa já está pronta com uma decoração linda feita por você. Para começar a comemorar, só faltam os presentes, com tags especiais para cada pessoa que você ama.

E aí? Qual ideia de artesanato de Natal você mais gostou? Conte para a gente nos comentários!

Você pode gostar de...