De scrapbooks a kirigami: tesouras que transformam papel em arte

Quando falamos sobre papelaria, rapidamente associamos esse assunto aos primeiros anos na escola e as atividades escolares de artes. 

Mas apesar dessa ideia, o uso de diversos tipos de materiais de papelaria podem ser usados para estimular a criatividade e explorar diversas possibilidades interessantes, sendo a tesoura um desses materiais. 

Neste artigo reunimos algumas alternativas e indicamos as tesouras específicas para usar em cada caso. 

Scrapbook: uma boa opção para relembrar momentos especiais 

Ao fazer uma viagem, ir a um show, cinema ou a uma peça de teatro, é possível guardar todas essas memórias de forma física, muito além de fotografias no celular. 

Os tickets de entrada podem fazer parte de um scrapbook de lembranças e guardados com muito carinho em um baú que pode ser revisitado quando a saudade bater. 

Scrapbooks são cadernos feitos especificamente para guardar recordações por meio de colagens e desenhos.

O termo em inglês, significa “álbum de recortes”, e serve como um organizador de datas especiais que contam com pequenos papéis que podem ser recortados e adicionados às páginas com datas, desenhos e frases que lembram aquele encontro. 

Tanto os recortes, quanto às datas que serão escolhidas para fazerem parte do scrapbook dependem exclusivamente da criatividade do seu dono. 

Colagem com papéis e suas infinitas possibilidades 

A colagem com vários tipos de papéis também é outro tipo de expressão artística que pode ser explorada com o uso de tesoura. 

Há quem prefira criar desenhos voltados para a moda, outros que criam paisagens coloridas e modernas: a infinidade de formas que podem ganhar vida em colagens com papel é infinita. 

Qualquer material, não apenas os papéis, podem compor uma colagem e são interessantes para criar texturas diferentes. 

Algumas obras de Pablo Picasso e Georges Braque, por exemplo, contam com pedaços de toalhas de mesa, papel de embrulho e papéis de estofamento para compor suas obras.

Outro artista que também é citado quando o assunto são colagens, é o francês Henri Matisse. 

Em seus últimos anos de vida, após ser diagnosticado com câncer e impossibilitado de pintar como antes, resolveu criar uma técnica que chamou de “desenhar e pintar com uma tesoura”. 

Com o auxílio de seus assistentes, Matisse recortava papéis pintados com tintas de cores variadas e criava composições que posteriormente resultaram em grandes quadros que ocupavam paredes inteiras de sua casa. 

Kirigami: a arte de cortes com dobraduras em papel  

A palavra kirigami tem origem dos termos em japonês “kiru”, que significa “cortar” e “gami” que significa “papel”. Ou seja, trata-se da possibilidade de cortar o papel dobrado, diferentemente do origami, por exemplo, onde o papel é dobrado sem que seja cortado. 

Uma das principais características do kirigami é a simetria e como algumas dobraduras e recortes podem criar uma figura em 3D realista e extremamente delicada. 

Nas escolas japonesas o kirigami é ensinado como forma de manter a tradição de ancestralidade, já que a prática remete a centena de anos onde os monges faziam esse tipo de dobradura como oferendas aos deuses. 

Desenhos geométricos de flores, flocos de neve e animais são exemplos de figuras que podem ser feitas de kirigami

As melhores opções de tesouras 

Para garantir cortes precisos nas colagens, em scrapbooks ou em kirigamis, a escolha das tesouras é essencial. 

Existem diferentes tipos de tesouras e cada uma delas pode ser usada com objetivos específicos. 

Entenda mais sobre os tipos de tesouras:

1. Tesouras de grande porte

Esse tipo de tesoura é o mais indicado para cortes retos e extensos, por conta das suas lâminas amplas. Elas simplificam os cortes, minimizando a necessidade de abrir e fechar a tesoura repetidamente, resultando em cortes uniformes. 

Um modelo com essas características é a Tesoura Advanced Green, fabricada na França com anéis resistentes com proporcionam estabilidade e precisão no corte.

2. Tesouras de ponta média

Cortes menores e mais delicados, como os kirigamis, por exemplo, a tesoura mais indicada é a de ponta média. Equipadas com lâminas de comprimento e largura intermediários, elas são versáteis o suficiente para lidar com cortes pequenos em diversos tipos de estruturas. 

A Tesoura Zenoa Fit 13 é um exemplo de tesoura com essa estrutura, com anéis ergonômicos e emborrachados. 

3. Tesouras de ponta pequena

Caso a precisão nos detalhes seja essencial para o artesanato, as tesouras de ponta são a melhor escolha. Com lâminas curtas e estreitas, elas se adequadas para trabalhar em espaços minúsculos e aplicar acabamentos perfeitos. 

A Tesoura Advanced Green também conta com pontas pequenas para facilitar o processo de projetos delicados que demandam precisão no corte.

Continue a leitura de outros artigos sobre o universo das artes no blog da Grafitti Artes! 

E caso você queira se aventurar e explorar o seu lado artístico e criativo, acesse a nossa loja virtual e encontre os materiais necessários para isso!

Você pode gostar de...