Alfabeto Lettering: como fazer?

O lettering é uma prática artística que utiliza técnicas de desenho e pintura para criar letras ilustradas que juntas formam uma só composição. Nesta prática, cada letra é desenhada de forma única e pode apresentar diferentes estilos, por isso, treinar o alfabeto lettering é essencial para aperfeiçoar as habilidades.

Afinal, um trabalho de lettering pode ser realizado com variações de caligrafia, como letra cursiva ou de forma, e por meio de diversas técnicas, como faux calligraphy, brush lettering e bounce lettering.

Não existem limites para a criatividade nos trabalhos de lettering, e na hora de praticar vale seguir alguns truques básicos.

Confira algumas dicas que separamos para aprender a fazer as letras do alfabeto lettering:

1 – Conheça os termos técnicos

A primeira dica antes de começar a treinar o alfabeto lettering é conhecer os termos técnicos da letra e das linhas — que são como guias para a escrita.

Alguns dos termos são:

  • Altura X: é a altura entre a linha base e a linha média das letras minúsculas;
  • Olho: é o espaço em branco formado por uma letra totalmente fechada, como a letra “o”;
  • Loop: são as curvas espirais que podem ser feitas em certas partes das letras;
  • Ascendente: é a parte da letra que fica acima da linha média;
  • Descendente: é a parte da letra que fica abaixo da linha base.
Fonte: Atividades professores

2 – Utilize a caneta da forma certa

Na hora de praticar as letras do alfabeto lettering, é importante manusear a caneta corretamente, segurando próximo à ponta. Assim, é possível ter mais firmeza na mão e segurança ao fazer os traços.

Outra dica para fazer o alfabeto de forma correta é deitar a caneta em um ângulo de 45º em relação ao papel. Essa angulação facilita na hora de fazer os traços finos e grossos característicos do lettering.

3 – Escreva todas as letras

Escrever todo o alfabeto sem as técnicas de lettering é uma boa dica para compreender como cada letra é formada, identificando as curvas e quais traços são finos (sobem) e quais são grossos (descem).

A partir daí, vale começar a treinar cada letra de forma separada, utilizando a regra básica do lettering: os traços que sobem são finos e os que descem são grossos.

Fonte: Atividades professores

As melhores canetas

Utilizar os materiais certos para praticar lettering ajuda na evolução das técnicas e garante resultados ainda melhores a cada trabalho.

Pensando nisso, selecionamos as melhores canetas para utilizar durante a prática das letras lettering. Confira:

  • Caneta Pigment Liner

As canetas Pigment Liners são ideais para o uso em lettering feito à mão, pois apresentam pontas de diversos tamanhos, facilitando a criação de traços de diferentes espessuras.

Essas canetas ainda permitem o treino de técnicas mais avançadas, como o faux calligraphy e o bounce lettering, resultando em um trabalho elaborado e detalhado.

  • Caneta Stabilo Brush

Caneta de alta pigmentação, a Stabilo Brush possui uma ponta pincel um pouco mais dura, garantindo uma maior firmeza no traço e facilitando o trabalho de quem está iniciando no lettering.

Devido à sua tinta a base de água, a Stabilo Brush é aquarelável e pode ser misturada com outras cores, criando um efeito degradê incrível.

  • Caneta porosa Triplus Fineliner

O formato triangular das canetas Triplus Fineliner é ergonômico e mais confortável para o uso na prática do lettering. Além disso, a maior estabilidade e a ponta resistente à pressão facilitam o treino de linhas retas para os iniciantes.

As diferentes cores da linha Triplus Fineliner são misturáveis, permitindo a criação de efeitos degradê para deixar o lettering ainda mais bonito e personalizado.

Gostou das indicações?

Você encontra todas estas canetas e diversos outros materiais para lettering na Grafitti Artes, loja especializada em produtos para desenho, pintura e artesanato.

Confira uma seleção de materiais da Grafitti:

Quer conferir mais produtos para lettering e renovar os seus materiais?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e conheça a variedade de marcas.

Você pode gostar de...