Como organizar as suas metas e objetivos no planner

O uso do planner é uma forma prática e extremamente eficaz de organizar as tarefas e compromissos diários. A escolha por seu uso é feita principalmente por pessoas que preferem anotar em papel tudo o que precisam fazer.

No entanto, apenas comprar o planner não garante, por si só, a organização do dia a dia. É fundamental entender como estruturar suas metas e objetivos utilizando essa ferramenta. Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais neste artigo. Continue a leitura!

Mas afinal, o que é um planner?

O próprio nome do planner já indica seu significado: planejamento. Ele tem esse nome porque ajuda a estruturar o dia a dia, otimizando tempo e prioridades.

Portanto, é uma excelente ferramenta de organização, tanto pessoal quanto profissional. Apesar de esteticamente se assemelhar a uma agenda, muitas pessoas confundem os dois, mas existem diferenças nítidas.

A agenda é mais indicada para organizar compromissos diários, como um calendário. Se a sua principal necessidade é controlar tarefas e não esquecê-las, a agenda pode ser suficiente. Por outro lado, o planner é ideal para organizar a vida financeira, metas e objetivos, inclusive os relacionados a negócios.

A importância do planejamento estratégico

A importância do planejamento estratégico é fundamental quando pensamos em organização financeira, planejamento de viagens ou preparação de estudos. Isso porque é necessário considerar detalhes que vão além dos compromissos diários.

Essa base é essencial para alcançar objetivos pessoais e profissionais, e o planejamento estratégico é a ferramenta que permite a construção sólida desses planos.

No contexto brasileiro, onde desafios econômicos e a necessidade de otimizar recursos são constantes, o planejamento estratégico se torna ainda mais crucial. É por isso que o uso do planner se mostra uma excelente opção, pois ele não apenas oferece um roteiro claro para atingir metas, mas também ajuda a reduzir riscos financeiros e a melhorar a qualidade de vida.

Saiba como usar o planner para objetivos específicos

Agora que já explicamos o que é um planner e como ele pode ser uma ferramenta interessante para organizar metas amplas e complexas, vamos destacar para quais objetivos específicos ele pode ser usado.

1. Organização de tarefas da casa

Começando pela organização das tarefas da casa, o primeiro passo é escolher um planner que atenda aos seus objetivos, podendo ser mais de um, considerando os diferentes modelos disponíveis com temáticas e tamanhos variados.

Após essa escolha, reserve um tempo para planejar a semana com antecedência. Anote todos os compromissos e tarefas da próxima semana, tanto pessoais quanto profissionais, começando pelos horários fixos, como trabalho, estudo e lazer.

Depois de inserir esses compromissos, inclua as tarefas domésticas, como limpeza e compras, e estabeleça metas de organização para a semana. Por exemplo, você pode planejar organizar o armário ou fazer doações. Escreva essas metas no planner e divida em pequenas ações realizáveis ao longo da semana, facilitando alcançar o objetivo final.

2. Usar o planner no trabalho

Para usar o planner no trabalho, que envolve demandas imprevistas ao longo do dia, é importante distribuir as atividades de acordo com sua disponibilidade e prioridade, podendo usar cores diferentes para categorizar as tarefas.

O vermelho pode ser usado para tarefas urgentes, o amarelo para importantes e o verde para opcionais, facilitando a visualização das tarefas pendentes e concluídas no dia.

3. O planner como aliado para atingir metas financeiras

Seja para realizar a viagem dos sonhos, para comprar o imóvel próprio ou começar um o pagamento de uma previdência privada, por exemplo, as metas financeiras precisam de antecedência e organização.

Dessa maneira, o planner pode ser um aliado valioso para atingir metas financeiras, seja para realizar uma viagem, comprar um imóvel ou iniciar um plano de previdência privada.

Estabeleça suas metas financeiras para o ano, o mês e a semana, dependendo do valor que deseja alcançar. Anote suas metas no planner e divida-as em ações específicas a serem realizadas no curto prazo. Acompanhe seus rendimentos e despesas diariamente, fazendo os ajustes necessários.

Conheça algumas opções de planners adequadas para esses objetivos.

Encontre outros modelos na loja da Grafitti Artes! Aproveite também para nos seguir no Facebook e no Instagram.

Você pode gostar de...