Qual a diferença entre bullet journal, planner e scrapbook?

Quem gosta de fazer trabalhos manuais com papel pode contar com uma enorme variedade de produtos de papelaria e artesanato, como bullet journals, planners e scrapbooks. Mas você já se perguntou qual a diferença entre esses três tipos de caderno?

Bastante populares, esses cadernos chamam a atenção pela liberdade criativa, já que possibilitam o uso de diversos materiais e formas de decoração.

No entanto, é importante ressaltar que apesar de utilizarem materiais em comum, o bullet journal, o planner e o scrapbook possuem finalidades diferentes.

Saiba mais sobre cada tipo de caderno no artigo de hoje!

Bullet journal

O bullet journal é um tipo de caderno de anotações utilizado para a organização de ideias e o planejamento da rotina. Basicamente, ele funciona como um diário organizado, onde o usuário anota todo tipo de informação ou pensamento que achar importante, desde frases motivacionais até hábitos importantes.  

Totalmente personalizável, o bullet journal pode ser decorado com carimbos, adesivos, canetas coloridas, fitas, marcadores, etc.

Não existe regra para usar o bullet journal, as divisões, marcações e layout são criados da forma que o usuário preferir. O importante é utilizar um sistema de anotações que funcione para cada necessidade.

Planner

Popularizado nos últimos anos, o planner funciona como uma agenda, porém é mais flexível e incrementado do que os modelos tradicionais.

Normalmente dividido em semanas, o planner pode ser preenchido com diversas informações que vão além de compromissos e prazos importantes. Nesta agenda, também é possível incluir planejamento e controle financeiro, lista de desejos, planos de execução, etc.

Alguns modelos de planner podem trazer outros campos, como listas de tarefas (to do lists), divisão dos dias da semana, organização mensal e espaço para personalização.

O planner é uma boa opção para quem deseja ter acesso ao planejamento mensal, semanal e até diário em um único lugar.

Scrapbook

Enquanto o bullet journal e o planner são mais utilizados para organização e planejamento da rotina, o scrapbook funciona como um livro para guardar recordações e eternizar memórias.

Este álbum de recortes permite que o usuário documente acontecimentos importantes com fotos, anotações e recordações do momento. Para isso, vale utilizar colagens, fitas adesivas, pequenos objetos e o que mais a criatividade permitir. O importante é organizar as memórias de maneira personalizada e diferente.

O scrapbook ainda pode ser temático, funcionando como um álbum de fotografias, um diário de viagens ou um presente para alguém especial.

Quais materiais utilizar?

Como mencionamos, o bullet journal, o planner e o scrapbook são cadernos distintos, mas  que podem ser decorados utilizando materiais em comum.

Se você deseja ter seu próprio caderno personalizado, seja para organizar pensamentos, planejar a rotina ou eternizar memórias, é preciso ter em mãos alguns itens essenciais.

Confira os principais materiais usados para compor bullet journals, planners e scrapbooks:

  • canetas coloridas;
  • lápis de cor;
  • giz de cera;
  • marcadores;
  • fitas adesivas decoradas (washi tapes);
  • carimbos;
  • adesivos;
  • papéis coloridos;
  • tesoura;
  • cola;
  • régua;
  • clipes de papel;

Entre outros…

Onde encontrar os materiais necessários?

Agora que você já sabe a diferença entre bullet journal, planner e scrapbook e conferiu os materiais básicos para decorar cada um deles, que tal começar a personalizar seu próprio caderno?

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais artísticos, e reúne os melhores artigos de papelaria e artesanato.

São dezenas de marcas para você escolher! 

Confira uma seleção de produtos Grafitti:

Quer conhecer outros produtos? Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...