Dicas para fazer colagens criativas

Quem aqui nunca criou uma colagem para um trabalho da escola? As colagens criativas estão muito presentes durante a infância e o período escolar, quando as crianças realizam recortes em revistas e livros para criar novas imagens e fazer trabalhos manuais. 

Contudo, esta prática não se limita apenas a trabalhos escolares, artistas plásticos e ilustradores realizam colagens criativas que expressam sentimentos e inspiram outras pessoas.

Se você está em busca de novas ideias para realizar colagens criativas para decorar scrapbooks ou fazer trabalhos artísticos, confira as dicas que separamos hoje: 

1.Escolha os materiais 

O primeiro passo antes de começar a trabalhar nas colagens criativas é escolher os materiais básicos para realizar a composição. 

Como as colagens envolvem recorte e cola, materiais como tesoura de ponta fina, base de corte, estilete de precisão, régua e cola transparente são fundamentais no processo de criação.

Contudo, cada tipo de colagem pode exigir um material diferente. Para dar um toque ainda mais especial ao trabalho, vale utilizar tesouras de corte criativo — com lâminas dentadas — e fitas adesivas decoradas. 

2.Aproveite o que tem em casa

Quando se trata de colagem criativa, qualquer material pode ser aproveitado. Então, antes de investir em novos papéis, que tal aproveitar o que já tem em casa?

Revistas antigas, quadrinhos e livros sem uso podem ser utilizados tanto para compor o fundo quanto os detalhes da colagem. 

Outra dica interessante é recortar páginas inteiras e separá-las por cor, assim, é possível obter diversos tipos de papéis coloridos ainda mais criativos do que os tradicionais blocos de folhas.

3.Aposte na sobreposição de camadas

Apostar na sobreposição de camadas na hora de organizar a composição das colagens criativas pode criar um resultado diferente e tridimensional.  

Para isso, a ideia é sobrepor camadas de cores parecidas, criando um efeito degradê na colagem. 

Mas se a ideia é trabalhar apenas com um tom de cor, a sobreposição pode eliminar aquele efeito plano, criando novas formas e ressaltando a sensação de profundidade da colagem.

4.Crie textura com diferentes materiais

Se a sobreposição de imagens e camadas cria um efeito tridimensional, a utilização de materiais “inusitados” confere um efeito de textura ao trabalho. 

Nas colagens criativas, a palavra-chave é inovar! Por isso, vale reunir penas, folhas, conchas, pedaços de madeira e até pedrinhas coloridas para criar diferentes texturas e formar novas imagens.  

5.Utilize diferentes métodos de fixação

Inovar nos materiais para compor colagens criativas pode resultar na seguinte dificuldade: como fixar os objetos e componentes na superfície

Este momento é ideal para pensar diferente e ir além da tradicional cola ou fita adesiva! 

Claro que uma boa cola permanente e fita dupla face são essenciais no processo. Contudo, utilizar métodos variados, como grampos, linha e agulha e velcro conferem um novo visual à colagem e são bastante criativos.

Material para scrapbook é na Grafitti Artes! 

Que tal contar com todos os materiais necessários para iniciar o processo artístico e dar vida a suas mais novas colagens criativas? 

A Grafitti Artes oferece uma seleção completa de produtos para artesanato, desenho e pintura para você realizar qualquer trabalho artístico que imaginar!

Além dos materiais básicos para colagens, como réguas, estiletes, colas, diferentes tesouras e diversas canetas coloridas, na Grafitti você também encontra tudo para decorar o seu scrapbook, como:

E muito mais!   

Quer conferir nossas linhas completas de materiais?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...