Como escolher a mesa de desenho?

Quem trabalha com desenho artístico, técnico ou ilustração sabe da importância de contar com os equipamentos adequados para facilitar o processo de criação e garantir resultados mais profissionais. Nesse sentido, a mesa de desenho se torna essencial para diversos tipos de atividades.

Enquanto o modelo de mesa de desenho inclinada alivia o cansaço de profissionais e estudantes que passam várias horas trabalhando na mesma posição, a mesa de desenho com luz facilita o traçado e a visualização de detalhes, garantindo resultados ainda mais profissionais.

Se você ainda não tem uma mesa de desenho e está pensando em investir nesse material, não deixe de acompanhar o artigo de hoje. Preparamos um conteúdo especial que irá auxiliar artistas, desenhistas e estudantes na hora de escolher a mesa de desenho ideal. Continue a leitura.

Para que serve a mesa de desenho?

Com a mesma funcionalidade de uma mesa tradicional, a mesa de desenho inclinada é utilizada para apoiar o papel durante a realização de desenhos, ilustrações e projetos de diferentes tipos.

Geralmente, a mesa de desenho possui uma armação metálica e superfície de madeira, vidro, material plástico ou metacrilato, além de regulagem de altura e diversos acessórios, como gavetas, organizadores e bandejas removíveis. Alguns modelos podem incluir ainda rodas com travas.

Já a base inclinada da mesa de desenho e seu design ergonômico garantem maior comodidade ao desenhar e evitam que o usuário fique em posições desconfortáveis por longos períodos de tempo, como ocorre ao utilizar uma mesa tradicional

A mesa de luz para desenho, como o nome já sugere, é um tipo de mesa com iluminação, indicada para projetos de arquitetura e trabalhos com desenhos e esboços. Este equipamento é utilizado para auxiliar na realização de desenhos e conta com dispositivos como luz acoplada e superfície estável para facilitar o trabalho.

De modo simplificado, a mesa de luz para desenho é utilizada para transferir um desenho de uma superfície para outra.

Este material pode representar um grande aliado para quem está aprendendo a desenhar e ainda não possui a habilidade de fazer certos traços à mão livre.

Contudo, vale ressaltar que a mesa de luz pode ser utilizada por desenhistas experientes e outros tipos de usuários, como arquitetos e designers.

Isso porque este equipamento faz com que a luz atravesse o papel, facilitando a realização de traços precisos e detalhes mais elaborados, além de auxiliar o usuário a comparar modificações em planos arquitetônicos.

Mas atenção: por ser indicada exclusivamente para realizar desenhos e ilustrações, a mesa de desenho não deve ser utilizada para outras finalidades que não sejam desenhar, pois isso pode acabar danificando e inutilizando o equipamento.

Como escolher uma mesa de desenho?

Existe uma grande variedade de mesas de desenho, como as específicas para desenho técnico e desenho artístico, modelos multiuso, opções equipadas com superfície de vidro ou planas com fonte de luz, mesas inclináveis com acessórios e gavetas organizadoras, etc.

Esta grande variedade de opções se deve ao fato da mesa de desenho ser exigida por diferentes tipos de público, como arquitetos, engenheiros, ilustradores, estudantes, desenhistas e designers de interiores.

E com tantos modelos disponíveis no mercado, na hora de escolher a melhor mesa de desenho é preciso estar atento e observar uma série de aspectos que vão além de um design bonito.

Fatores como inclinação, montagem, acessórios, tamanho, resistência (mesas inclináveis), iluminação e brilho (mesas com luz) também são fundamentais na hora de investir em uma mesa de qualidade.

Dito isso, confira algumas dicas para acertar na escolha da sua mesa de desenho:

1. Tamanho
O mercado oferece mesas de desenho de diversos tamanhos, por isso na hora de investir nesse equipamento é preciso escolher o tamanho mais adequado e que comporte os papéis de forma correta.

É importante ressaltar que as medidas das mesas para desenho costumam ser configuradas conforme as dimensões das folhas de papel. Logo, ao escolher o equipamento é importante ter em mente qual tipo de papel será utilizado nos trabalhos de desenho ou ilustração.

  • Mesas com 29,7 cm x 42 cm são indicadas para folhas A3;
  • Mesas com 21 cm x 29,7 cm são indicadas para folhas A4;
  • Mesas com 14,8 cm x 21 cm são indicadas para folhas A5.

2. Resistência
As melhores marcas do mercado utilizam materiais de alta qualidade para oferecer aos consumidores produtos resistentes e duráveis.

Dessa forma, na hora de investir em uma mesa de desenho é importante procurar por marcas conhecidas e que ofereçam produtos de alta resistência.

3. Peso máximo
Como já mencionamos, as mesas de desenho devem ser utilizadas apenas para desenho e atividades relacionadas, visto que esses equipamentos não são feitos para suportar muito peso (ao colocar muito peso sobre a mesa, o mecanismo de elevação pode ser danificado).

Portanto, antes de comprar uma mesa para desenho, vale conferir o peso máximo que cada modelo suporta. Enquanto alguns modelos suportam até 10 kg, outros de melhor qualidade podem aguentar mais.

4. Inclinação
As mesas de desenho inclinadas podem ser reclinadas em diferentes graus, permitindo que o usuário trabalhe em uma posição confortável, sem precisar curvar a coluna e o pescoço ao desenhar.

No entanto, nem todas as mesas possuem o mesmo grau de inclinação, enquanto alguns modelos ficam quase na vertical, outros possuem poucas opções de posição.

Quem busca um equipamento mais versátil, pode investir em uma mesa com mais opções de inclinação.

5. Tipos de luz
As mesas de desenho iluminadas são fabricadas com diferentes tipos de luz, como neutra, quente ou fria.

A luz neutra possui entre 3.300K e 5.000K e é ideal para locais mais amplos. Já a luz quente ou amarela, se mantém abaixo de 3.300K e é adequada para locais externos, pois apresenta menor nitidez.

Por fim temos a luz fria, que está entre 5.000K e 6.000K e é ideal para desenhos, pois conta com uma iluminação mais eficaz.

Na hora de escolher a mesa de luz com iluminação, é importante considerar sua finalidade principal para investir em um modelo que atenda às necessidades.

6. Ajuste de brilho
Mesas de desenho com luz que possuem ajuste de brilho ampliam as possibilidades de criação do equipamento, já que a configuração ajuda o usuário a fazer sombreamentos e mais detalhes nos desenhos ou ilustrações.

Nesse sentido, mesas que contam com ajuste de brilho se tornam opções mais vantajosas e versáteis.

Alguns modelos de mesa de desenho

Agora que você já aprendeu como escolher a mesa de desenho mais adequada para a sua necessidade, confira alguns modelos desse equipamento disponíveis no mercado:

Mesa de desenho inclinadas:

  • Cavalete para desenho com tampo de vidro Sinoart

Com um design contemporâneo e grande funcionalidade, a mesa para desenho Sinoart possui tampo de vidro temperado com 60 cm x 90 cm e inclinação de 0 a 62 graus.

Este equipamento conta com rodinhas para facilitar a locomoção, além de gaveteiro com duas gavetas e dois porta objetos de plástico na lateral do tampo.

Já a altura da mesa é de 75 cm, o que permite a acomodação de uma cadeira de escritório para aumentar o conforto do usuário.

Confira a mesa de desenho Sinoart aqui!

  • Cavalete para desenho tubular (sem o tampo) Trident

O cavalete para desenho Trident é um equipamento funcional, indicado para diversos tipos de desenho e trabalhos artísticos.

Com inclinação de tampo de 0º a 90º e fácil elevação, este cavalete possibilita ao usuário trabalhar da maneira que preferir: sentado em uma cadeira ou banco alto ou em pé.

Confira o cavalete para desenho aqui!

Precisa de tampo? Confira opções de tampo para utilizar com o seu cavalete aqui!

  • Cavalete para desenho com tampo de madeira e banco Sinoart

A mesa para desenho Sinoart combina design contemporâneo e funcionalidade, garantindo um produto prático e eficiente ao usuário.

Com tampo de madeira (60 cm x 86 cm) com inclinação de 0º a 62º e base auxiliar (38 cm x 60 cm) que pode ser parcialmente recolhida, a mesa Sinoart acompanha diversos porta-objetos, como um gaveteiro com duas gavetas, um porta objetos de plástico na lateral do tampo e outro porta objetos de metal um pouco acima dos pés.

Além de todas estas características, o equipamento possui ainda um banco de 31 cm de diâmetro e 52 cm de altura.

Confira a mesa de desenho Sinoart aqui!

Mesa de desenho com luz:

  • Mesa de Luz Portátil A-4 MLP-30 Trident

Fabricada em chapa de aço e com tratamento anti-ferrugem e anti-derrapagem, a mesa de luz MLP-30 da Trident possui duas lâmpadas de 15 volts e uma espessa chapa difusora de acrílico leitoso, que garante contrastes de transparências muito bem definidos.

Por ser um equipamento portátil, a mesa MLP-30 conta com alça para transporte, o que facilita a locomoção, além de uma área iluminada de 30 cm x 22 cm.

Confira a mesa de luz MLP-30 Trident aqui!

  • Mesa de Luz Portátil A-3 MLP-45 Trident

A mesa de luz MLP-45 Trident é fabricada em chapa de aço com tratamento especial anti-ferrugem e anti-derrapagem, o que garante maior resistência e durabilidade.

Equipamento prático em termos de uso, esta mesa possui duas lâmpadas de 15 volts e uma grossa chapa difusora de acrílico leitoso, garantindo um ótimo LED branco e contrastes de transparências muito bem definidos e nítidos.

Equipamento portátil e com uma área iluminada de 30 cm x 22 cm, esta mesa conta com alça de transporte para facilitar a locomoção.

Confira a mesa de luz MPL-45 Trident aqui!

  • Mesa de Luz Portátil LED A-3 Criativo Sinoart

Feita em acrílico resistente e durável, a mesa de desenho Criativo Sinoart é um modelo super fino, leve e econômico, ideal para uma grande variedade de trabalhos, como estêncil de tatuagem, caligrafia, molde de corte e costura, desenhos de arquitetura, atividades de engenharia, entre outros.

Com 39,6 cm x 28,2 cm de área iluminada, esta mesa de luz apresenta um design moderno e ergonômico e conta com réguas de orientação nas bordas para facilitar o uso e garantir maior precisão nos traços.

Já o sistema de controle de luminosidade em LED assegura a distribuição homogênea da luz em toda a área de trabalho sem consumir muita energia, e garante que não haverá pontos de luz mais claros que outros.

Pesando apenas 1,8 kg, a mesa Criativo Sinoart é leve e possui uma boa espessura, sendo uma ferramenta bastante confortável para a criação de esboços e desenhos em tamanho A-3.

Confira a mesa de luz Criativo LED aqui!

Encontre sua mesa de desenho na Grafitti Artes

Todas as mesas de desenho que mostramos hoje estão na Grafitti Artes! A Grafitti é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato e possui uma ampla variedade de materiais artísticos para otimizar os seus trabalhos e criações.

Em nossa loja, você tem acesso às melhores marcas do mercado e pode encontrar dezenas de opções de materiais, como lápis, canetas, papéis de diferentes gramaturas, escalas, tintas, gizes e muito mais!

Acesse nossa loja virtual e confira a variedade da Grafitti Artes! Entregamos para todo o Brasil, faça seu pedido e receba no conforto da sua casa.

Você pode gostar de...