Como usar a caneta pincel?

O lettering é um tema frequente em nosso blog. Por aqui, já demos várias dicas de como praticar esta técnica e quais ferramentas utilizar. Hoje, vamos falar mais sobre um material essencial no lettering: a caneta pincel.

Também chamada de brush pen, a caneta pincel recebe esse nome, pois sua ponta tem o formato de um pincel e produz um traço que imita essa ferramenta, mas sem a aquela “bagunça” que pode ocorrer ao utilizar tinta e pincéis comuns.

A ponta da caneta pincel costuma ser bastante flexível, facilitando a modulação entre traço grosso e fino durante o lettering.

Esta característica permite que o artista realize traços com variações de espessura conforme a pressão aplicada na ponta. Com uma mesma caneta, é possível obter traços mais suaves e detalhados ou traços precisos e definidos.

Contudo, é importante esclarecer que as canetas pincel com pontas de feltro são mais firmes, auxiliando na hora de realizar traços mais precisos e facilitando o trabalho de quem não tem tanta experiência com o material.

Mas como usar a caneta pincel?

Agora que já falamos um pouco sobre a caneta pincel, é hora de mostrar como utilizar essa ferramenta nos trabalhos de lettering.

1 – Posição confortável

A primeira dica para utilizar a caneta pincel é encontrar uma posição confortável tanto para o corpo quanto para a mão.

Vale até deixar o papel um pouco inclinado, pois é mais fácil ajustar o papel sempre que preciso do que mudar a posição da mão várias vezes.

Uma posição desconfortável, como escrever deitado ou no chão, por exemplo, dificulta os movimentos da escrita e o controle da caneta, resultando em traços tortos e irregulares.

Já a mão deve estar inclinada de maneira uniforme, uma vez que a modulação do traço da caneta pincel aparece conforme a pressão exercida na ponta e não de acordo com a direção da mão.

2 – Controle da força

A força com que a caneta pincel é segurada também influencia muito no trabalho de lettering. Isso porque segurar com muita força, além de causar dor, dificulta a fluidez dos movimentos.

Controlar a força da mão na hora de utilizar a caneta pincel é o que permite a realização dos efeitos de fino e grosso do traço.

3 – Grau de inclinação

Além de alterar os resultados, o grau de inclinação da caneta pincel (o quanto ela está “deitada”) durante o uso também pode contribuir para a preservação do material.

Quanto mais em pé a caneta é utilizada, maior é o desgaste da ponta e mais difícil é a realização dos efeitos esperados.

O ideal é que a caneta pincel esteja inclinada em 45 graus e, se possível, quase toda a ponta seja encostada na folha durante a realização do traço.

Fonte: @a.mar.artes

4 – Uso alinhado com a folha

Para garantir que as palavras não fiquem desalinhadas, a caneta pincel deve ser utilizada na perpendicular. Ou seja, a mão e a caneta devem estar alinhadas com a superfície do papel ou com a linha utilizada como base para escrever.

Fonte: @a.mar.artes

5 – A prática é essencial

Por fim, é preciso ter em mente que os melhores resultados não irão surgir da noite para o dia.

A caneta pincel é um material que apresenta diferentes possibilidades de criação, por isso é preciso praticar até dominar a técnica de lettering com essa ferramenta.

Treinar o posição da mão para conseguir escrever e desenhar com a caneta pincel é a única forma de conseguir resultados cada vez melhores.

E para quem está começando a se aventurar no lettering, é recomendável utilizar canetas pincel com flexibilidade intermediária, que dão mais segurança durante o uso e entregam um traçado similar a um pincel.

Onde encontrar caneta pincel?

Se você está em busca dos melhores materiais artísticos para desenvolver a técnica do lettering, conheça a Grafitti Artes.

Loja especializada em materiais para pintura, desenho e artesanato, a Grafitti Artes trabalha com as melhores marcas de canetas pincel, além de diferentes tipos de papéis e marcadores indicados para quem trabalha com lettering ou quer apenas praticar a técnica.

Confira algumas opções de canetas pincel disponíveis na loja da Grafitti:

Quer conferir mais opções de caneta pincel e outros materiais para lettering?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras! Enviamos para todo o Brasil.

Você pode gostar de...