Materiais para quadrinhos: o que você precisa saber antes de comprar

Os desenhos em quadrinhos são uma forma de arte que expressa emoções, críticas, visões de mundo e posicionamentos políticos de uma maneira impactante, que envolve os leitores há muitos anos.

Esse envolvimento é tão grande que existem dezenas de encontros e eventos mundiais voltados exclusivamente para cartunistas e fãs de quadrinhos.

Nessas ocasiões, são formadas comunidades em torno de assuntos específicos, são criadas campanhas de financiamento de publicações de quadrinhos e, é claro, também proporcionam espaço para a discussão de ideias.

Se você é apaixonado pelo universo dos quadrinhos e desejar começar a criar suas próprias histórias, neste conteúdo separamos dicas essenciais para começar esse processo. Continue lendo!

O surgimento das histórias em quadrinhos

As histórias em quadrinhos são a união perfeita entre imagens e textos que se complementam.

Diante disso, dessa conexão criada, as narrativas podem ser engraçadas, dramáticas, com suspense e até mesmo terror. As possibilidades são diversas e cada autor pode escolher o seu gênero favorito, ou transitar entre eles. É muito comum que uma história em quadrinhos faça rir e chorar ao mesmo tempo.

Quanto ao surgimento dos desenhos em quadrinhos, podemos fazer uma viagem muito longa no tempo, que nos leva até a pré-história, quando os seres humanos usavam as pinturas rupestres para representar cenas do seu cotidiano, da sua cultura e dos seus mitos.

Essas pinturas, que podem parecer desconexas, pretendiam contar uma história e representavam principalmente o desejo daquelas populações de deixar registros do seu tempo.

Com o passar dos anos, outras maneiras de narrativas em imagens também se consolidaram, como é caso de pinturas egípcias presentes em vasos gregos, por exemplo.

Contudo, no fim do século XIX, as histórias em quadrinhos se popularizaram no estilo que conhecemos atualmente.

Alguns pesquisadores dizem que The Yellow Kid foi a primeira história criada nos moldes das narrativas atuais. Ela foi criada em 1896 por Richard Outcalt, que colocou os balões de fala nos personagens.

No começo, os quadrinhos eram de comédia e por isso ganharam o nome de comics, e ainda são chamados assim nos Estados Unidos.

Nas décadas de 1920 e 1930 foram criados personagens icônicos como Gato Félix, do autor Pat Sullivan, Tintin, de Hergé e Mickey Mouse e Pato Donald, de Walt Disney, consideradas referências até hoje.

E os super-heróis e as super-heroínas, que também são lembrados quando o assunto são histórias em quadrinhos, também ganharam o público, como os personagens Batman, de Bob Kane, Super Homem, de Jerry Siegel e Joe Shuester.

A prova do sucesso dessas histórias é a adaptação para cinema e tantos outros formatos que vieram depois. Os super-heróis fazem parte do imaginário das crianças e seguem sendo uma paixão durante a vida adulta.

Como começar a desenhar histórias em quadrinhos?

As histórias em quadrinhos, assim como outras criações artísticas, podem surgir e ser aprimorada por meio de experimentações e desenvolvimento de técnicas.

Para começar a desenhar histórias em quadrinhos, é importante ter uma ideia do que se quer contar, seja essa uma nova história ou uma adaptação de algum livro, filme ou jogo.

Essa primeira ideia pode ser melhor organizada e resumida em um roteiro, que pode servir de esboço. No esboço você pode incluir os personagens da história, uma noção geral dos diálogos e características deles e as cenas principais que irão compor a narrativa.

Após colocar essas primeiras ideias no papel, é possível, então, começar a ilustrar.

Nesse processo, lembre-se de colocar a sua criatividade nos desenhos, sem se apegar à perfeição inicial, já que é uma primeira ideia.

Pense sobre o formato dos quadros em que os desenhos serão feitos, se vão ocupar mais ou menos espaço das páginas e que tipo de balão de fala você prefere.

Faça dessas etapas o mais divertido possível, encontre, enquanto escreve os diálogos, o ritmo da sua história.

Os materiais necessários para começar a criar desenhos em quadrinhos

Agora que você sabe como iniciar o processo de criação da sua história em quadrinhos, anote a lista de materiais necessários para começar os desenhos.

Lápis 2B, 4B e 6B

Esses itens serão utilizados para fazer os seus personagens, assim como os efeitos de luz e sombra para evidenciar as sensações que você deseja transmitir:

Borracha

A borracha é importante para apagar os traços e chegar no seu estilo:

Apontador ou estilete

Esses dois materiais cruciais para deixar a ponta do lápis na espessura que você prefere para desenhar:

Bloco de papel sulfite

As folhas de papel são a base para a criação dos desenhos:

Encontre todos os materiais necessários para criar os seus desenhos em quadrinhos na loja da Grafitti Artes.

Aproveite e nos siga nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...