Quer pintar com tinta acrílica? Veja as vantagens e aprenda técnicas!


Se você está pensando em iniciar no mundo da pintura, já deve saber que a tinta acrílica é uma das mais recomendadas.

Entre as vantagens de aprender a pintar com tinta acrílica, podemos citar seu preço acessível, facilidade de adaptação entre iniciantes, secagem rápida e o fato dela poder ser diluída em água, além de ter um cheiro bem mais agradável.

Mas, antes de se aprofundar nas técnicas de pintura acrílica, vamos conhecer algumas particularidades sobre ela.

Qual é a origem da tinta acrílica?

Quando pensamos em técnicas de pintura tradicional, aquarela e óleo se destacam como estilos que existem há séculos e foram utilizadas para registrar momentos importantes da história mundial.

Esse não é o caso do acrílico, uma tinta sintética solúvel em água que surgiu há pouquíssimo tempo – se compararmos às demais.

Estima-se que os primeiros registros de pintura acrílica ocorreram nos anos 1930, quando um tipo de tinta sintética era usada para pintar carros e edifícios nos Estados Unidos.

Alguns pintores logo começaram a utilizá-la para fins artísticos, mas a primeira marca – com a mistura da forma como conhecemos hoje, com a possibilidade de ser diluída em água – só foi criada décadas depois, pelo químico Henry Levinson.

Sua versatilidade logo conquistou artistas como Andy Warhol e Wassily Kandisky, que usaram a técnica em suas obras de arte.

Na Europa, a tinta acrílica só chegou na década de 1960, quando Pierre Alechinsky descobriu o material em uma viagem aos EUA.

Quais as vantagens de pintar com tinta acrílica?

Como citamos no início do artigo, a pintura acrílica é uma das mais utilizadas entre os iniciantes justamente pela sua facilidade de aplicação.
Dissolvida em água, a tinta acrílica é fácil de espalhar, não exala um cheiro tão forte quanto outras técnicas e pode ser utilizada em uma ampla variedade de suportes. Mas, nada impede que seja utilizada pura.
Com isso, se tornou a favorita dos artistas que buscam versatilidade no acabamento de suas obras – incluindo os que gostam de trabalhar com tinta óleo e aquarela.
O único porém – que, dependendo do ponto de vista, também pode ser encarado como um benefício – é a sua secagem rápida. Essa característica torna difícil corrigir algum detalhe ou alterar a cor na tela.

Custo-benefício atraente também é uma vantagem

Outro motivo importante para escolher a tinta acrílica é o seu preço! Existe uma ampla variedade de marcas no mercado, possibilitando escolher opções que se adaptam a diversos tipos de orçamentos.

O que é preciso para aprender a pintar com tinta acrílica?

A pintura acrílica tem uma lista restrita de materiais, que engloba basicamente: pincéis, paleta para mistura, água, cavalete e a tela – que pode ser de algodão, linho, tecido sintético e até de papel, desde que seja escolhido um tipo próprio para esse tipo de tinta.

Agora, vamos a um passo a passo para aprender a pintar com tinta acrílica:

  • O primeiro passo é aplicar uma camada de tinta acrílica na tela para suavizar a superfície e servir como pano de fundo para a pintura.
  • Além de escolher uma cor mais clara e que harmonize com a ideia pensada para o trabalho, lembre-se que a tinta não deve ser muito compacta para essa fase.
  • Use um pouco de água para diluir a tinta acrílica, com a proporção mínima de 80% de tinta para 20% de água. Evite fazer a mistura direto na tela e tente não ultrapassear o limite de 50% de água. Prefira usar uma paleta, que deve ser levemente umedecida (com um borrifador, por exemplo) a cada 30 minutos;
  • Agora é hora de desenhar o esboço do desenho, que pode ser feito com lápis, giz, carvão ou outro de sua preferência;
  • Antes de iniciar a pintura acrílica, tenha em mente o planejamento na paleta de cores, começando sempre pelos mais claros antes de ir para os escuros;
  • Outra dica interessante para iniciantes é começar a pintura acrílica com os elementos mais distantes na tela. Assim, ficará mais fácil “acertar” os elementos mais próximos do primeiro plano;
  • Uma característica da tinta acrílica é a facilidade na aplicação de várias camadas;
  • Lembre-se de manter os pincéis que for utilizar na pintura acrílica sempre imersos em água, para evitar que a tinta endureça;
  • Para concluir a tela, adicione sombras para criar efeito de relevo no desenho;
  • Finalize com uma camada de verniz para tinta acrílica, para evitar que a tela sofra deterioração com o tempo.
    Vale lembrar que, apesar da recomendação de diluir a tinta acrílica em água para facilitar sua fluidez, também é possível utilizá-la da maneira que vem no pote e/ou tubo.
    E, apesar de ser solúvel em água, separe roupas e sapatos específicos para a pintura acrílica. Não é simples retirar as manchas, especialmente quando secas.
    Quer saber mais dicas para facilitar a pintura acrílica?
    Como a tinta acrílica se mistura bem para criar novas cores, uma boa combinação para os iniciantes é investir em branco, preto, amarelo, magenta e cian.

Já na escolha do pincel, os sintéticos são os mais recomendados. Mas, nada impede de investir em outros tipos, como os de cerda, que se mostram úteis para acabamentos com acrílicos densos.

Para as primeiras telas, invista em um kit básico com dois pincéis chatos grandes de 1 polegada (ideais para áreas extensas). Já para trabalhar os detalhes na tela, dois pincéis redondos macios (escolha um nº 10 e outro nº 6). Para sobreposições e efeitos mais “aguados”, vale ter um modelo redondo macio nº 12.

Outra escolha que gera dúvidas é a paleta! Para grandes misturas, uma bandeja ou prato de esmalte branco é uma ótima escolha. O trabalho de dissolução com água também ficará mais simples com uma paleta para aquarela (de metal, plástico ou porcelana, com compartimentos separados).

Tem mesmo que usar água para dissolver?

Não, necessariamente. Alguns especialistas sugerem o uso de mediuns líquidos para um maior controle da mistura.

Existem diversos tipos no mercado e que atuam de formas diferentes, equilibrando um acabamento brilhoso a fosco.

Mas, essa escolha não exclui a necessidade de molhar o pincel antes de iniciar a pintura!

Gostou das dicas?

Então, mãos à obra! Mas, lembre-se: nada substitui um bom curso de pintura para aprender as técnicas na prática e ter contato com outros profissionais de arte.

Onde encontrar materiais para pintura acrílica?

Se você está em busca de materiais para iniciar suas aventuras na pintura acrílica vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades – incluindo pincéis, tinta acrílica, cavaletes e telas.

Clique aqui e conheça nosso portfólio!

Você pode gostar de...