Como escolher os melhores papéis para desenho artístico e técnico?

Quais são os melhores papéis para desenho artístico e técnico? Papel não é tudo igual e os avanços tecnológicos deixaram essa indústria ainda mais interessante, tornando os processos de produção mais sustentáveis e melhorando a qualidade desses produtos.

Difícil mesmo é escolher o papel adequado em meio a um universo de possibilidades. Mas, você está no lugar certo e nós vamos ajudá-lo a encontrar o melhor papel para o seu próximo projeto. Seja para desenhos artísticos, técnicos ou outros trabalhos gráficos, a escolha do papel correto é essencial para alcançar um excelente resultado.

Neste artigo, você vai conhecer os diversos tipos de papel, suas características e o que levar em consideração na hora de escolher o papel ideal para o seu desenho técnico ou artístico. E, no final, você ainda confere um passo a passo para ajudar você nesse processo. Boa leitura!

As principais características dos papéis para desenho

Qual material você pretende usar em seus desenhos? Giz? Lápis de cor? Grafite? Tintas? Aquarela?
Para escolher o papel adequado para o seu desenho artístico ou técnico, é essencial que você tenha em mente quais recursos pretende utilizar, técnica seca, úmida ou mista, e que conheça as principais características da estrutura e constituição do papel.

Em outras palavras, você deve entender que cada tipo de papel para desenho possui atributos diferentes que vão interagir com os outros materiais utilizados e produzir diferentes resultados.

Por isso, na hora de escolher o papel, é preciso levar em consideração características como: gramatura, textura, tamanho e cor. Esses são termos que você vai utilizar sempre que precisar escolher um tipo de papel para os seus trabalhos.

Continue lendo para saber mais sobre cada um desses atributos e entender sua função na escolha do papel.

Gramatura do papel

A gramatura é o peso do papel e é medida em gramas por metro quadrado (g/m²). Essa informação é encontrada na embalagem do bloco de folhas. Quanto maior for esse número, mais “pesado” será o papel, isto é: mais espesso, mais denso e mais resistente será o papel.

A espessura também é uma característica importante do papel e que, embora possua similaridades, não deve ser confundida com a gramatura. A espessura do papel é a distância entre uma face e outra da folha e sua variação também impacta na resistência do material.

A seguir, conheça as gramaturas mais populares de papel e suas principais indicações:

  • Papéis de 40 g/m² a 90 g/m²

Os papéis de gramatura entre 40 g/m² a 90 g/m² são mais finos e, por isso, indicados para esboços e técnicas de rastreamento em trabalhos mais elaborados.

Com 40 e 45 g/m², o papel sulfurizê, também conhecido como papel manteiga, tem um excelente nível de transparência e é utilizado nos esboços de projetos arquitetônicos e de engenharia.

A transparência permite que diferentes etapas do projeto sejam desenhadas em folhas separadas e sobrepostas para facilitar a visualização do projeto como um todo.

O papel vegetal, geralmente com gramatura entre 60 e 92 g/m², é usado para a mesma finalidade, mas oferece mais resistência em relação ao papel sulfurizê.

Tanto o papel sulfurizê quanto o papel vegetal são usados para a transposição de rascunhos para a superfície final do projeto e são para materiais como grafite, carvão e sanguínea — uma espécie de giz feito de uma mistura avermelhada semelhante à terracota utilizada em esboços.

Nessa faixa de densidade também é possível encontrar papéis sem transparência, como papel milimetrado, papel margeado ou papel liso.

  • Papéis de 90 g/m² a 120 g/m²

Usados, principalmente, para desenhos artísticos e técnicos de estudantes de Belas Artes, Arquitetura e Design, os papéis com gramatura entre 90 e 120 g/m² são recomendados para projetos simples em grafite, canetas, marcadores, carvão e pastel.

Nessas gramaturas, é possível encontrar papéis como:

  • Sulfite: é o papel mais popular do mercado e possui aplicações infinitas em trabalhos técnicos e artísticos, mas é pouco resistente à aplicação de técnicas úmidas.
  • Offset: um dos papéis mais acessíveis do mercado, o offset é durável, econômico e multifuncional. O offset possui amido em sua composição e é mais poroso e resistente que o sulfite, mas não é indicado para trabalhos que envolvem recursos à base de água, já que absorve mais a umidade.
  • Couchê: em francês, couchê significa “camada”, o papel é formado por uma base de papel offset revestido por uma camada de carbonato de cálcio e outros aditivos químicos, que tornam o papel livre de ácidos e permitem que ele mantenha a qualidade do trabalho a longo prazo.
  • Kraft: muito versátil, o uso do papel kraft é popular no comércio e na indústria, na fabricação de sacolas e pacotes de embalagens. Em projetos artísticos ou técnicos o papel kraft é usado, principalmente, para rascunhos e modelagem.
  • Color plus: com uma imensa variedade de cores, o papel color plus também é livre de ácidos e, portanto, ideal para projetos que devem sobreviver ao tempo, usando grafite, canetas e carvão.
  • Vergé: mais firme que o papel sulfite e mais macio e fino que uma cartolina, o papel vergé é ideal para trabalhos em grafite, lápis de cor, canetas, marcadores e carvão.
  • Papéis de 130 g/m² a 224 g/m²

Os papéis com gramatura entre 130 e 224 g/m² são ideais para desenhos em geral em várias técnicas, principalmente aquelas que exigem a aplicação de várias camadas de materiais ou utilizam recursos com maior umidade, como tintas.

  • Papéis com mais de 224 g/m²

Papéis com gramatura superior a 224 g/m² têm alta resistência e são ideais para desenhos e projetos mais simples usando técnicas que utilizam recursos como giz pastel e tintas guache, aquarela, acrílica e outros materiais à base de água.

Para um resultado profissional ao utilizar recursos como aquarela, tinta acrílica, tinta óleo e técnicas mistas, o ideal é utilizar papéis com gramatura superior a 290 g/m². Mas há papéis específicos para atender às necessidades de cada técnica: papéis para aquarela, papéis para tinta acrílica e óleo e papéis para técnicas mistas.

Como vimos, para trabalhos mais leves e simples, como os esboços, você deve usar gramaturas baixas. Já para desenhos que precisam de mais camadas e maior resistência, o ideal é usar papéis com gramaturas mais altas.

Textura e porosidade do papel

A textura é uma característica do papel que pode ser identificada através do toque e também deve ser levada em consideração na escolha do papel adequado para o projeto.

Assim como as gramaturas, existem algumas opções de texturas mais populares no mercado, como:

  • Lisa

Para a técnica de desenho realista, é preferível papéis mais lisos, com menos porosidade e granulação, possibilitando suavizar os traços e alcançar o acabamento adequado. Confira algumas opções de papéis de desenho com textura.

Já para pintura — seja aquarela, acrílica ou óleo — os papéis sempre serão texturizados, mas essa texturização pode ser leve e suave, como a encontrada em papéis com textura lisa ou prensado a quente.

  • Fina

Papéis com textura fina ou prensados a frio são ligeiramente granulados. Esse é um tipo de textura comum, que oferece boa aderência aos materiais e ainda garante cores mais vivas e definição dos traços.

Por seu custo benefício, esse tipo de papel é utilizado para impressões e produção de trabalhos artísticos que pretendem ser comercializados.

  • Média

Papéis com textura média são excelentes para trabalhos em aquarela ou usando técnica mista. Esse tipo de papel, geralmente, é encontrado com gramatura superior a 180 g/m².

Também se encaixam nesse grupo os papéis para desenho com textura aveludada, ideal para o desenvolvimento de projetos artísticos.

  • Velino ou Vellum

Os papéis com textura velino são indicados para trabalhos artísticos de precisão e oferecem boa aderência para lápis de cor, grafite, carvão, pastel oleoso, canetas e marcadores.

Esse tipo de papel é de altíssima qualidade, garantindo a durabilidade e agregando valor ao projeto final.

  • Linho ou Telado

Papéis com textura de linho ou telado, diferente dos anteriores, possuem uma textura mais aparente. Os papéis desse tipo são fabricados de uma composição de fibras, que oferecem uma melhor absorção dos materiais e, portanto, uma secagem mais rápida.

Os papéis com textura de linho ou telado recebem esse nome porque se assemelham à superfície do tecido de mesmo nome e é usado para projetos que exigem alta qualidade e sofisticação.

  • Rugosa ou Torchon

Papéis com textura rugosa possuem uma textura visível, com pequenos grãos sobre a superfície e é ideal para aquarela, já que contribui para uma absorção mais lenta dos materiais e conservação do brilho característico dos pigmentos.

Além disso, esse tipo de papel facilita o uso de recursos como máscaras líquidas e fitas adesivas, que podem ser utilizadas para demarcar uma área do papel e depois removidas sem deixar marcas.

Tamanho do papel

Os papéis para desenho também possuem tamanhos variados. Um dos mais utilizados é o A4, com dimensões de 29,7 x 21 cm. Além de oferecer uma boa área para desenhar, este tamanho permite que a folha seja armazenada em pastas comuns.

Outras medidas padronizadas que podemos encontrar são:

  • A5: a metade do tamanho de um A4, com 14,8 x 21 cm.
  • A3: o dobro do tamanho de um A4, com 29,7 x 42 cm.
  • A2: o dobro do tamanho de um A3, com 59,4 x 42 cm.
  • A1: o dobro do tamanho de um A2, com 84,1 x 59,4 cm.
  • A0: o dobro do tamanho de um A1, com 118,9 x 84,1 cm.

Dica rápida: se precisar de uma folha de papel pequena para desenho , utilize o A5. Caso necessite de mais espaço para um grande trabalho, o A3 poderá te ajudar.

Os papéis podem ser adquiridos de modo avulso, em blocos, resmas ou, para manter seus rascunhos em um único lugar, você pode utilizar um sketchbook, disponível nos tamanhos A3, A4, A5, A6, e muitos outros formatos.

Também é possível encontrar sketchbooks com gramaturas maiores de papel, texturas e cores variadas, de acordo com as suas preferências.

Cor do papel

No mercado de papelaria e arte, é possível encontrar uma vasta gama de cores de papel: foscas, brilhantes, vibrantes e em tons pastéis.

Mas, antes de escolher uma cor de papel, é preciso considerar seu impacto no resultado final do desenho. Portanto, a escolha da cor do papel vai depender da técnica que você pretender usar.

O papel branco é mais fácil de encontrar e o mais utilizado em desenhos artísticos e desenhos técnicos.

Conheça os principais tipos de papel para desenho

Se você chegou até aqui, já percebeu que o mundo dos papéis é vasto e repleto de detalhes. Existem vários tipos de papéis para os mais diversos usos, seja comercial, industrial, artístico ou técnico.

O papel é a superfície que deve sustentar sua habilidade técnica e oferecer espaço para sua criatividade trabalhar.

A seguir, conheça os principais tipos de papel para desenho artístico e para desenho técnico.

Papéis para desenho artístico

Os desenhos artísticos são aqueles que retratam o sentimento do desenhista e oferecem mais liberdade criativa ao artista. Um desenho artístico pode partir da imitação do que se vê ou ser fruto da imaginação.

Alguns exemplos de desenhos artísticos utilizam técnicas com lápis, nanquim, carvão, aquarela, entre outras. Veja os tipos de papel para desenho artístico:

  • Papel Canson XL Bristol: papel liso e macio, com gramatura de 180 g/m² e com ótimo custo benefício. Pode ser usado para desenhos realistas e também com carvão;
  • Papel Fabriano Liscio: liso, robusto, com gramatura elevada e permite fazer detalhes e sombras com precisão;
  • Papel Lana Bristol: liso, o papel é ideal para desenhos realistas;
  • Papel Hahnemühle: papel de alta qualidade, ótimo para desenhos realistas. A marca possui algumas linhas, como a Nostalgie que apresenta cor levemente amarelada;
  • Papel Canson Layout: essa linha da Canson é muito usada para trabalhos com nanquim, pois oferece papéis lisos.

Papéis para desenho técnico

Regulamentado pela ABNT, o desenho técnico é, geralmente, feito por profissionais de arquitetura, engenharia ou desenho industrial que precisam representar uma ideia de um produto através de formas, dimensões e posições.

Esse tipo de desenho é rico em detalhes, linhas precisas, cortes e escalas variadas.

Os principais papéis para desenho técnico são:

  • Papel sulfite comum: que pode ser utilizado para um esboço do dia a dia;
  • Papel manteiga: possui superfície lisa e antiaderente, porém não permite correções;
  • Papel vegetal: muito semelhante ao papel manteiga, com a vantagem de fazer correções no desenho;
  • Papel Canson: mais áspero e de gramatura acima de 120 g/m².

5 passos para escolher o melhor papel para desenho

Agora que você já conhece as principais propriedades do papel e como elas se aplicam na escolha da superfície ideal, preparamos um passo a passo para auxiliar você a escolher o papel certo para o seu projeto.

Confira, 5 passos para escolher o papel ideal:

  1. Decida a técnica que será utilizada
    Depois de estabelecer se esse será um desenho técnico ou artístico, você deve escolher a técnica e os recursos que serão utilizados na produção.
    Será um rascunho em grafite? Um concept usando canetas e marcadores? Um esboço em aquarela? A decisão do material que será usado na produção do desenho precisa ser a primeira, porque cada substância se comporta de maneira diferente, impactando no resultado final do desenho.
  2. Estabeleça o tamanho adequado
    De quanto espaço você precisa para desenvolver o desenho? O tamanho básico A4 é ideal ou você precisa de um formato maior?
    Essa é uma decisão importante porque alguns tipos de papel não são fáceis de encontrar em tamanhos maiores ou o contrário e talvez você precise encontrar um meio termo, adaptando os recursos para obter a solução desejada.
  3. Escolha a cor do papel
    A cor do papel também influencia no resultado final do projeto, por isso também precisa ser considerada em relação aos materiais utilizados, principalmente às cores.
    Trabalhando com cores de grafite ou tintas branca e preta e variando a cor do papel, é possível criar um efeito de contraste interessante entre linhas e superfície, por exemplo, ou usar a variação de tonalidades para elaborar um projeto em uma só cor e muitas outras possibilidades.
  4. Decida a gramatura
    A gramatura do papel é uma escolha incontornável para quem se preocupa com o resultado final e a durabilidade do desenho.
    Você pode consultar o tópico deste artigo sobre gramatura para se orientar melhor e entender qual a densidade e resistência necessárias para o seu projeto.
    Lembre-se: para rascunhos e desenhos simples, use gramaturas menores, e para desenhos que exijam a aplicação de múltiplas camadas, prefira gramaturas maiores.
  5. Considere um papel com textura
    A textura do papel ajuda a reduzir o tempo de absorção dos materiais e torna o trabalho com materiais úmidos, como tintas, mais fácil.
    Além disso, os papéis com textura produzem um resultado final mais sofisticado e oferecem maior qualidade técnica, ao possibilitarem a aplicação e remoção de fitas adesivas sem deixar marcas.

Onde encontrar papéis para desenhos artístico e técnico?

Agora sim, você já sabe tudo o que precisa sobre as propriedades e os tipos de papéis para desenho artístico e técnico e vai poder escolher melhor o material para seus trabalhos.

A Graffiti Artes atua há mais de 30 anos no mercado de materiais artísticos, técnicos e para artesanato e é uma referência no segmento, oferecendo uma ampla linha de materiais de altíssima qualidade para profissionais e amadores.

Para ajudar você a desenvolver suas habilidades de desenho e experimentar outras superfícies para o seu trabalho, preparamos uma lista com as principais e mais importantes marcas de papéis para desenho, como a Canson, Hahnemühle, Fabriano e Clairefontaine. Todos eles você encontra em nossa loja virtual. Confira:

  • Bloco Layout 180 g/m² Técnico Canson: perfeitamente branco e liso, com tratamento contra fungos e bactérias, o papel é ideal para esboços e rascunhos de desenho com lápis, grafite, carvão, pena tubular, nanquim, marcadores etc.
  • Bloco XL Bristol 180 g/m² Canson: papel opalina, acetinado, extra branco, ultra liso e altamente resistente a correção, é indicado para lápis, canetas, pena tubular, aerógrafo e técnicas que exigem traços precisos.
  • Bloco Croquis (Sulfurizê/Manteiga) 40 g/m² Canson: papel translúcido, levemente amarelado e maleável, com PH neutro e tratamento contra fungos e bactérias, indicado para esboços e desenhos a lápis.
  • Bloco Vegetal 60 g/m² Canson: papel translúcido e perfeitamente liso, com PH neutro e tratamento contra fungos e bactérias, usado para copiar e desenhar.
  • Bloco Desenho Nostalgie 190 g/m² Hahnemühle: papel livre de ácidos e resistente ao envelhecimento, com brancura natural, consistência firme e granulação que permitem uma aderência perfeita do grafite e também de tintas úmidas.
  • Bloco Bristol 250 g/m² Hahnemühle: branco, livre de ácido e com boa resistência ao envelhecimento, o papel é ideal para esboços, desenhos e também na confecção de maquetes.
  • Papel para Desenho Fabriano 4L 220 g/m²: bastante resistente a rasuras e correções, o papel pode ser utilizado com grafite, nanquim, canetas, e é indicado para profissionais e estudantes de desenho técnico, artes gráficas, arquitetura e topografia.
  • Bloco Desenho Creation 90 g/m² Clairefonteaine: ideal para esboços com lápis e carvão, o papel branco é levemente texturizado e livre de ácido.
  • Bloco Desenho XL Kraft 90 g/m² Canson: desenvolvido para estudantes de Belas Artes, o papel tem um lado liso e outro com textura levemente canelada, e é indicado para estudos a lápis, pastel e outras técnicas secas.
  • Bloco XL Aquarelle 300 g/m² A4 Canson: com textura fina e prensado a frio, esse papel é usado para técnicas à base de água, como acrílico, guache e aquarela.

Garanta seus materiais para desenho artístico e técnico agora e pare de adiar seus projetos!

O papel para desenho já está escolhido? Então, é hora de adquirir outros materiais para os seus trabalhos artísticos e profissionais.

Acesse a loja virtual e conheça toda a variedade de produtos que a Grafitti Artes disponibiliza para você.

E para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado de materiais artísticos, acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook.

Você pode gostar de...