O que é arte contemporânea?

A arte é composta por diversos movimentos que marcaram épocas e entraram para a história, como o Renascimento, o Romantismo, o Surrealismo, entre outros. Mas você já ouviu falar da arte contemporânea?

O cenário artístico atual é dominado por esta corrente, que ainda não é tão conhecida do grande público.

Pensando nisso, preparamos um artigo para você saber mais sobre a arte contemporânea! Continue acompanhando.

O que é arte contemporânea?

A arte contemporânea é uma tendência artística que surgiu por volta da segunda metade do século XX (década de 1950), em um período pós-guerra.

Por representar uma ruptura com a arte moderna, este estilo também é conhecido como arte pós-moderna, e teve início, principalmente, com a chegada da Pop Art e do Minimalismo — expressões de vanguarda que compõem a arte contemporânea.

A arte contemporânea apresenta expressões e técnicas inovadoras, realizando uma ruptura com alguns pensamentos modernos, trazendo novas formas de produzir e enxergar a arte e propondo uma releitura do que é a arte.

Assim, esta tendência não busca apenas a análise da obra de forma direta, ela valoriza tanto a peça quanto a percepção do artista no processo de criação, ou seja, a arte contemporânea integra o trabalho ao processo criativo.

As principais características desta corrente são:

  • Rompimento com os velhos padrões;
  • Uso de novas tecnologias e mídias;
  • Liberdade artística;
  • Questionamentos da definição de arte;
  • Aproximação da cultura popular;
  • Forte reflexão e questionamento;
  • Junção de estilos artísticos.

Como a arte contemporânea está diretamente ligada à comunicação e à experimentação, ela reúne alguns movimentos e expressões de vanguarda, como a Pop Art, o Minimalismo, o Fotorrealismo, a Arte Conceitual, a Arte de Rua e a Performance na Arte.

Os principais artistas da arte contemporânea

Agora que você já sabe o que é arte contemporânea e suas características, confira os principais nomes que fazem parte desta corrente:

1 – Andy Warhol

Artista plástico, ilustrador, pintor e cineasta norte-americano, Andy Warhol é um dos principais nomes do movimento Art Pop, além de ser conhecido como um dos artistas mais influentes da segunda metade do século XX.

Suas obras são consideradas de fácil entendimento para a maior parte das pessoas e seguem influenciando a produção artística e a cultura pop nos dias atuais.

Através de seus diferentes métodos e materiais, Warhol introduziu novos conceitos e mudou a maneira de se fazer arte.

Campbell’s Soup Cans (1962)

Campbell’s Soup Cans (1962)
Fonte: O Globo

2 – Banksy

Banksy é o pseudônimo de um artista de rua britânico, que utiliza estêncil para produzir suas obras pelas ruas de Bristol, Londres e várias outras cidades do mundo.

Os trabalhos de Banksy são essencialmente satíricos e repletos de significados, fazendo críticas a diversos temas da vida moderna, como capitalismo, autoridade, poder, guerras, política, fama e até mesmo o mercado das artes.

Através de seus grafites, o artista busca criticar, propor ideias e reflexões e chocar as pessoas. Devido ao seu trabalho, Banksy já construiu um legado inegável para a arte.

Love is in the Air (Soldier throwing flowers) (2005)

Love is in the Air (Soldier throwing flowers) (2005)
Fonte: Cultura Genial

3 – Marina Abramovic

Marina Abramovic é uma artista performática sérvia que iniciou sua carreira no início dos anos 70 e se mantém em evidência até os dias atuais devido aos seus trabalhos que testam a resistência e os limites do corpo e da mente.

A artista é conhecida ainda por utilizar seu próprio corpo como um espaço para exploração artística e espiritual e por realizar performances que envolvem a participação ativa da plateia.

Rest Energy (1980)

Rest Energy (1980)
Fonte: MoMA

4 – Lygia Clark

Pintora e escultora brasileira contemporânea, Lygia Clark trabalhou com instalações e body art, propondo a desmistificação da arte e do artista. Para ela, o espectador não deveria apenas contemplar a obra, mas sim participar e compartilhar de sua criação.

Lygia também realizou trabalhos voltados para a exploração sensorial, buscando ampliar a percepção, retomar memórias ou provocar diferentes emoções. Nestas obras, o papel do artista é de canalizar as experiências.

Bicho (1960)

Bicho (1960)
Fonte: MAM

Estes são os principais nomes da arte contemporânea mundial, mas existem diversos outros artistas que fazem parte desta corrente e que vale a pena conhecer.

Confira 5 artistas contemporâneos que você precisa conhecer!

Gostou de saber mais sobre a arte contemporânea e quer ver mais conteúdos interessantes?

No blog da Grafitti Artes, você fica por dentro de tudo sobre o universo das artes, além de conhecer dicas e técnicas para aprimorar cada vez mais seus trabalhos de pintura, desenho e artesanato.

Visite nosso blog e confira conteúdos exclusivos!

Você pode gostar de...