Base acrílica para telas: entenda a importância e veja passo a passo de preparação

A base acrílica para telas é um dos complementos mais importantes para preparar a superfície antes de iniciar a pintura. Além de garantir um acabamento mais bonito e de melhor qualidade, essa etapa também é primordial para a longevidade da obra.

Além de ser utilizada na preparação de telas, a base acrílica também exerce esse papel em peças de artesanato. Mas, como fazer isso? Preparamos um guia para te ajudar a preparar telas com o produto.

Por que utilizar a base acrílica para telas?

Quando iniciamos uma pintura, a tela necessita ser protegida por uma cobertura que evite que a tinta atinja as fibras do tecido.

Além de aumentar a durabilidade da obra de forma efetiva, a preparação é essencial para evitar a proliferação de fungos, refletir a luz branca e propiciar maior uniformidade e aderência à pintura.

Algumas telas podem ser compradas já com essa cobertura – processo que recebe o nome de imprimação – mas nem todos utilizam material de boa qualidade, como é o caso da base acrílica.

As melhores marcas de base acrílica para tela possuem resina acrílica em sua fórmula, substância que contém agentes bactericidas e fungicidas. O produto também é encontrado com o nome de gesso acrílico.

Como preparar uma tela com base acrílica?

Agora que você já sabe a importância de utilizar a base acrílica na imprimação de telas, chegou o momento de aprender como fazer isso.

O primeiro passo é conhecer as características da cobertura: possui fundo fosco branco, consistência espessa e já vem pronta para uso, apesar de ser solúvel em água. Sua secagem é rápida e não craquela!

A base acrílica pode ser usada na preparação de telas para pinturas a óleo e acrílica, além de ser ideal para fundo de pastel, pastel oleoso, grafite e carvão. Ela pode ser aplicada em telas cruas, papel, madeira, cartão e superfícies porosas sem óleo.

Veja o passo a passo para utilizar:

1. Antes de aplicar a base acrílica na tela, misture bem;
2. Você pode usar o produto puro ou diluído em água (proporção máxima de 20%);
3. Utilize um pincel ou rolo de espuma para aplicar a cobertura na tela esticada. No caso de texturas, pode-se utilizar espátulas ou trinchas;
4. Uma camada é suficiente, mas você pode fazer mais de uma se quiser uma base menos transparente;
5. Espere 24h antes de iniciar a pintura, mantendo a tela em um ambiente arejado e longe de poeira. Ou consulte o tempo de secagem de acordo com o fabricante.

A diluição em água é interessante para que a textura do pincel não apareça, evitando também a formação de ranhuras. Também é possível adicionar um pouco de tinta acrílica na base caso a ideia seja ter uma cor nesta cobertura.

Outra dica importante é evitar o uso de secadores de cabelo ou qualquer outro método para acelerar a secagem do material. Esse tipo de atitude acaba criando ‘estrias’ na base ou, pior, resulta em um craquelamento.

Se a ideia for uma tela com acabamento completamente liso, pode ser necessária mais do que uma demão de base acrílica. Mas é fundamental que as camadas não sejam grossas demais e o artista deve aguardar a secagem da anterior antes de aplicar uma nova.

No caso de materiais porosos, como madeira e cerâmica, a base pode ser lixada mesmo após a secagem.

Quais são as melhores marcas de base acrílica para telas?

A base acrílica é um produto relativamente barato e facilmente encontrado em lojas de artesanato especializadas. Um dos principais fabricantes é a Acrilex que disponibiliza uma base de acabamento branco fosco, com secagem rápida, não tóxica e que pode ser lixada.

A Corfix também é outra opção adequada para preparar telas antes da pintura. Também solúvel em água e consistência levemente espessa, possui qualidade e preço similar.

É possível pintar sem preparar a tela?

Depende da qualidade da tela e do tipo de tinta que o artista pretende utilizar. No caso da tinta acrílica, por exemplo, é possível pintar diretamente caso a tela já venha com uma imprimação original do fabricante.

Até porque esse tipo de tinta já possui a resina acrílica na sua composição, produto que atua como aglutinante, e tem como principal característica sua rápida evaporação. Ou seja, a tinta dificilmente atingirá o tecido e causará danos graves.

Já com a tinta óleo, isso não acontece. Seu processo de secagem é por oxidação, uma reação química lenta e que não impede que a tinta alcance as fibras do tecido. Uma das consequências de uma tela sem preparação com base acrílica nesse caso é o aparecimento de fungos que comprometem a qualidade e longevidade da pintura.

Onde encontrar base acrílica para telas?

Se você está em busca de materiais para a preparação de telas, conheça a Grafitti Artes.
É uma uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.
Clique aqui e conheça o portfólio!

Você pode gostar de...