Como funciona o lápis integral?

Você já ouviu falar em lápis integral? Quem trabalha com arte e desenho, certamente já utilizou este material ou ao menos já ouviu falar sobre ele. Mas para muitas pessoas, o lápis integral ainda é um utensílio desconhecido.

Pensando nisso, preparamos um artigo para você conhecer mais sobre este tipo de lápis e descobrir como utilizá-lo nos seus próximos desenhos e trabalhos artísticos. Continue acompanhando para saber mais!

O que é lápis integral?

O lápis integral nada mais é do que um lápis formado por uma mina de grafite puro, coberto com uma fina camada de verniz. Ou seja, o corpo deste lápis é totalmente feito em grafite, sem a presença da madeira que costuma proteger o interior dos lápis tradicionais.

Para evitar que o grafite faça muita sujeira durante o uso ou manche o papel e as mãos, o lápis integral conta com uma “capa protetora” de verniz na parte externa.

Este tipo de lápis é ideal para trabalhos artísticos, como desenhos ou esboços, e está disponível em diversas graduações — lembrando que quanto maior for a graduação, mais macio será o grafite.

Além do modelo integral grafite, é possível encontrar no mercado lápis integral colorido e aquarelável.

Mas atenção: na hora de apontar o lápis integral, o recomendável é utilizar uma lixa ou estilete para desgastar a extremidade, já que o uso do apontador tradicional pode consumir muito grafite e reduzir a durabilidade e o aproveitamento do lápis.

Como o lápis integral funciona?

Por ser composto integralmente por grafite, este tipo de lápis é mais frágil e exige um cuidado maior durante o manuseio. Quedas podem quebrar o grafite com facilidade, dificultando o uso e reduzindo a vida útil do material.

O lápis integral costuma ser mais macio do que os lápis tradicionais, e as diferentes graduações podem ser utilizadas para representar efeitos variados no desenho. O lápis integral grafite de maior graduação, por exemplo, é indicado para criar efeitos de sombras.

Já os lápis integrais coloridos podem ser utilizados tanto em papéis claros quanto escuros, apresentando algumas diferenças de tonalidade quando usados na folha branca e na preta.

As variações aquareláveis dos lápis integrais oferecem diversas possibilidades de uso, inclusive a criação de cores em degradê e a mistura de tonalidades.

Onde encontrar lápis integral

Agora que você já conheceu mais sobre o lápis integral e conferiu dicas úteis para aproveitar ao máximo esse material, confira onde encontrar lápis integrais de diferentes tipos para os seus trabalhos artísticos.

A Grafitti Artes é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, e reúne diversas opções de lápis integral para você renovar seus materiais de desenho.

Confira alguns itens que separamos:

Precisa de mais materiais? Na Grafitti Artes, você encontra!

Nossa loja reúne diversas opções de lápis, canetas, papéis, tintas, pincéis e outros materiais artísticos para profissionais, estudantes e entusiastas da arte.

Acesse nossa loja virtual, confira a variedade de produtos e boas compras!

Você pode gostar de...