Como misturar cores com lápis?

Você já encontrou dificuldades para representar a tonalidade ideal em um trabalho artístico? Ao testar diferentes técnicas e misturar cores é possível criar novas tonalidades e alcançar o resultado final desejado.  

Mas você sabe como é feita a mistura de tonalidades utilizando lápis de cor?

Misturar cores para se obter novos tons exige um certo conhecimento sobre paleta de cores e cores primárias, secundárias e terciárias.

Se você não conhece nada disso, não se preocupe! Confira o artigo para aprender a misturar cores.

A mistura de cores
Trabalhar a mistura de cores com lápis de cor é bem diferente do que usar tintas ou pastéis. Afinal, o lápis de cor não possui as mesmas propriedades dos outros materiais, por isso, as cores não se misturam da mesma forma.

Para criar diferentes tonalidades com o lápis de cor é preciso trabalhar com novas camadas em cima de cada base de cor. 


Assim, ao aplicar duas cores diferentes uma em cima da outra é possível obter uma terceira tonalidade totalmente nova.

Mas afinal, como misturar cores?
Como mencionamos, para misturar cores é preciso conhecer um pouco sobre as tonalidades primárias, secundárias e terciárias. Mas não se preocupe, é bem fácil de entender!

Saiba mais sobre cada uma delas:

 

  • Cores primárias
    As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Estas tonalidades são classificadas como primárias pois não podem ser obtidas através da mistura de nenhuma outra cor.
  • Cores secundárias
    As cores secundárias são laranja, roxo e verde, e surgem a partir da mistura das cores primárias. Por isso, elas têm esse nome.

    Confira as misturas das cores secundárias:
  • Amarelo e vermelho = laranja
  • Amarelo e azul = verde
  • Azul e vermelho = roxo ou violeta 
  • Cores terciárias
    Por fim, temos as cores terciárias. Estas tonalidades são obtidas através da mistura de cores primárias com secundárias.

    Por exemplo, o vermelho e o roxo criam uma tonalidade similar ao vinho. O azul e o verde dão origem ao verde-água. E a mistura entre amarelo e laranja resulta em uma cor similar ao bege.

    As principais cores terciárias são verde oliva, turquesa, azul celeste e rosa.

Agora que você já está por dentro dos conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias, é hora de aprender a fazer a mistura de tonalidades na prática, através da roda de cores.

A roda de cores é uma importante ferramenta que auxilia na compreensão das relações entre as cores. Confira como fazer a sua própria roda de cores:

 

 

  • Desenhe um círculo em uma folha de papel e divida-o em seis partes iguais (fatias).  
  • Preencha três fatias opostas com as cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Nesse momento, a roda deve alternar entre uma fatia pintada e outra não.
  • Nos espaços vazios restantes, preencha com as cores secundárias (laranja, verde e roxo).

 


E está pronta a sua roda de cores básica! É possível também fazer modelos maiores, com 12 ou 24 fatias, por exemplo, preenchendo com as cores terciárias.

Para identificar as cores na roda, basta seguir as dicas a seguir:

 

 

  • Cores análogas: são as tonalidades que estão mais próximas na roda de cores, ou seja, que estão lado a lado. Resulta em combinações mais suaves.   
  • Cores complementares: são as duas cores em posições opostas na roda, ou seja, que estão de frente uma para outra. Resulta em combinações mais vibrantes e ousadas.
  • Cores complementares decompostas: combinação conhecida como tríade, utiliza as tonalidades equidistantes da roda (com distâncias iguais), que formam um triângulo. Esta combinação apresenta um efeito de alto contraste e harmônico.

 

 

Onde comprar materiais para arte
Gostou de aprender as combinações básicas das cores? Então, que tal investir em diferentes lápis de cor para começar a praticar a mistura de tonalidades?

Na Grafitti Artes, loja especializada em artigos para artesanato, pintura e desenho, você encontra todos os materiais necessários para compor os mais diversos trabalhos artísticos e testar novas cores.

Dentre a variedade de produtos, oferecemos lápis de cor permanentes e aquareláveis, gizes de cera, papéis em diferentes gramaturas, blocos para desenho e muito mais!

Confira nossa seleção especial de materiais:

 

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes para comprar estes e diversos outros produtos para os seus trabalhos de arte.

 

 

Você pode gostar de...