Dicas valiosas para você escolher a sua tinta acrílica

Comprar a sua primeira tinta acrílica quando você é um iniciante pode parecer um pouco confuso, afinal há tantas marcas, cores e variações para escolher… Sim, são muitas diferenças, mas pode ser mais fácil do que você imagina!

Ao comprar tintas acrílicas é essencial saber sobre: as diferenças entre os acrílicos; considerar a qualidade, cor, permanência, viscosidade, tipo de tubo, tempo de secagem e marcas. Ainda está confuso? Não se preocupe!

Traduzimos e adaptamos alguns artigos do blog Artists network com dicas valiosas sobre o tema, que certamente te ajudarão a navegar neste labirinto, e encontrar a tinta acrílica que corresponda às suas necessidades.

Qualidade

Geralmente as tintas acrílicas estão disponíveis nas qualidades profissional ou de estudante. As tintas profissionais apresentam uma ampla gama de cores, têm alta concentração de pigmento finamente moído e possuem altas classificações de permanência. Já as cores destinadas para os estudantes são mais baratas, têm níveis mais baixos de pigmentos, além de contarem com aditivos que podem enfraquecer a intensidade dos tons.

Mas as diferenças entre esses produtos não estão apenas em seus componentes, muitas vezes é perceptível que as cores profissionais são mais vibrantes e têm uma consistência mais suave, o que as torna mais fáceis de misturar e estratificar.

Se você é um iniciante e está com o orçamento apertado, o conselho dos autores do blog é: “comece com tintas para estudantes, mas assim que você for produzir trabalhos de arte que você queira preservar ou vender, utilize as tintas profissionais”

Cor

Há um número estonteante de cores disponíveis. No começo você pode utilizar as cores primárias, afinal você pode misturá-las para criar outras cores conforme necessário. Quando for comprar tintas de qualidade profissional, notará que algumas cores são muito mais caras do que outras. Isso ocorre porque alguns pigmentos são muito difíceis de obter. Normalmente, as cores primárias são as mais em conta, enquanto as cores derivadas do cádmio podem custar até quatro vezes mais. De acordo com os autores:

Algumas marcas oferecem opções mais baratas substituindo-as por pigmentos sintéticos, mas provavelmente terão uma menor taxa de permanência e menor intensidade de cor. Você pode identificar isso no produto, procurando a palavra “matiz” após o nome do pigmento.

Os autores pontuam ainda que: “atualmente, é possível encontrar cores especiais“, como tintas fluorescentes ou iridescentes, que contêm pigmentos que, isoladamente ou misturados à tinta comum, criam efeitos luminosos interessantes. Alguns desses pigmentos não são permanentes, então tenha isso em mente se você decidir experimentar.

Permanência

Também conhecida como resistência à luz, a permanência refere-se à capacidade do pigmento contido na tinta resistir ao desbotamento gradual quando exposto à luz. Pigmentos que desaparecem com o tempo são freqüentemente chamados de cores fugitivas. A maioria das cores acrílicas têm classificações de permanência muito mais altas do que os óleos e aquarelas.

Há certos padrões de resistência à luz que você deve procurar ao selecionar a tinta. A menos que você esteja praticando ou experimentando, os autores recomenda que você use apenas tintas com “excelentes ou muito boas classificações de resistência à luz”, e também aconselham a você encontrar a classificação do quão resistente a tinta é no próprio rótulo do produto.

Tubo ou jarra

Acrílicos mais espessos estão disponíveis em tubos ou frascos. Os tubos são pequenos e portáteis, mas você pode economizar dinheiro com potes comprando mais tinta de uma só vez. Eles também têm consistências ligeiramente diferentes: a tinta de tubo é semelhante a uma pasta, enquanto a tinta dos frascos ainda é espessa, e precisa ser achatada na paleta.

Viscosidade

Refere-se à consistência ou espessura da tinta. As acrílicas mais espessas têm uma consistência grossa semelhante às tintas a óleo, que retém as pinceladas e facilitam a mistura de cores. Os acrílicos fluidos são mais finos, normalmente vêm em garrafas com tampas ou gotejadores que facilitam a aplicação da tinta na paleta. Contêm a mesma concentração de pigmentos que os mais espessos, mas são mais adequados para trabalhos detalhados, coloração, técnicas de aquarela e trabalho com pincel seco.

Você também poderá misturar as viscosidades para obter a consistência exata que desejar. Alguns artistas usam vários tipos de tintas na mesma pintura, mas se você é um iniciante, a recomendação é para que comece com os acrílicos mais espessos, porque eles podem ser diluídos com água quando necessário, já os mais líquidos são mais complexos para engrossar.

Tempo de secagem

Muitos artistas preferem tintas acrílicas porque elas secam rapidamente. Mas isso pode ser um incômodo se a tinta secar no pincel ou na paleta antes que você termine a obra. Além disso, se você quiser criar efeitos de mistura, é mais fácil usar uma tinta que fica úmida por períodos mais longos.

Felizmente, há algumas opções se quiser estender o tempo de secagem de seus acrílicos. Artistas que gostam do tempo de secagem lenta das tintas a óleo, mas ainda preferem a versatilidade e permanência dos acrílicos, podem usar um meio retardante ou comprar acrílicos interativos, o que pode retardar o tempo de secagem em até algumas semanas.

Lembre-se

Selecionar a tinta é uma experiência muito pessoal, porque depende do estilo de arte que você prefere e das técnicas específicas de pintura que serão empregadas. Contudo, não se preocupe. À medida que você ganhar experiência, passará a conhecer melhor as marcas e variedades de que mais gosta.

 

Aqui na Grafitti Artes oferecemos uma ampla linha de materiais para pintura e desenho, direcionada a profissionais e amadores, e também materiais técnicos para estudantes e profissionais das áreas de design e arquitetura. Visite nossa loja virtual e confira tudo o que podemos te oferecer.

Ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma sugestão sobre o tema? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você pode gostar de...

2 Respostas

  1. Roselys Tricot disse:

    Amei essas “dicas”!!! Parabéns pelos ensinamentos!!!

  2. Roselys Tricot disse:

    Ok…👍🏼

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *