Como usar a goma laca?

Se você trabalha com pintura ou artesanato, certamente já ouviu falar em goma laca, não é mesmo? Este material é utilizado nos trabalhos artísticos e de marcenaria e funciona como uma forma de verniz que protege a superfície.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de goma laca e variadas formas de aplicar o produto?

No artigo de hoje, você vai conferir as variações de goma laca e aprender a utilizar esse material na produção de artesanatos e demais trabalhos artísticos. Continua a leitura!

O que é goma laca?

A goma laca é uma substância produzida a partir da dissolução de resina seca em álcool desnaturado, e é utilizada para fazer o acabamento em pinturas e trabalhos artesanais diversos.

A substância pode ser aplicada para impermeabilizar superfícies de diversos materiais, como MDF, cerâmica, gesso, madeira, papel, couro, isopor, entre outros.

Funcionando como um tipo de verniz, a goma laca cria uma camada de proteção na superfície, deixando o local impermeabilizado e mais resistente a danos. A substância também costuma ser bastante utilizada para fazer o acabamento de trabalhos com pintura.

Como mencionamos acima, a goma laca é diluída em álcool. Logo, quando aplicada em uma superfície, o álcool presente na mistura evapora, deixando apenas uma película de resina sobre a superfície.

A cada aplicação, a nova camada “derrete” a anterior, formando um revestimento de verniz uniforme e resistente.

  • Tipos de goma laca

Existem diversos tipos de goma laca no mercado, indicados para diferentes aplicações e finalidades.

Por isso, antes de investir em uma goma laca para os trabalhos artísticos, é importante entender como cada versão funciona e quando utilizar cada uma.

  • Goma laca solúvel em água

A goma laca solúvel em água pode ser encontrada em duas versões: a fosca e a brilhante.

Ao ser aplicada, a substância fosca deixa a superfície com um aspecto mais opaco, enquanto a versão brilhante reflete as luzes do ambiente. Para conferir o efeito brilhante, basta aplicar o produto e esperar secar.

  • Goma laca indiana

Caracterizada por se dissolver em álcool, a goma laca indiana deixa a superfície num tom amarelado, sendo ideal para quem busca um visual mais rústico ao trabalho.

Esta versão de goma laca é indicada para uso antes da pintura, devido ao seu nível de fixação e é uma ótima opção para materiais porosos e com grande capacidade de absorção, como a madeira.

  • Goma laca incolor

Como o nome sugere, a goma laca incolor é uma substância totalmente transparente, que não altera a cor da tinta ao ser aplicada.

Esta versão é ideal para fixar glitter ou purpurina em trabalhos artísticos, para impermeabilizar materiais absorventes e porosos e para aplicar antes da pintura em papel, madeira, gesso e cerâmica.

Além disso, ela é a escolha mais indicada para quem não quer mudar as cores da peça.

  • Goma laca chinesa

A goma laca chinesa é uma versão indicada para proteger as superfícies e dar um acabamento de alto brilho.

Esta substância é bastante durável e pode ser aplicada em diversas superfícies, como em móveis de madeira, pois mantém os tons de marrom originais da peça, além de gesso, MDF, vidro, cerâmica e concreto.

Como utilizar a goma laca?

A goma laca é um material muito simples de ser utilizado e bastante versátil, já que permite três tipos de aplicação. Confira a seguir como usar a goma laca nos seus trabalhos artísticos.

1. Aplicação com pincel

Para esta aplicação de goma laca, é importante utilizar um pincel seco e limpo. Ao passar o produto sobre uma superfície horizontal, a dica é trabalhar com movimentos rápidos e evitar passar o pincel várias vezes no mesmo lugar.

Isso porque a goma laca seca rápido, e o pincel pode acabar arrastando a resina já seca para outras áreas, resultando em um acabamento grosseiro e manchado.

Ao seguir estes passos, a goma laca se espalha de maneira uniforme e cobre toda a superfície.

Para aplicações em madeira, lembre-se de fazer pinceladas longas e acompanhar os veios do material.

Já a aplicação em superfícies verticais deve ser um pouco mais cuidadosa, a fim de evitar que a goma escorra.

Para estes casos, a dica é aplicar uma camada bem fina para cobrir a madeira e depois passar mais uma ou duas camadas.

Após a primeira demão, é recomendável esperar entre 30 minutos e uma hora para o produto secar e, em seguida, lixar levemente a superfície. Se o pó do lixamento for branco, significa que a goma laca está totalmente seca e já é possível fazer uma segunda aplicação.

2. Aplicação com boneca

A boneca nada mais é do que um pano ou algodão dobrado, utilizado para a aplicação da goma laca de forma mais rápida e com maior controle sobre a espessura da película.

Para garantir a qualidade do trabalho, é importante utilizar um pano macio, limpo e seco, dobrado do tamanho da palma da mão e com uma base redonda e firme.

Na hora da aplicação, basta molhar a boneca na goma laca e esfregar na superfície de um lado para o outro, levantando o pano ao final do trabalho para completar a pincelada.

A espessura da camada é determinada pela pressão exercida sobre a boneca. Quanto maior a pressão, mais goma laca será aplicada.

É importante mencionar que o resultado final só é atingido após a aplicação da segunda demão, por isso, lembre-se de esperar a primeira camada secar totalmente para aplicar a seguinte.

3. Aplicação com pistola de pintura

Para realizar esta técnica de aplicação, é necessário ter uma pistola, ferramenta que agiliza o trabalho e entrega resultados de alta qualidade.

Com a pistola, é possível aplicar goma laca em grandes áreas de forma mais rápida, e com a técnica adequada, o acabamento fica liso e uniforme, similar a superfície de um vidro.

Mas lembre-se: a aplicação deve começar pelas áreas mais difíceis, seguidas das bordas e, por fim, das áreas planas. Para evitar manchas no acabamento, é importante deixar a pistola em constante movimento.

Onde encontrar goma laca?

Agora que você já sabe como utilizar a goma laca nos seus trabalhos artísticos, confira mais uma dica: na Grafitti Artes, você encontra todos os materiais necessários para trabalhos com pintura, artesanato e desenho.

A Grafitti é uma loja especializada em artigos para trabalhos artísticos e trabalha com as melhores marcas do mercado para profissionais, iniciantes, estudantes e entusiastas do mundo das artes.

Confira algumas indicações que você encontra na Grafitti:

Quer conferir toda a variedade da Grafitti Artes?

Acesse a nossa loja virtual e boas compras! A Grafitti entrega o seu pedido em qualquer lugar do Brasil.

Você pode gostar de...