Materiais artísticos para iniciantes

Quem está começando a praticar desenho ou pretende iniciar os estudos na área deve contar com as ferramentas básicas para a atividade, pois além de facilitar o trabalho, os materiais artísticos para iniciantes ajudam na hora de criar e ampliam as possibilidades artísticas.

E ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, contar com as ferramentas mais simples e básicas não representa uma barreira para a criatividade ou para a execução do trabalho. Com os materiais artísticos básicos é possível começar a aprender, praticar e desenvolver as diferentes técnicas de desenho.

A partir daí, conforme for progredindo, o artista poderá renovar os materiais artísticos e investir em artigos mais profissionais.

Ficou interessado e quer saber mais sobre materiais artísticos para iniciantes? Continue acompanhando o artigo que preparamos!

Os melhores materiais artísticos para iniciantes

O mercado oferece centenas de materiais artísticos para desenho, de diferentes qualidades e com as mais diversas finalidades. Diante desta grande variedade, quem está começando a praticar desenho pode ficar com dúvidas quanto ao tipo de material mais adequado.

Afinal de contas, enquanto alguns materiais são super importantes para os trabalhos, outros são mais dispensáveis e podem acabar atrapalhando a evolução do artista em um primeiro momento.

Por isso, se você está iniciando seus estudos e não sabe por onde começar, confira uma lista com alguns materiais artísticos essenciais para iniciantes:

1. Lápis grafite

O tradicional lápis grafite é essencial para trabalhos artísticos de diferentes níveis de complexidade, pois é a ferramenta ideal para a realização de diversos tipos de formas e traços.

A grande variedade de graduações de lápis para desenho (dos mais duros e menos pigmentados aos mais macios e mais pigmentados) permite a realização de diferentes técnicas e efeitos.

Os lápis do tipo H (mais duros e claros) são ideias para esboço, pois não marcam tanto o papel e podem ser apagados com facilidade. Estes tipos de lápis também costumam ser utilizados em desenhos técnicos para a realização de traços mais finos e precisos.

Já os lápis do tipo B (mais macios e escuros) são indicados para os trabalhos com desenho em geral. O lápis 2B representa uma opção intermediária entre o claro e o escuro e é ideal para fazer os traços.

Para finalizar o desenho e criar efeitos de sombras, recomenda-se o uso do lápis 4B ou 6B.

Clique aqui para saber mais sobre os lápis graduados.

2. Borracha

Contar com uma borracha de qualidade nos trabalhos artísticos é essencial, já que esse material possibilita criações mais limpas e com menos marcas de traços.

Contudo, na hora de escolher a borracha certa para desenhos é preciso ter atenção para não errar no modelo.

As tradicionais borrachas de duas cores, por exemplo, não são indicadas para trabalhos artísticos, pois são mais abrasivas e podem acabar danificando o papel na hora de apagar.

A borracha mais indicada para desenhos é a limpa-tipos, pois seu material é maleável e absorve o excesso de grafite sem danificar a superfície da folha e sem sujar o papel.

Este modelo também demanda menos esforço na hora de apagar e elimina poucos resíduos.

3. Lápis de cor

Os lápis de cor são materiais artísticos essenciais para quem deseja sair do básico e treinar técnicas de coloração nos desenhos.

Disponíveis em diversas cores, formatos, tipos de pigmentos e níveis de maciez da mina, os lápis de cor permitem a aplicação de diferentes técnicas, das mais simples até as mais avançadas.

Para treinar o uso dos lápis de cor nos desenhos, o artista pode utilizar tanto os modelos comuns quanto os lápis aquareláveis.

4. Canetas

As canetas podem ser utilizadas para criar traços mais firmes durante a elaboração do desenho. Mas o uso deste material fica à escolha do artista.

Quem optar por utilizar canetas poderá escolher entre opções coloridas ou pretas, com ponta mais fina ou mais grossa, entre outras variações.

5. Papel ou sketchbook

O papel representa um dos materiais artísticos mais importantes para quem está começando no desenho. Por isso, ele pode ser encontrado em diversas variações de espessura e tamanho.

Para quem vai trabalhar com lápis aquarela, por exemplo, o mais indicado é utilizar papéis com gramaturas maiores para evitar que a folha rasgue em contato com a água.

Quem vai trabalhar com lápis grafite ou lápis de cor comum também precisa estar atento à gramatura do papel. Isso porque folhas de menor gramatura, como 75g, são muito finas e podem rasgar durante a realização de um traço mais pesado.

Além das folhas, é possível utilizar ainda o tradicional sketchbook para treinar desenho ou fazer esboços.

Este caderninho pode ser transportado com facilidade e é uma ótima opção para exercitar a criatividade a qualquer hora e em qualquer lugar.

Clique aqui para conferir como começar o seu primeiro sketchbook.

6. Superfície para desenho

O uso de uma prancheta para apoiar o papel (quando utilizada mais verticalmente ou inclinada) faz com que o desenho fique na linha de visão do artista, ajudando a reduzir possíveis distorções comuns quando o papel está deitado paralelo a uma mesa.

O uso da prancheta, principalmente o modelo reclinável, também melhora a postura, já que não é preciso ficar debruçado sobre a mesa para trabalhar.

Onde encontrar materiais para desenho?

Todos os materiais que mostramos no artigo de hoje e muitos outros, você encontra na Grafitti Artes!

A Grafitti é uma loja especializada em materiais artísticos e tem tudo para desenho, pintura e artesanato.

A loja trabalha com as melhores marcas do mercado e reúne dezenas de opções para artistas de todos os níveis, desde estudantes e iniciantes até profissionais.

Confira algumas indicações de materiais artísticos essenciais para quem está começando:

Quer conferir outros materiais para os seus trabalhos artísticos?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...