Aprenda a decorar caixa de MDF com técnicas incríveis

caixas_mdf

Por ser um material versátil e consideravelmente resistente, o MDF é utilizado como matéria principal na construção de móveis e também de caixas para infinitas maneiras de uso. Para este último caso, as opções para decorar caixa de MDF são inúmeras e resultam em um efeito incrível, ajudando a enfeitar e a organizar a casa com criatividade e charme.

Hoje, no blog, você vai conferir algumas dicas imperdíveis para decorar caixa de MDF de diferentes maneiras e técnicas simples que podem transformar o objeto em um verdadeiro mimo. Continue a leitura e aprenda!

Pátina

A pátina garante ao objeto um visual rústico capaz de trazer aquele charme especial para a decoração. É possível aplicar essa técnica em diversos lugares como paredes, móveis e, claro, nas caixas de MDF.

A técnica é simples: pinte uma caixa com tinta colorida para garantir que o efeito fique visível: pode ser azul, amarelo, dourado ou qualquer outra cor que você preferir. Depois, quando a tinta estiver seca, aplique tinta branca com uma trincha. Por fim, utilize uma escova de lavar roupa para fazer o efeito pátina, deslizando-a de um lado para outro, sempre na mesma direção, com a tinta ainda molhada.

Efeito geométrico

A decoração com desenhos geométricos está em alta e é muito fácil de fazer. Para isso, você vai precisar de uma caixa de MDF, três cores de tinta acrílica, uma tinta acrílica branca, pincéis, fita adesiva, verniz brilhante ou fosco acrílico, régua, lixa e lápis.

O primeiro passo é lixar a caixa para que ela fique lisa e sem nenhuma ondulação. Depois, faça os desenhos geométricos que você preferir, utilizando sua imaginação com um lápis e uma régua. Coloque um pouco da tinta em cada espaço desenhado, tentando variar as cores e não colocando uma cor ao lado da outra. Demarque as áreas com fita adesiva para não ultrapassar a linha e pinte cada uma das partes. Utilize o verniz para finalizar.

Metalizado

O nome pode dar a ideia de que é uma técnica difícil de ser usada, mas o efeito metalizado é muito fácil de fazer e garante um visual diferente e elegante à sua caixinha. Para fazer, é necessário: uma caixa de MDF, tinta acrílica preta, lixa pasta para modelar, espátula normal, uma espátula gota, pasta metálica de qualquer cor, aplique de resina e um pincel de cerdas macias número 24.

Espalhe a pasta de modelagem por toda a área externa da caixa com a espátula, mas não passe na base. Com a espátula gota, faça o efeito texturizado, puxando a pasta para cima em movimentos curtos com a ponta do objeto. Espere secar e passe a lixa suavemente, para tirar os excessos e pinte com tinta preta e lixe o fundo da caixa para deixá-la com ondulações.

Depois desse processo, passe a pasta metálica, espalhando com a ponta do dedo. Deslize o dedo com delicadeza, tomando cuidado para não exagerar na tinta. Depois que secar, coloque o aplique no centro da tampa e pronto!

Decoupage

Essa é uma das técnicas mais fáceis e que dão um efeito incrível. Basta ter uma base acrílica, tinta PVA da cor preferida, papel de decoupage, rolo pequeno, cola branca, goma-laca e pincel.

Pinte a caixa com a tinta acrílica e passe o rolinho para uniformizar. Deixe secar durante três horas. Depois, pinte a caixa com a tinta PVA e, se achar necessário, dê duas demãos. Em seguida, meça o papel de decoupage, corte e cole-o nos quatro cantos da caixa. Depois, cole o restante do papel e deixe secar por duas horas.

Decorar caixa de MDF é uma ótima solução para deixá-las com a sua cara. Versáteis, são ótimas para serem espalhadas pelos diversos cantos da casa, como em armários para armazenar itens pessoais, mesas de centro, banheiros e cozinhas. Escolha o seu método preferido, sua estampa e comece a criar!

Gostou das nossas dicas de hoje? Compartilhe este artigo com seus amigos!

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *