Will Barcellos o grande artista do Pontilhismo brasileiro

Will Barcellos é um artista plástico brasileiro que ganhou destaque nas redes sociais exibindo desenhos feitos na técnica do pontilhismo, que surgiu durante o movimento impressionista uma das grandes tendências da arte do século XX.

Trata-se de uma técnica feita com pequenos pontos agrupados. Meticuloso esse tipo de trabalha acaba demandando um grande tempo do artista. Uma das obras mais famosas do movimento é o quadro Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte do pintor Georges Seurat

Tarde de domingo

Outro famoso pintor adepto da técnica foi Vincent Willem Van Gogh, que utilizava os pequenos pontos para criar telas lúdicas, de um colorido vívido e único. Atualmente, suas obras atingem preços recordes em leilões, mas em vida Van Gogh não foi tão apreciado.

O primeiro contato com a arte de Will Barcellos

Nascido em 02 de agosto de 1975, na zona oeste do Rio de Janeiro, Will Barcellos como milhares de outras crianças cresceu perante a violência e a criminalidade da região.

O artista relata que a arte e a educação acabam ocupando espaços secundários na periferia, mas que apesar de tudo sempre gostou de desenhar, mesmo não tendo domínio de técnicas consagradas.

Aos 14 anos de idade recebeu uma bolsa para estudar na Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA), uma escola que promove a divulgação e ensino das artes plásticas. Foi neste local que aconteceu o seu primeiro contato com o pontilhismo, técnica pela qual se apaixonou e se tornou predominante em suas obras.

Em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, Will Barcellos contou que aos 25 anos recebeu de presente de um casal de amigos um kit com canetas nanquim da Staedtler, e decidiu usá-las para testar as técnicas de pontilhismo aliadas à canetas esferográficas aguadas. Depois do sucesso entre os amigos, Will decidiu começar a expor seus trabalhos no Instagram.

Seu traço chamou tanto atenção que foi convidado para participar do Concurso de Layout Artístico de Canetas promovido em 2013 pela Staedtler, o resultado foi a criação de um trabalho único, que recebeu o primeiro lugar.

A parceria com a Staedtler

Will Barcellos, em depoimento para o blog Dionísio Arte, disse que a parceria aconteceu quando: “Comecei a usar hashtags no Instagram, a marca viu meus trabalhos e me convidou pra ser o único brasileiro a competir com o resto do mundo em um concurso pra ilustrar uma embalagem deles. […]

Fiquei entre os três melhores, de acordo com a avaliação da empresa. Então, fizeram uma votação na página do Instagram, na qual tive uma quantidade assustadora de votos a mais que os outros. Após a vitória, recebi várias embalagens das canetas que carregavam a minha ilustração. Elas são o meu troféu.

Eu me sinto muito orgulhoso deste trabalho e, claro, muito grato a todos os amigos que me ajudaram para que isso acontecesse.

Embora tenha reconhecimento internacional, no Twitter as queixas dos artistas são frequentes em relação a desvalorização da arte em nosso país. Ele relata que para o profissional que almeja viver da arte, pelo menos no começo da carreira, faz-se necessário ter outra fonte de renda para bancar os materiais artísticos iniciais.

Após o concurso internacional, o artista também obteve mais destaque no cenário nacional, seu trabalho foi exposto no Centro Cultural da UFSJ em Minas Gerais. Este ano ele recebeu um convite para criar ao vivo telas exclusivas inspiradas nos participantes do BBB 19.

O artista já relatou em diversos depoimentos como fora a sua trajetória do anonimato até a fama, sempre pontuando que sem a bolsa da SBBA jamais teria tido um contato tão profundo com a arte ou iniciado seus trabalhos. Por isso, atualmente Will Barcellos está engajado com diversos projetos de cunho social para oferecer a crianças carentes a mesma oportunidade que recebeu quando mais jovem.

Graças a este trabalho tão diferenciado, a vitória no concurso internacional promovido pela Staedtler o artista recebeu notoriedade internacional. Hoje Barcellos pode denunciar em seu discurso artístico as desigualdades sociais por ele vividas, promover a arte em comunidades carentes e levantar a bandeira LGBTQ, colocando em pauta sua notória repudia por comportamentos homofóbicos ou discriminatórios.

Seu prêmio reverberou em uma dupla exposição no Centro Cultural Alte Feuerwache e na Galeria Silêncio, ambos localizados na cidade de Köln na Alemanha.

Além do pontilhismo em seus quadros Will Barcellos também aborda técnicas realistas, surrealistas, combinações geométricas e psicodélicas. O portfólio completo do artista está disponível no Instagram

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *