Mais conhecimento! 4 livros para estudante de arquitetura!

Os livros de arquitetura são ferramentas imprescindíveis para estudantes, profissionais ou mesmo curiosos que buscam conhecimentos sobre fundamentos e tendências da área.

Afinal, conhecer a história, as técnicas e o lugar que a arquitetura ocupa no mundo amplia a sua visão quanto à aplicabilidade de uma das sete artes mais belas. E quando os livros são escritos por pessoas que dedicaram a vida a essa arte, mais fascinante se torna a leitura.

post de hoje apresenta 4 obras fundamentais para você conhecer ainda mais a beleza do ambiente arquitetônico. Boa leitura!

1. Pensar a arquitectura (Peter Zumthor)

Pensar a arquitectura é uma obra escrita por Peter Zumthor, renomado arquiteto suíço. No livro, o autor recompila diversos textos com reflexões sobre a sua obra. Escrito ao longo de dez anos, o conteúdo se revela um raro e valioso testemunho do pensamento de Zumthor.

Peter Zumthor percebe a arquitetura a partir da beleza como uma forma platônica. É um reconhecimento dos sentidos e da capacidade de espanto perante a essência de valores que se transportam em cada uma das suas obras. Pensa, então, numa arquitetura de transição, de paixão pelas formas, pela realização eficaz dos projetos. Zumthor afirma que um bom planejamento arquitetônico é inteligente. A edição em português data de 2009 e foi lançada pela Editora GG Brasil.

2. Mensagem aos estudantes de arquitetura (Le Corbusier)

Outro arquiteto e urbanista suíço, Le Corbusier dispensa apresentações demoradas. O histórico livro Mensagem aos estudantes de arquitetura, produzido durante a Segunda Guerra Mundial, contém uma mensagem contemporânea. Na obra, o autor afirma mais uma vez seu espírito didático, de modo polêmico e renovador.

O livro trata de temas como clima, lugar e escala. Além disso, brinda os estudantes com a definição e função da arquitetura. Segundo Le Corbusier, a arquitetura é desenhada por valores espirituais originários de um estado particular da consciência e por fatores técnicos que asseguram a materialização da ideia, a resistência da obra, sua eficácia e duração. O livro foi publicado em português pela primeira vez em 2006, pela Martins Editora.

3. Arte de projetar em arquitetura (Ernst Neufert)

O livro Arte de projetar em arquitetura, do arquiteto alemão Ernst Neufert, pode ser considerado um compêndio para construtores, arquitetos, técnicos em arquitetura, professores, engenheiros e estudantes. Na obra, o autor agrupa, sistematicamente, as bases, regras e prescrições sobre lugares, prédios, necessidades de programas e relações com espaços e dimensões das construções, tomando o ser humano como medida e finalidade da arquitetura.

Esse extenso livro (com mais de 500 páginas) é provavelmente o maior glossário de medidas, terminologias, especificações e indicações da área. Repleto de ilustrações, croquis e desenhos, é, sem dúvida, um manual de apoio no momento de projetar em arquitetura. Em 2013, saiu a 18ª edição do livro no Brasil, pela Editora GG Brasil.

4. Tudo sobre a casa (Anatxu Zabalbeascoa)

Tudo sobre a casa, da historiadora espanhola Anatxu Zabalbeascoa, traz uma leitura agradável dos episódios que marcaram o progresso da técnica na arquitetura, tecnologia e vida privada. Os temas são abordados transdisciplinarmente na obra, pois a autora utiliza da antropologia para falar sobre sala de jantar, cozinha, dormitório, banheiro, sala e sala de jantar.

Além de tratar de personalidades como Le Corbusier e Chippendale, ela aborda estilos clássicos e históricos, bem como a influência da arquitetura na vida social. O livro conta com ilustrações de Riki Blanco. No Brasil, a obra foi editada em 2014, pela Editora GG Brasil.

Por fim, são muitos os livros de arquitetura que auxiliam a pensar a prática da arquitetura, bem como ampliar os horizontes artísticos. Com a pequena mostra apresentada, pretendemos que você tenha ampliado sua visão sobre o tema.

E se quiser saber mais sobre a atuação de um arquiteto, leia outro artigo que preparamos para você: Profissão arquiteto: o que fazer para se valorizar no mercado?

Você pode gostar de...