5 filmes e séries que todo estudante de arquitetura precisa assistir

Reserve o sofá e estoure a pipoca, pois temos um convite para você. Que tal relaxar com algumas horas de entretenimento e, de quebra, aprender enquanto isso? Separamos para você uma lista de produções cinematográficas e televisivas muito interessantes para um estudante de arquitetura.

Nossa seleção inclui um pouco de tudo. São filmes e séries que mostram as várias facetas da arquitetura e como essa arte é importante no dia a dia das pessoas. Aproveite! Inspire-se e afie seus conhecimentos em arquitetura!

1- Architecture School (2008)

“Architecture School” é um reality show apresentado em 6 episódios que acompanham o cotidiano de 12 estudantes de arquitetura da Universidade de Tulane.

Essa produção foi filmada três anos após a passagem do Katrina, furacão que destruiu uma grande parte de New Orleans, nos Estados Unidos. O desafio dos participantes de “Architecture School” é projetar e construir moradias a preços acessíveis aos habitantes da cidade.

O reality show é protagonizado por alunos do quarto ano do curso de arquitetura e foi transmitido pelo Sundance Channel.

2 – Metrópolis (1927)

Produzido pelo cineasta austríaco Fritz Lang, “Metrópolis” é um marco do cinema expressionista alemão. O filme se passa em 2026 e mostra uma grande cidade dividida em duas classes. Uma delas é a elite, que vive na superfície, e a outra é formada pelos operários, escravizados e obrigados a viver nos subterrâneos.

O ponto de virada acontece quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, uma jovem e bela líder operária que incita o povo à revolta.

Mesmo com os poucos recursos disponíveis na época de sua criação, o filme conta com cenas futuristas de encher os olhos. A arquitetura e a tecnologia compõem o cenário com muita expressão visual e questionam o papel do ser humano dentro do processo.

3 – Niemeyer – A Vida é um Sopro (2007)

Todo estudante de arquitetura precisa conhecer a carreira de Oscar Niemeyer, ícone brasileiro que fez história com a introdução de linhas curvas e o desenvolvimento de novos usos do concreto armado.

O documentário “Niemeyer – A Vida é um Sopro” apresenta entrevistas e depoimentos de várias personalidades artísticas e políticas que contam como o arquiteto se tornou uma grande referência mundo afora.

O próprio Niemeyer participa da produção e expõe suas opiniões sobre a vida e a política no Brasil.

4 – Mad Men (2007-2015)

Ambientada nos anos 60, Mad Men é uma série completa com 7 temporadas que relata a história de uma famosa agência de publicidade de Nova York. A arquitetura está muito presente no enredo, explorando muito as cores, o mobiliário, os objetos decorativos e os elementos arquitetônicos daquela década.

Mad Men foi exibida pelo canal AMC. A produção conquistou 4 Globos de Ouro e 16 Emmys, além da condecoração de melhor ator para Jon Hamm, intérprete do protagonista Don Drapper.

5- Medianeras (2011)

“Medianeras” é um filme poético que mostra como as pessoas podem estar tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes umas das outras.

A história se passa em Buenos Aires, na Argentina. Mariana e Martin são jovens e vizinhos que se cruzam diversas vezes no ônibus, na locadora de vídeos, no cinema e em outros pontos da redondeza onde vivem. Mesmo assim, um não sabe da existência do outro. A cidade os une e os separa ao mesmo tempo. A Internet é o único ambiente que os coloca juntos.

Com ótimas cenas urbanas, a arquitetura permeia todo o roteiro de “Medianeras” e investiga a sua própria função na vida das pessoas.

E essas foram as nossas dicas para você. Esperamos que elas proporcionem bons momentos de diversão e proveitosos insights para a sua carreira. E é claro que há muitos outros filmes interessantes que um estudante de arquitetura precisa assistir. Compartilhe sua opinião no espaço de comentários!

Você pode gostar de...