Como usar fita adesiva na decoração com criatividade?

Se você busca ideias baratas de decoração, uma opção prática e que surpreende pela versatilidade é a fita adesiva colorida. Também conhecida como washi tape ou “decoratape”, ela não precisa ser apenas utilizada em cadernos e embalagens.

Na decoração da casa, esse material simples pode proporcionar um resultado incrível e criativo em móveis, paredes, acessórios, portas, espelhos, escadas e até em pisos.

Para tornar esse efeito possível, o primeiro passo é “pensar” nesta fita adesiva como uma caneta ou pincel capaz de criar desenhos com traços geométricos, listras, palavras, etc.

Não faltam opções de cores, espessuras e texturas para colocar todas essas possibilidades em prática. Vamos nos inspirar com algumas ideias? Continue a leitura!

Quais as vantagens de utilizar fita adesiva na decoração?

A técnica da Washi Tape é uma opção versátil para renovar a decoração e traz como principal atrativo seu baixo custo. Isso porque as fitas adesivas são materiais relativamente baratos, quando comparados à tinta, papel de parede, quadros decorativos e outras opções. Ou seja, a combinação perfeita para quem já é adepto do DIY (Do it yourself).

Outra vantagem é a facilidade na aplicação, já que o material pode ser manuseado sem grandes dificuldades. Basta escolher as cores necessárias para sua criação e uma tesoura. Para quem mora de aluguel, decorar com fita adesiva também é uma escolha perfeita, pois o risco de danificar a parede ou outras partes dos cômodos é bem menor.

Também vale destacar a facilidade de correções durante o processo de decoração. Caso alguma das colagens não fique exatamente do jeito que você imaginou, basta retirar o pedaço e recomeçar – uma etapa não tão simples quando falamos de tinta ou outros materiais que são mais permanentes.

E, claro, não podemos deixar de destacar: decorar com fita adesiva é uma atividade que pode ser extremamente divertida e relaxante para aqueles finais de semana em casa.

Agora, chegou o momento de se inspirar e conhecer algumas dicas importantes para você colocar algumas ideias em prática na decoração da sua casa. Vamos lá?

6 dicas para decorar com fita adesiva

Para te ajudar a utilizar a técnica da Washi Tape, preparamos um guia simples com alguns passos para você seguir. Confira:

1) Limpe o local onde a fita adesiva será aplicada

Fonte: The home depot

Um dos princípios básicos para que o acabamento com fita adesiva fique satisfatório é a preparação do local antes de iniciar o trabalho. Isso inclui uma limpeza, para se certificar que não poeira ou qualquer outro tipo de poeira atrapalhem a aderência.

Também é importante lembrar que a superfície deve ser plana, sem imperfeições, como ondulações, estufamentos ou buraquinhos. Se houver, vale a pena preparar o local antes de usar a fita adesiva na decoração, como usar massa corrida e lixar a superfície.

2) Crie um esboço

Os esboços são úteis em diversas técnicas de desenho e pintura. Eles também podem ajudar nas criações com a fita adesiva, especialmente se a técnica for utilizada para desenhos. Mas, nesse caso, a ideia não é fazer o rascunho diretamente na parede ou na superfície que irá receber a fita adesiva.

Uma dica eficiente para esboçar o desenho é utilizar uma folha de papel – que tenha o tamanho necessário para você criar o padrão escolhido para a Washi Tape. Com o auxílio de lápis e régua, faça o seu rascunho e apoie no local onde será aplicada a fita adesiva.

Assim, você pode ter uma “ideia” de como ficará o resultado final ou se há necessidade de alterações de tamanho e perspectiva, por exemplo.

3) Escolha a cor da fita adesiva

O terceiro passo é a escolha da cor da fita adesiva para a sua criação. Ou, se o objetivo for um resultado colorido, das cores. É importante que seja uma paleta de cores que tenha um contraste com o local da aplicação.

Se for uma parede clara, por exemplo, uma fita adesiva preta ou de cores vibrantes têm um bom resultado. Já em superfícies escuras, volte sua escola para as tonalidades mais claras.

4) Defina qual será a largura da fita adesiva

Durante a pesquisa das cores, você também irá perceber que existe uma variedade grande quanto à largura da fita adesiva. Então, escolher a que mais se encaixa no efeito que você deseja é outra tarefa importante.

De forma geral, quem busca uma decoração mais delicada, terá um resultados mais agradável com uma espessura fina. Mas, dependendo da amplitude do espaço e também do tipo de criação, as fitas adesivas mais largas também contribuem para um acabamento mais moderno.

Além disso, nada impede de você combinar fitas de espessuras diferentes para criar efeitos diversos. Essa é outra vantagem da Washi Tape: não há uma regra!

5) Teste a fita antes de iniciar a aplicação

Apesar do caráter temporário da fita adesiva e de ser um material de fácil remoção, sempre é válido fazer um teste com ela antes de começar a aplicação completa.

É importante saber se o tipo de fita que você escolheu terá uma boa aderência na superfície, se irá prejudicar a pintura quando for retirada, etc. Para isso, escolha uma parte pouco visível do local e cole um pedaço da fita adesiva.

Espere algumas horas e remova a fita para verificar como fica o aspeto da parede ou do móvel. Se você notar que a superfície ficou danificada e/ou marcada, você já terá ciência de que – quando remover a sua criação da parede, por exemplo – terá que fazer a pintura para cobrir as possíveis falhas.

6) Comece a aplicação

Agora que você já escolheu as cores e espessuras das fitas adesivas que irá utilizar, assim como o desenho da criação, chegou o momento de colocar em prática. Para evitar a formação de bolhas na fita, certifique-se que ela esteja bem esticada e aplique aos poucos, esfregando um pano seco após a fixação.

Usar marcações simples com lápis pode auxiliar você durante o processo, tomando o cuidado de “escondê-las” com a própria fita adesiva. Fita métrica ou uma régua também irão ajudar para você cortar os pedaços nas medidas certas para a criação.

Inspire-se para decorar com fita adesiva

Depois de conhecer o passo a passo para não errar na aplicação da fita adesiva na decoração, vamos te inspirar com algumas ideias de onde utilizar a técnica:

  • Paredes e azulejos

As paredes são, sem dúvida, as superfícies mais escolhidas para utilizar a fita adesiva na decoração. Você pode criar padrões geométricos, efeito tijolo, desenhos, escrever palavras, molduras em quadros e camas, etc.

  • Móveis

Quer deixar um móvel com uma atmosfera mais moderna? Use a fita adesiva para transformá-lo com listras, quadriculados e outros padrões.

  • Espelhos

Cansou do aspecto do espelho da sua casa? Use uma fita adesiva para criar detalhes personalizados no objeto.

  • Escadas

As fitas adesivas podem transformar completamente o visual de uma escada, com aplicações em diferentes cores e larguras.

  • Objetos

Abajures, ventiladores, vasos, cadeiras e outros objetos também podem ganhar um toque moderninho com a aplicação da fita adesiva.

  • Portas

Para quem é adepto de decoração moderna, usar a fita adesiva para personalizar as portas da sua casa pode se tornar uma atividade única e extremamente criativa.

Curtiu as dicas?

No blog da Grafitti Artes, você encontra diversos outros conteúdos sobre o universo das artes, além de dicas de pintura, desenho e artesanato.

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo!

Você pode gostar de...