O que é Washi Tape?

O universo da papelaria é repleto de artigos que podem ser usados para repaginar móveis ou criar objetos personalizados. A fita washi tape, por exemplo, é bastante utilizada no artesanato e na decoração dos mais diversos itens.

Afinal, ela pode ser encontrada em uma grande infinidade de cores e estampas, além da variedade de tamanhos.

Mas você sabe o que é a washi tape e porque ela tem esse nome?

Confira mais sobre o assunto no artigo de hoje!

Conheça as washi tapes

Também chamada de fita adesiva japonesa, a washi tape é uma fita produzida em papel de arroz (washi) — um papel tradicional do Japão, bem fino e delicado — apresentando diversas cores e estampas.

Geralmente, as washi tapes são fabricadas em uma largura padrão de 1,5 cm, mas é possível encontrar nas lojas fitas mais largas.

A principal vantagem deste tipo de fita é a facilidade de uso, já que a washi tape pode ser colada e descolada nas mais diversas superfícies, como papel, plástico, vidro, madeira, etc, sem rasgar ou deixar marcas de cola.

Dessa forma, caso a aplicação tenha sido feita de forma errada, é possível retirar a fita sem danificá-la ou deixar marcas de cola na superfície.

As washi tapes são biodegradáveis, e o adesivo utilizado pode ser de silicone, borracha ou até mesmo acrílico.

Outra característica da fita washi tape é sua leve transparência. Como o papel washi é fino, é possível trabalhar diferentes sobreposições com essas fitas adesivas, abusando da criatividade.

Existem muitas marcas no mercado que usam o nome washi tape em qualquer tipo de fita decorativa. E para reconhecer a diferença, é importante notar as características do material: a washi tape original é fina, delicada e apresenta certa transparência.

O papel washi

Como vimos, o principal material deste tipo de fita é o papel washi, um material tradicional japonês.

Nos dias atuais, este tipo de papel pode ser feito de fibras de arroz, bambu, trigo ou cânhamo, apresentando um processo de produção bem diferente do convencional.

Como a fibra é natural e pode se decompor durante a produção, a fabricação ocorre preferencialmente em baixas temperaturas, resultando em uma textura bem fininha.

Já em um contexto mais tradicional, o papel washi é feito a partir da fibra das plantas kozo, mitsumata e gampi, sendo utilizado tanto na decoração de portas de correr, muito comuns na cultura japonesa, quanto na arte da caligrafia e em pinturas.

Como utilizar a washi tape

Agora que você já conheceu mais sobre as washi tapes, confira como essas fitas podem ser utilizadas em trabalhos de artesanato:

  • Decoração de móveis: móveis brancos e sem graça podem ganhar uma cara nova com a aplicação de washi tape! Basta criar diferentes composições e padrões na hora de colar as fitas decoradas.
Washi Tape
Fonte: Coisas de Diva
  • Customização de molduras: as molduras de quadros podem ganhar um ar mais divertido e personalizado com a aplicação de diferentes washi tapes.
Washi Tape
Fonte: Suburble
  • Decoração de paredes: as washi tapes podem ser utilizadas para simular um papel de parede! Basta criar um design com as fitinhas e aplicá-las na parede. Mas essa atividade demanda muita paciência e calma para colar as fitas de forma certa.
Fonte: The Symmetric

Onde encontrar washi tapes

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais de artesanato, pintura e desenho, e oferece uma ampla variedade de artigos de papelaria, como as washi tapes.

Na Grafitti, você encontra washi tapes decoradas para utilizar em seus próximos trabalhos de artesanato ou apenas repaginar objetos e decorar agendas.

Visite nossa loja online e confira a variedade de washi tapes e demais produtos da Grafitti Artes.

Boas compras!

Você pode gostar de...