Passo a passo de como decorar com Origami

Você já pensou em usar origami para decorar a casa? As famosas dobraduras de papel, que costumávamos fazer na escola, podem ser utilizadas para criar diversas imagens de animais e objetos.

Considerada uma arte, a técnica de origami traz inúmeras possibilidades de criação para você decorar e dar mais vida aos seus ambientes.

A arte do origami

Origami é o nome dado à uma técnica japonesa que consiste em dobrar papéis até se alcançar a forma desejada, sem utilizar tesoura, cola ou fita adesiva, apenas vincos corretamente feitos que originam as mais diversas representações de animais e objetos.

Criada há quase mil anos, originalmente a técnica era utilizada na Corte Imperial como um passatempo divertido. Porém, com o passar dos anos o origami foi disseminado para a população japonesa, que adotou o então passatempo e o transformou em uma arte mundialmente famosa.

No início, o origami era praticado apenas por adultos, afinal, o papel utilizado na época era muito caro. Mas, com sua popularização, a técnica passou a ser ensinada nas escolas japonesas, e hoje o origami encanta desde crianças até idosos.

A origem do nome origami vem do japonês oru, que significa “dobrar” e kami, que significa “papel”.

Para a cultura japonesa, as figuras criadas no origami possuem diferentes significados. A ave tsuru representa paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo simboliza amor e felicidade, e a tartaruga significa longevidade.

Se você quer aprender a fazer origamis para decorar a sua casa e deixar o ambiente mais colorido e leve, confira o passo a passo a seguir.

Passo a passo: decoração com origami 

Antes de aprender a fazer sua própria decoração com origami, é importante seguir algumas orientações para que o resultado das dobraduras seja o esperado.

Confira as dicas

    • superfície adequada: como já citamos, o origami consiste em fazer dobraduras exatas no papel. Por isso, é essencial praticar em uma superfície reta e lisa, que ofereça firmeza para realizar as dobras.
    • papel para origami: o mais indicado é fazer o origami em um papel específico para essa arte. Pois ele possui a gramatura ideal para a quantidade de dobras que algumas imagens necessitam. 
    • medidas correspondentes: utilizar um papel com as medidas corretas é fundamental para obter a figura pretendida. Trocar o formato quadrado por retangular, por exemplo, impede que as dobras sejam feitas no local correto e que a imagem tome forma.
    • atenção às dobraduras: no origami as dobraduras devem ser bem marcadas. Portanto, fique atento ao dobrar o papel e reforce o vinco se necessário.
    • mãos limpas: as mãos são as ferramentas para o origami “nascer”. Por isso, é importante mantê-las limpas e bem secas para não sujar nem danificar o papel.

Agora que você já aprendeu a se preparar para a arte do origami, confira o passo a passo de uma dobradura para fazer em casa e decorar seus ambientes.

Jardim de origami

Para fazer um lindo jardim de origami você vai precisar de papel específico para esse tipo de arte. Escolha cores vivas e fortes para dar mais autenticidade às flores.

Vamos começar?

 

Pegue uma folha de papel quadrada e dobre-a ao meio na diagonal.

Em seguida dobre ao meio mais uma vez, resultando em um triângulo menor.

Levante a face externa do triângulo, insira um dedo na abertura e pressione para dobrar.

Você terá um quadrado em uma das extremidades.

Vire a figura e faça a mesma dobra do passo 3, porém no sentido oposto, da esquerda para a direita, resultando em um único quadrado.

Agora dobre uma das laterais do quadrado em direção ao centro e retorne à posição original.

Repita o processo com a outra extremidade e reforce essas marcações no verso do quadrado.

Tomando como base as marcações dos passos anteriores, dobre uma das laterais de fora para dentro.

Faça o mesmo com a face oposta. Vire a figura e repita o passo 8.

Com a figura obtida, puxe a ponta inferior para cima e dobre.

Passe as folhas até encontrar os outros lados que tenham a face inteira e repita a dobra em cada um.

Após dobrar todos os lados você terá um triângulo.

Manuseie a dobradura para obter quatro folhas de cada lado e dobre a figura ao meio.

Dobre a ponta da figura em um ângulo de 90 graus e retorne à posição original. O intuito aqui é apenas criar uma marca de referência.

Abra a dobradura, retornando à figura do passo 12 e veja se obteve uma marca central e duas laterais menores.

Com base nas marcas, dobre a ponta mais aguda do triângulo para dentro. Faça um vinco no conjunto.

Puxe a pontinha para fora.

Segure a ponta puxada e continue puxando as pétalas para que a flor se abra.

Com a flor aberta, vire as pontinhas para fora, torcendo-as levemente para baixo.

Sua flor está pronta!

Esse foi o passo a passo para criar um jardim com flores de origami.

Na Grafitti Artes você encontra papéis próprios para dobradura origami nas mais diversas cores.

Adquira os materiais para origami na Grafitti e crie seu próprio jardim de flores de papel com cores vibrantes e alegres.

E para mais dicas sobre artesanato, desenho e pintura, continue acompanhando nosso blog

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *