Formas de usar a curva francesa

A régua é uma ferramenta normalmente utilizada como apoio para a realização de traços precisos e medições em desenhos técnicos e projetos arquitetônicos e de engenharia. Mas você sabia que além deste tipo de régua, existe um modelo específico usado para fazer curvas? É a chamado curva francesa.

Se você ainda não conhece esse tipo de régua, hoje aqui no blog nós vamos apresentar esse modelo, e trazer alguns exemplos de aplicação da curva francesa em diferentes trabalhos artísticos e técnicos.

O que é a curva francesa?

A régua francesa ou curva francesa é uma espécie de molde em acrílico, madeira ou metal, formado por diversas curvas em diferentes raios.

Graças à sua curvatura, a régua francesa permite ao usuário traçar e ligar curvas diversas de maneira encaixada e harmônica, sem a necessidade de realizar cálculos ou aplicar fórmulas matemáticas.

Esta ferramenta de criação pode ser utilizada por profissionais de diversas áreas, por estudantes e por qualquer pessoa que necessite fazer um projeto técnico ou desenho artístico com curvas.

Contudo, a curva francesa é mais utilizada na modelagem de roupas, auxiliando o desenho manual e promovendo maior agilidade na criação de modelos e novas peças.

Com a curva francesa o usuário é capaz de traçar curvas com raios muito grandes ou muito pequenos que seriam impossíveis de se fazer mesmo com um compasso.

Como utilizar a curva francesa

Por permitir a criação de curvaturas de diferentes tamanhos de maneira mais prática, a curva francesa é amplamente utilizada em projetos arquitetônicos, de engenharia e de navegação, no design de carros, roupas e jóias e em desenhos artísticos que contenham curvas.

Apesar de causar certa confusão entre os iniciantes, principalmente na hora de ajustar a curvatura ao desenho do papel, a curva francesa é um instrumento simples de ser utilizado.

Confira as etapas a seguir para dar os primeiros passos na criação de desenhos com curvas.

  1. Posicione corretamente a curva francesa sobre o material de desenho;
  2. Certifique-se que ambos os pontos que você deseja conectar com o traçado da curva estejam alinhados em uma das seções da régua;
  3. Em seguida, utilize um lápis, caneta, estilete ou qualquer outro utensílio, para traçar em volta da curva conectando os pontos e obtendo o formato desejado;
  4. E pronto! A curva do desenho está finalizada.

Uma das vantagens da curva francesa é sua versatilidade, afinal, esse instrumento é encontrado em diversos tamanhos, facilitando a criação de curvas no papel, em mesas digitalizadoras, em telas de computador sensíveis ao toque e em várias outras superfícies.

Se você se interessou pela curva francesa e quer utilizar essa ferramenta para aprimorar a criação de curvas em seus trabalhos artísticos ou técnicos, visite o site da Grafitti Artes e escolha um modelo.

A Grafitti oferece três opções de curva francesa em diferentes tamanhos: 18,5 cm X 7,5 cm, 24 cm X 11,5 cm e 33 cm X 15 cm. Além disso, na Grafitti você também encontra todos os materiais necessários para seu desenho técnico ou artístico ganhar vida.

Acesse a loja virtual e conheça a grande variedade de produtos.

Você pode gostar de...