Papel não é tudo igual!

Quem pratica artesanato, pintura ou desenho, e se interessa pelo mundo das artes, sabe que papel não é tudo igual! Para cada atividade específica existe um modelo de papel mais indicado, que facilita o trabalho e contribui para o melhor resultado final.

O sulfite, por exemplo, utilizado para imprimir documentos, é apenas um dos tipos de papéis. Na área artística ele serve apenas para se fazer rascunhos. Já na área técnica, o sulfite é o papel mais usado. 

Na hora de escolher que papel usar, é preciso estabelecer o objetivo a ser alcançado: quando se deseja alta definição de traço, o melhor é desenhar sobre uma superfície mais lisa.

Por isso, se você busca um papel para desenho, é importante observar algumas características para não fazer a escolha errada.

Características do papel para desenho

Como comentamos no início do artigo, papel não é tudo igual. Com diversas especificidades, os papéis podem ser utilizados tanto no dia a dia e no escritório, quanto na criação de trabalhos artísticos e artesanais.

As diversas marcas do mercado disponibilizam hoje centenas de opções de papel para desenho. Portanto, para não errar na escolha e prejudicar o trabalho final do seu desenho, considere as características a seguir.

Tamanho: o sistema internacional de padronização do papel (ISO 216), utilizado na maioria dos países, determina o tamanho do papel a partir da série (A, B e C) e da numeração (1 a 10). Quanto menor for o número, maior é o tamanho da folha. O tradicional A4, utilizado para impressão tradicional, possui dimensões de 21,0 cm x 29,7 cm.

Gramatura: consiste no peso do papel em gramas, dividido por 1m². Como a maioria das pessoas não utiliza folhas de papel de um metro, na hora da compra basta considerar que uma maior gramatura indica mais peso, logo, o papel será mais resistente. A faixa entre 75 gramas a 115 gramas é a mais comum, abrangendo os papéis utilizados em impressoras. 

Espessura: não deve ser confundida com gramatura. A espessura representa a distância entre as duas faces do papel. Contudo, assim como a gramatura, a espessura também influencia na rigidez da folha. Afinal, quanto menor a espessura, mais maleável será o papel. 

Textura: característica física do papel, a textura pode ser identificada através do toque. Existem diversos tipos papéis com essa característica, como: liso; rugosos; semi-rugosos; cartonado; texturizado; calandrado; dentre outros modelos.

Essas foram as principais características para se observar na hora de escolher o papel ideal para desenho. Afinal de contas, como já dissemos, o modelo certo deve se adequar às necessidades do desenhista e ao tipo de trabalho artístico a ser executado.

Tipos de Papel

Agora que você já conhece as principais características dos papéis para desenho, confira alguns tipos de papel para essa arte e demais modelos para diferentes aplicações.

Papel Opaline

Por possuir menos textura (que pode ser comparada, grosso modo, à aspereza, em outros materiais), o papel Opaline facilita que o lápis, caneta ou pena deslizem com mais facilidade.

Por esse motivo, este tipo de superfície é a preferida dos retratistas que buscam um aspecto de fotografia em seus trabalhos. A gramatura do papel também é importante; papéis mais encorpados, ou mais “grossos”, digamos, conferem maior estabilidade ao desenho, por serem mais difíceis de dobrar e marcar.

papel_canson_bristol

Papéis com textura (casca de ovo, telado e micro-cotelê)

Quando se fala em desenhos feitos a lápis, carvão ou lápis de esboço (não entendeu? Leia nosso post “O que são lápis de esboço?”), muitas vezes a textura do papel cria efeitos muito interessantes.

Além disso, aumentam a aderência do grafite (ou do material em questão) ao papel. Por isso, papéis mais “porosos” são ideais para se usar com materiais que liberam mais resíduos (ou, por assim dizer, os mais “macios”), como os lápis B e os carvões.

Há vários tipos de texturas, sendo os mais usados o “casca de ovo”, de rugosidade leve, o “telado”, cuja aparência imita uma tela de pintura, e o micro-cotelê, de textura mais aparente, em linhas verticais ou horizontais.

papel_canson_desenho_224

Papéis para pintura

Existem também papéis para pintura, preparados para receber tinta à base de água ou óleo. Sua composição é diferente daquela dos papéis usados em técnicas secas, para fazê-los resistir ao “peso” da tinta.

O mesmo acontece com os papéis feitos para pintura em aquarela: os melhores contêm algodão na fórmula, o que faz com que o papel não absorva a água, não fique úmido, funcionando como se fosse uma tela de pintura.

papel_moulinduroy_aquarela

Papel para dobraduras

O papel de dobradura é utilizado para dar vida aos famosos origamis, arte de criar animais e objetos apenas com dobras no papel (leia mais no post “Passo a passo de como decorar com origami”).

Sem a utilização de cola ou fitas adesivas, o origami conta apenas com os vincos feitos nos lugares certos para dar origem às figuras. Por isso, é importante utilizar o papel correto para essa arte.

O modelo para dobraduras possui cores vivas, já vem cortado no tamanho ideal e normalmente apresenta frente única. 

Papel Machê

Este tipo de papel pode ser considerado um tipo de “massa de moldar” feita com uma mistura de água, cola e papel picado.

Com o papel machê é possível moldar diferentes objetos e criar itens decorativos, máscaras, brinquedos, potes, porta objetos e muito mais. 

Papel para quilling 

O quilling é uma técnica que consiste em enrolar e moldar tiras de papel para criar os mais variados desenhos.

Através do quilling é possível decorar agendas, cartões, embalagens, convites, caixas, guirlandas, porta-retratos e o que mais a imaginação permitir.

O papel para quilling já é vendido em tiras, pronto para o uso, e possui gramatura ideal para que os moldes tomem forma e não desenrolem.

Gostou da matéria de hoje e quer encontrar o papel certo para o seu trabalho artístico? Então conheça a Grafitti Artes.

A Grafitti é especializada em itens para pintura, desenho e artesanato, e reúne em um único lugar todos os materiais necessários para você colocar as suas ideias no papel, seja de qual modelo ele for!

Acesse o site da Grafitti Artes e confira a variedade de papéis para desenho, pintura, trabalhos manuais e muito mais!

Você pode gostar de...