Tudo sobre Origami

Apesar do origami ser uma atividade bastante difundida no ocidente, sendo praticada até mesmo nas escolas, poucas pessoas conhecem a origem e a história dessa arte milenar.

Termo de origem japonês, origami é composto pelo verbo dobrar (ori) e o substantivo papel (kami). Quando pronunciados juntos, o k é substituído por g, criando a palavra origami, que significa literalmente “dobrar papel”.

A técnica do origami teria se desenvolvido na Corte Imperial japonesa, onde era praticada como um passatempo. Com o passar dos anos, a atividade foi transmitida para o povo, que a adotou e transformou em uma arte conhecida no mundo todo.

Como o papel era muito caro, no início o origami era praticado apenas por adultos. Somente mais tarde a arte passou a ser ensinada nas escolas japonesas, fazendo parte da vida das crianças.

A prática do origami

O objetivo do origami é fazer dobras geométricas em um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo ou colá-lo, criando representações de seres vivos, elementos da natureza ou objetos do dia-a-dia.

Na cultura japonesa, as figuras representadas no origami possuem diferentes significados, o tsuru simboliza paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo representa amor e felicidade, e a tartaruga simboliza longevidade.

O origami é tão importante para os japoneses que a prática até ganhou uma data especial para ser celebrada. A Nippon Origami Association escolheu o dia 11 de novembro para celebrar o Dia Internacional do Origami, uma data que também celebra a paz e a esperança mundial.

Os melhores materiais para origami

Como vimos, o origami nada mais é do que a arte de dobrar papel. Portanto, o papel é a matéria-prima básica dessa atividade.

Mas na hora de realizar as tão famosas dobraduras, o mais indicado é utilizar papéis adequados para a prática, com a gramatura ideal.

Isso porque enquanto papéis grossos demais se quebram ao serem vincados, os papéis muito finos não possuem a rigidez necessária e podem rasgar com mais facilidade ao serem dobrados e desdobrados muitas vezes.

Confira os papéis mais indicados para treinar origami:

  • Papel japonês

Papel artesanal produzido a partir de técnicas e materiais especiais, o papel japonês é mais difícil de encontrar, pois é vendido em poucas lojas no Brasil.

Feito especialmente para a prática de origami, este papel é mais macio que os demais, confere um efeito diferente às dobraduras e possui várias opções de cores e texturas.

  • Papel espelho

Colorido de um lado e branco de outro, o papel espelho é bastante utilizado para fazer dobraduras de origami.

Mas apesar de facilmente encontrado nas lojas, este tipo de papel raramente vem cortado em tamanhos menores que o padrão 15cm x 15cm.

  • Papel dobradura

O papel dobradura é o mais utilizado para fazer origami, pois é especialmente desenvolvido para a realização de dobras e vincos.

Este tipo de papel é a melhor alternativa para substituir o papel japonês original, que é mais difícil de ser encontrado nas lojas.

Agora que você já sabe tudo sobre origami, que tal começar a praticar a arte de dobrar papel ou aperfeiçoar as suas dobraduras com os materiais da Grafitti Artes?

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato, e oferece diversas opções de papel dobradura para os adeptos do origami.

Na Grafitti, você também encontra canetas, tintas, papéis e uma infinidade de outros materiais artísticos para aperfeiçoar os seus trabalhos.

Acesse nossa loja virtual, confira nossa variedade e boas compras!

Você pode gostar de...